Pesquisar este blog

sábado, 25 de abril de 2015

Leis da Eletrólise

MMN e Propedêutica: Leis da Eletrólise:


Leis da Eletrólise
As leis que regem a eletrólise são as leis que relacionam as massas das substâncias produzidas nos elerodos e as quantidades de energia gastas na eletrólise.
Essas leis foram estabelecidas pelo físico-químico inglês Michael Faraday, em 1834.

ENEM - Propriedades e Estados Físicos da Matéria




Arranjo Simples

Arranjo Simples



Fórmula do Arranjo Simples em combinatória, denotado por An,k, onde arranjamos k objetos de n objetos dados, é uma fórmula muito importante dada por:

Permutação simples, com repetição e circulares - exemplos e questões

Permutação simples -  definição, fórmula e exemplos

O conceito de permutar e de fatorar estão bem relacionados. Quando falamos de permutação já ligamos este pensamento à mistura dos elementos, troca de posições. Quando desejamos permutar alguns elementos, o faremos de forma completa, encontrando todas as posições possíveis de arranjar tais elementos.

COMBINAÇÃO SIMPLES

COMBINAÇÃO SIMPLES


Na combinação simples, a ordem dos elementos no agrupamento não interfere. São arranjos que se diferenciam somente pela natureza de seus elementos. Portanto, se temos um conjunto A formado por n elementos tomados p a p, qualquer subconjunto de A formado por p elementos será uma combinação, dada pela seguinte expressão:

Análise Combinatória

Análise Combinatória


estudo da análise combinatória nos permite descobrir quais são as diferentes possibilidades de uma combinação de variáveis. Por exemplo, quantas placas de carro são possíveis de existir no sistema atual de placas brasileiro. É uma matéria bastante cobrada em vestibulares e concursos públicos, pois envolve um pensamento mais abstrato, pois na maioria das vezes, não enxergamos todas as possibilidades.

Princípio fundamental da contagem

Princípio fundamental da contagem



O princípio fundamental da contagem nos diz que sempre devemos multiplicar os números de opções entre as escolhas que podemos fazer. Por exemplo, para montar um computador, temos 3 diferentes tipos de monitores, 4 tipos de teclados, 2 tipos de impressora e 3 tipos de "CPU". Para saber o numero de diferentes possibilidades de computadores que podem ser montados com essas peças, somente multiplicamos as opções:

Probabilidade Condicional

Probabilidade Condicional


Quando discorremos sobre alguns conceitos da probabilidade e também sobre a união de dois eventos, os exemplos dados sempre calculavam a probabilidade de um evento ocorrer diretamente em função do espaço amostral.
probabilidade condicional trata da probabilidade de ocorrer um evento A, tendo ocorrido um evento B, ambos do espaço amostral S, ou seja, ela é calculada sobre o evento B e não em função o espaço amostral S.
A probabilidade de ocorrência de um evento A em relação a um evento ocorrido B é expressa como:

Eventos Mutuamente Excludentes

Eventos Mutuamente Exclusivos


Considerando dois eventos A e B contidos num mesmo espaço amostral
Considerando dois eventos A e B contidos num mesmo espaço amostral

PROBABILIDADE

PROBABILIDADE
    A história da teoria das probabilidades, teve início com os jogos de cartas, dados e de roleta. Esse é o motivo da grande existência de exemplos de jogos de azar no estudo da probabilidade. A teoria da probabilidade permite que se calcule a chance de ocorrência de um número em um experimento aleatório.

Exercícios resolvidos - Progressão Geométrica

Exercícios resolvidos - Progressão Geométrica

Para que você consiga resolver com mais habilidade os próximos exercícios, é fundamental que você consiga entender perfeitamente o conceito aplicado na resolução deste exercício, portanto preste bastante atenção e o estude quantas vezes forem necessárias, até que o tenha compreendido por completo.
Na parte teórica deste tema vimos que a partir da fórmula do termo geral da P.G. em função de qualquer termo, exibida abaixo, podemos representar um termo específico em função de qualquer outro termo.
Para representarmos a7 em função de a9 temos:
Entretanto vimos que na prática esta fórmula nada mais faz que determinar o número de termos de um ao outro e aplicar este número como o coeficiente de q, que irá multiplicar o termo original. Se o termo final estiver à direita (depois) do termo original o coeficiente será positivo, se estiver à esquerda (antes) será negativo.
a9 está dois termos à direita a7, logo precisamos dividi-lo duas vezes pela razão: a7 = a9 . q-2.

Exercícios resolvidos de P.A.



1) Sabendo que o primeiro termo de uma PA é 5 e a razão é 11, calcule o 13º termo:


- Primeiro devemos coletar todas informações do problema:

INTERPOLAÇÃO DE MEIOS ARITMÉTICOS

INTERPOLAÇÃO DE MEIOS ARITMÉTICOS


Uma progressão aritmética consiste em uma sequência numérica que respeita uma condição geral de formação. Vale lembrar que a lógica numérica entre os elementos de uma progressão é dada pela razão entre os números dispostos. Interpolar meios aritméticos significa determinar os números reais existentes entre os valores dos extremos de uma sequência numérica, de modo a se tornar uma Progressão Aritmética. Para isso, necessitamos de relembrar algumas situações envolvendo PA. Veja:

Interpolação de meios geométricos

Interpolação de meios geométricos

A interpolação dos meios geométricos é um tópico abordado nos estudos das progressões geométricas (PG).

As progressões geométricas são sequências numéricas que apresentam uma característica em comum: cada elemento, a partir do segundo, é obtido realizando o produto entre o termo anterior e uma constante q, denominada de razão da PG. Podemos notar a utilização das progressões em diversas áreas do conhecimento. Os pitagóricos já haviam descoberto, por exemplo, que na escala musical, os valores das frequências das sequências de notas de uma oitava, formam uma progressão geométrica.

Progressões: Conceitos e exemplos práticos de P.A. e P.G.



By rafaelbb







Cálculos estequiométricos


Cálculos estequiométricos



Por Camila Salgado de Paula
Professora de Química do Colégio Qi

Estequiometria

ESTEQUIOMETRIA
Antes de efetuar um cálculo estequiométrico é importante saber cacular a massa atômica das substâncias.
Cálculo da massa molecular (MM)
Sua unidade é em gramas (g).
Procura-se o valor da massa atômica do elemento químico na tabela periódica.