Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Questão 156 - ENEM 2010 — Matemática e suas Tecnologias



Questão 156 - ENEM 2010 — Matemática e suas Tecnologias *

156
A figura a seguir é a representação de uma região por meio de curvas de nível, que são curvas fechadas representando a altitude da região, com relação ao nível do mar. As coordenadas estão expressas em graus de acordo com a longitude, no eixo horizontal, e a latitude, no eixo vertical. A escala em tons de cinza desenhada à direita está associada à altitude da região.


Um pequeno helicóptero usado para reconhecimento sobrevoa a região a partir do ponto X = (20; 60). O helicóptero segue o percurso:


0,8° L → 0,5° N → 0,2° O → 0,1 ° S → 0,4° N → 0,3° L.

Ao final, desce verticalmente até pousar no solo.

De acordo com as orientações, o helicóptero pousou em um local cuja altitude é
a
menor ou igual a 200 m.
b
maior que 200 m e menor ou igual a 400 m.
c
maior que 400 m e menor ou igual a 600 m.
d
maior que 600 m e menor ou igual a 800 m.
e
maior que 800 m.
http://hupples.com/#!/grupo/100004/lista/1000025/questao-161

 Resolução
imagem (Foto: Reprodução/Enem)
Traçando uma linha sobre a trajetória em relação ao solo percorrida pelo helicóptero e analisando o ponto final dessa trajetória e o tom de cinza desenhado à direita do mapa correspondente a esse ponto, é possível verificar que o helicóptero pousou em uma área de altitude menor ou igual a 200m.

RESPOSTA CORRETA:

A
menor ou igual a 200 m.
http://educacao.globo.com/provas/enem-2010/questoes/156.html

D.A. RESOLVE

O primeiro passo é identificar com caminhar no gráfico representado por um plano cartesiano. Faz-se através de setas coloridas, vê-se:



O segundo passo é identificar a altitude da região representada pelo ponto (20,9 ; 60,8) acompanhando a escala à direita. Vê-se que tal região possui altitude menor ou igual a 200 m, mais precisamente, de 100 m representada pela escala mais clara do gráfico.

Alternativa A

http://www.da-educa.com/2010/11/plantao-de-duvidas-on-line-orientacoes_30.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário