Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de maio de 2015

SISTEMA AMERICANO DE AMORTIZAÇÃO

SISTEMA AMERICANO DE AMORTIZAÇÃO


O Sistema Americano de Amortização é um tipo de quitação de empréstimo que favorece aqueles que desejam pagar o valor principal através de uma única parcela, porém os juros devem ser pagos periodicamente ou, dependendo do contrato firmado entre as partes, os juros são capitalizados e pagos junto ao valor principal. Observe as planilhas demonstrativas desse modelo de amortização. 

06 - Matemática Financeira




Matemática Financeira possui diversas aplicações no atual sistema econômico. Algumas situações estão presentes no cotidiano das pessoas, como financiamentos de casa e carros, realizações de empréstimos, compras a crediário ou com cartão de crédito, aplicações financeiras, investimentos em bolsas de valores, entre outras situações. Todas as movimentações financeiras são baseadas na estipulação prévia de taxas de juros. Ao realizarmos um empréstimo a forma de pagamento é feita através de prestações mensais acrescidas de juros, isto é, o valor de quitação do empréstimo é superior ao valor inicial do empréstimo. A essa diferença damos o nome de juros.

6 - A História da Matemática Comercial e Financeira

A História da Matemática Comercial e Financeira
Trabalho fornecido ao Só Matemática pelo

Prof. Jean Piton-Gonçalves em agosto de 2005

I-) Introdução 

É bastante antigo o conceito de juros, tendo sido amplamente divulgado e utilizado ao longo da História. Esse conceito surgiu naturalmente quando o Homem percebeu existir uma estreita relação entre o dinheiro e o tempo. Processos de acumulação de capital e a desvalorização da moeda levariam normalmente a ideia de juros, pois se realizavam basicamente devido ao valor temporal do dinheiro. 

Inequações




Inequações



Por Thiago Salvador

Professor de Matemática do Colégio Qi

09 - Função do 2º grau

Função de 2.º Grau

Por Diego Cordeiro e Emanuel Jaconiano
Professores do Colégio Qi


INTRODUÇÃO

Para a entender a Função de 2.º Grau - importante tema para o Enem -, acompanhe o seguinte raciocínio: na física, sabe-se que a trajetória de um projétil lançado obliquamente em relação ao solo horizontal é um arco de parábola com a concavidade voltada para baixo.