Pesquisar este blog

domingo, 26 de abril de 2015

Logaritmo

Considerando a e b  dois números reais e positivos, sempre com a diferente de 0 , define-se logaritmo de b (logaritmando) na base a, qual número deve-se incluir no expoente de a afim de termos b  como resultado.
Assim: ax = b , então temos que 
Com as condições de .
I) , sendo que 3 é o logaritmo, 2 é a base e 8 é o logaritmando.
pois temos que 23 = 8.

Declaração Universal dos Direitos do Homem

MMN e Propedêutica: Declaração Universal dos Direitos do Homem:



Declaração Universal dos Direitos do Homem



A Assembléia Geral das Nações Unidas proclama a presente "Declaração Universal dos Direitos do Homem" como o ideal comum a ser atingido por todos os povos e todas as nações, com o objetivo de que cada indivíduo e cada órgão da sociedade, tendo sempre em mente esta Declaração, se esforce, através do ensino e da educação, por promover o respeito a esses direitos e liberdades, e, pela adoção de medidas progressivas de caráter nacional e internacional, por assegurar o seu reconhecimento e a sua observância universais e efetivos, tanto entre os povos dos próprios Estados Membros, quanto entre os povos dos territórios sob sua jurisdição.

Artigo 1
Todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade.

Artigo 2
I) Todo o homem tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declaração sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição.
II) Não será também feita nenhuma distinção fundada na condição política, jurídica ou internacional do país ou território a que pertença uma pessoa, quer se trate de um território independente, sob tutela, sem governo próprio, quer sujeito a qualquer outra limitação de soberania.

Artigo 3
Todo o homem tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.

Artigo 4
Ninguém será mantido em escravidão ou servidão; a escravidão e o tráfico de escravos estão proibidos em todas as suas formas.

Artigo 5
Ninguém será submetido a tortura, nem a tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante.

Artigo 6
Todo homem tem o direito de ser, em todos os lugares, reconhecido como pessoa perante a lei.

Artigo 7
Todos são iguais perante a lei e tem direito, sem qualquer distinção, a igual proteção da lei. Todos tem direito a igual proteção contra qualquer discriminação que viole a presente Declaração e contra qualquer incitamento a tal discriminação.

Artigo 8
Todo o homem tem direito a receber dos tribunais nacionais competentes remédio efetivo para os atos que violem os direitos fundamentais que lhe sejam reconhecidos pela constituição ou pela lei.

Artigo 9
Ninguém será arbitrariamente preso, detido ou exilado.

Artigo 10
Todo o homem tem direito, em plena igualdade, a uma justa e pública audiência por parte de um tribunal independente e imparcial, para decidir de seus direitos e deveres ou do fundamento de qualquer acusação criminal contra ele.

Artigo 11
I) Todo o homem acusado de um ato delituoso tem o direito de ser presumido inocente até que a sua culpabilidade tenha sido provada de acordo com a lei, em julgamento público no qual lhe tenham sido asseguradas todas as garantias necessárias a sua defesa.
II) Ninguém poderá ser culpado por qualquer ação ou omissão que, no momento, não constituiam delito perante o direito nacional ou internacional. Também não será imposta pena mais forte do que aquela que, no momento da prática, era aplicável ao ato delituoso.

Artigo 12
Ninguém será sujeito a interferências na sua vida privada, na sua família, no seu lar ou na sua correspondência, nem a ataques a sua honra e reputação. Todo o homem tem direito à proteção da lei contra tais interferências ou ataques.

Artigo 13
I) Todo homem tem direito à liberdade de locomoção e residência dentro das fronteiras de cada Estado.
II) Todo o homem tem o direito de deixar qualquer país, inclusive o próprio, e a este regressar.

Artigo 14
I) Todo o homem, vítima de perseguição, tem o direito de procurar e de gozar asilo em outros países.
II) Este direito não pode ser invocado em casos de perseguição legitimamente motivada por crimes de direito comum ou por atos contrários aos objetivos e princípios das Nações Unidas.

Artigo 15
I) Todo homem tem direito a uma nacionalidade.
II) Ninguém será arbitrariamente privado de sua nacionalidade, nem do direito de mudar de nacionalidade.

Artigo 16
I) Os homens e mulheres de maior idade, sem qualquer restrição de raça, nacionalidade ou religião, tem o direito de contrair matrimônio e fundar uma família. Gozam de iguais direitos em relação ao casamento, sua duração e sua dissolução.
II) O casamento não será válido senão com o livre e pleno consentimento dos nubentes.
III) A família é o núcleo natural e fundamental da sociedade e tem direito à proteção da sociedade e do Estado.

Artigo 17
I) Todo o homem tem direito à propriedade, só ou em sociedade com outros.
II) Ninguém será arbitrariamente privado de sua propriedade.

Artigo 18
Todo o homem tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observâcia, isolada ou coletivamente, em público ou em particular.

Artigo 19
Todo o homem tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferências, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios, independentemente de fronteiras.

Artigo 20
I) Todo o homem tem direito à liberdade de reunião e associação pacíficas.
II) Ninguém pode ser obrigado a fazer parte de uma associação.

Artigo 21
I) Todo o homem tem o direito de tomar parte no governo de seu país diretamente ou por intermédio de representantes livremente escolhidos.
II) Todo o homem tem igual direito de acesso ao serviço público do seu país.
III) A vontade do povo será a base da autoridade do governo; esta vontade será expressa em eleições periódicas e legítimas, por sufrágio universal, por voto secreto ou processo equivalente que assegure a liberdade de voto.

Artigo 22
Todo o homem, como membro da sociedade, tem direito à segurança social e à realização, pelo esforço nacional, pela cooperação internacional e de acordo com a organização e recursos de cada Estado, dos direitos econômicos, sociais e culturais indipensáveis à sua dignidade e ao livre desenvolvimento de sua personalidade.

Artigo 23
I) Todo o homem tem direito ao trabalho, à livre escolha de emprego, a condições justas e favoráveis de trabalho e à proteção contra o desemprego.
II) Todo o homem, sem qualquer distinção, tem direito a igual remuneração por igual trabalho.
III) Todo o homem que trabalha tem direito a uma remuneração justa e satisfatória, que lhe assegure, assim como a sua família, uma existência compatível com a dignidade humana, e a que se acrescentarão, se necessário, outros meios de proteção social.
IV) Todo o homem tem direito a organizar sindicatos e a neles ingressar para proteção de seus interesses.

Artigo 24
Todo o homem tem direito a repouso e lazer, inclusive a limitação razoável das horas de trabalho e a férias remuneradas periódicas.

Artigo 25
I) Todo o homem tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e be
star, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à seguranca em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda de meios de subsistência em circunstâncias fora de seu controle.
II) A maternidade e a infância tem direito a cuidados e assistência especiais. Todas as crianças, nascidas dentro ou fora do matrimônio, gozarão da mesma proteção social.

Artigo 26
I) Todo o homem tem direito à instrução. A instrução será gratuita, pelo menos nos graus elementares e fundamentais. A instrução elementar será obrigatória. A instrução técnic
rofissional será acessível a todos, bem como a instrução superior, esta baseada no mérito.
II) A instrução será orientada no sentido do pleno desenvolvimento da personalidade humana e do fortalecimento do respeito pelos direitos do homem e pelas liberdades fundamentais. A instrução promoverá a compreensão, a tolerância e amizade entre todas as nações e grupos raciais ou religiosos, e coadjuvará as atividades das Nações Unidas em prol da manutenção da paz.
III) Os pais têm prioridade de direito na escolha do gênero de instrução que será ministrada a seus filhos.

Artigo 27
I) Todo o homem tem o direito de participar livremente da vida cultural da comunidade, de fruir as artes e de participar do progresso científico e de fruir de seus benefícios.
II) Todo o homem tem direito à proteção dos interesses morais e materiais decorrentes de qualquer produção científica, literária ou artística da qual seja autor.

Artigo 28
Todo o homem tem direito a uma ordem social e internacional em que os direitos e liberdades estabelecidos na presente Declaração possam ser plenamente realizados.

Rogério é 4 anos mais velho que Ana. Paulo possui a metade da idade de Rogério, e Marta é 20 anos mais nova do que Ana. Se a soma das idades dos quatro amigos é de 119 anos, determine a idade de cada um deles.

MMN e Propedêutica

Rogério é 4 anos mais velho que Ana. Paulo possui ...






Rogério é 4 anos mais velho que Ana. Paulo possui a metade da idade de Rogério, e Marta é 20 anos mais nova do que Ana. Se a soma das idades dos quatro amigos é de 119 anos, determine a idade de cada um deles.

4 – Duas pequenas esferas de água possuem cargas i...

MMN e Propedêutica


4 – Duas pequenas esferas de água possuem cargas idênticas de -1.0 x 10 ^ -6 C e estão separadas, centro a centro de 1,0 cm.

Qual é o modulo de força que atua entre elas?

Q-23 - 1 - Sendo dadas duas esferas de metal montadas em suporte portátil de material isolante, inventem um modo de carregá-las com quantidades de cargas iguais e de sinais opostos. Você pode usar uma BARRA DE VIDRO ativado com SEDA. Mas ela não pode tocar as esferas. É necessário que as esferas sejam de mesmo tamanho.

Professor Janildo Arantes:  


Q-23 - 1 - Sendo dadas duas esferas de metal montadas em suporte portátil de material isolante, inventem um modo de carregá-las com quantidades de cargas iguais e de sinais opostos. Você pode usar uma BARRA DE VIDRO ativado com SEDA. Mas ela não pode tocar as esferas. É necessário que as esferas sejam de mesmo tamanho.

1 - Calcular a área lateral, total e o volume de um tronco de pirâmide quadrangular regular, cujos apótemas das bases medem 6 m e 16 m e o apótema lateral mede 13 cm.


1 - Calcular a área lateral, total e o volume de um tronco de pirâmide quadrangular regular, cujos apótemas das bases medem 6 m e 16 m e o apótema lateral mede 13 cm.

A preocupação com o efeito estufa tem sido cada vez mais notada. Em alguns dias do verão de 2009, a temperatura na cidade de São Paulo chegou a atingir 34 ºC. O valor dessa temperatura em escala Kelvin é:

A preocupação com o efeito estufa tem sido cada ve...






A preocupação com o efeito estufa tem sido cada vez mais notada. Em alguns dias do verão de 2009, a temperatura na cidade de São Paulo chegou a atingir 34 ºC. O valor dessa temperatura em escala Kelvin é:

Geometria

Geometria:



 


Um polígono possui 5 lados a mais que outro polígono. Sabendo-se que a soma das diagonais dos dois polígonos é 68 determine o número de lados do polígono com maior número de lados.

Necessita-se dividir duas verbas, uma de R$ 60.000...

MMN e Propedêutica:

Necessita-se dividir duas verbas, uma de R$ 60.000,00 e outra de R$ 22.500,00, para que possam ser aplicadas apenas em projetos que serão desenvolvidos. Mas para essa divisão existem algumas exigências: (1.ª) essas verbas não podem ser juntadas; (2.ª) cada projeto deverá receber o mesmo valor e nada mais, além disso; (3.ª) cada parte decorrente da divisão deverá ter o maior valor possível. Obedecendo a essas exigências, o número de projetos que serão desenvolvidos com essas verbas será: 

3 – Qual deve ser a distância entre duas cargas puntiformes q1=26mc e q2=47mc para que a força entre elas seja 5,7N ?

MMN e Propedêutica


3 – Qual deve ser a distância entre duas cargas puntiformes q1=26mc e q2=47mc para que a força entre elas seja 5,7N ?

Princípio da Verdade Real no Processo Penal



Princípio da Verdade Real no Processo Penal

Heider Fiuza de Oliveira Filho - Estudante
fiuza84@hotmail.com
18913E OAB/BA
Data: 16/11/2007
Princípio da Verdade Real no Processo Penal
PRÍNCIPIO DA VERDADE REAL NO PROCESSO PENAL

Vocação: Policial Militar: profissão perigo





Policial Militar: profissão perigo

Terno pitagórico

MMN e Propedêutica:


Terno pitagórico

Em matemática, nomeadamente em teoria dos números,

Numa PA limitada em que o 1º termo é 3 e o último 31 , a soma de seus termos é 136. Determine o número de termos dessa progressão.



Numa PA limitada em que o 1º termo é 3 e o último 31 , a soma de seus termos é 136. Determine o número de termos dessa progressão.


a1 = 3

an = 31


sn = (a1 + an)n/2

136 = (3 + 31)n/2

O Número Áureo *

MMN e Propedêutica: O Número Áureo *:



 O Número Áureo *: As curiosidades sobre o número de ouro

O Número Áureo *



O número de ouro

Para executar a tarefa de manutenção de 111 microcomputadores, três técnicos judiciários dividiram o total de microcomputadores entre si, na razão inversa de suas respectivas idades: 24, 30 e 36 anos. Assim sendo, quanto recebeu o técnico de 30 anos?



Para executar a tarefa de manutenção de 111 microcomputadores, três técnicos judiciários dividiram o total de microcomputadores entre si, na razão inversa de suas respectivas idades: 24, 30 e 36 anos. Assim sendo, quanto recebeu o técnico de 30 anos?

A História do Cálculo Diferencial e Integral


A História do Cálculo Diferencial e Integral




Introdução ao Cálculo Diferencial e Integral
A derivada e a integral são duas noções básicas do Cálculo Diferencial e Integral. Do ponto de vista geométrico, a derivada está ligada ao problema de traçar a tangente a uma curva enquanto que a integral está relacionada com o problema de determinar a área de certas figuras planas, mas também possui muitas outras interpretações possíveis. Na realidade, a grande descoberta de Newton e de Leibniz foi que a Matemática, além de lidar com grandezas, é capaz de lidar com a variação das mesmas.

II Guerra Mundial *



II Guerra Mundial *

Autor:Adriene Pereira de Araújo
Data:25-11-2006
Categoria:Conhecimentos Gerais
Assunto:HISTÓRIA


HISTÓRIA

O SEGUNDO GOVERNO DE VARGAS




Objetivo: esta lição visa mostrar como o Brasil ficou após a segunda guerra mundial. Como o país estava à procura de um rumo ao progresso, muitas indústrias estavam com planos para o País. Vargas consegue chegar ao poder por fazer muitas promessas ao povo.

Regra de Três

MMN e Propedêutica:



Regra de Três


Regra de três
A regra de três, na matemática, é uma forma de se descobrir valores de incógnitas a partir de outros valores numéricos. Existem dois tipos de regra de três: simples e composta.
Regra de três simples.

Como faço para dividir a equação 1 pela equação 2



Como faço para dividir a equação 1 pela equação 2

I Guerra Mundial

MMN e Propedêutica: I Guerra Mundial:


Divisão de Polinômios *




Divisão de Polinômios

Por Thomas

MMN e Propedêutica: Geografia Humana

MMN e Propedêutica: Geografia Humana: Professor Janildo Arantes: Geografia Humana : GEOGRAFIA HUMANA Geografia Humana GEOGRAFIA HUMANA Compilação...

Exercícios resolvidos de permutações com repetições

MMN e Propedêutica


Exercícios resolvidos de permutações com repetições



Exercícios resolvidos de permutações com repetições *

MMN e Propedêutica: 1)sen(x + π) = sen(x).cos(π) + sen(π).cos(x)

MMN e Propedêutica: 1)sen(x + π) = sen(x).cos(π) + sen(π).cos(x): Professor Janildo Arantes: Trigonometria :  Trigonometria 1)sen(x + π) = sen(x).cos(π) + sen(π).cos(x) Como π rad = 180º Temos...

Função de 1º Grau



Função de 1º Grau

 
Definição


Chama-se função polinomial do 1º grau, ou função afim, a qualquer função f de IR em IR dada por uma lei da forma f(x) = ax + b, onde a e b são números reais dados e a0.

Questões de Determinantes e sistemas lineares




MMN e Propedêutica: Uma loja de discos classificou seus CDs em três ti...

MMN e Propedêutica: Uma loja de discos classificou seus CDs em três ti...: Professor Janildo Arantes:  Uma loja de discos classificou seus CDs em três tipos A, B e C, unificando o preço para cada ...

Determinantes




Determinantes


Determinante de uma matriz quadrada

Introdução às equações algébricas*



Introdução às equações algébricas



Equações algébricas são equações nas quais a incógnita x está sujeita a operações algébricas como: adição, subtração, multiplicação, divisão e radiciação.

Jacira consegue datilografar 20 paginas de um manu...



Jacira consegue datilografar 20 paginas de um manuscrito em 4 horas e Joana o faz em 5 horas. Ainda restam 900 páginas do manuscrito para datilografar. Se as duas começarem a datilografar no mesmo instante essas páginas, quantas páginas deverá pegar a mais lenta, de forma que ambas terminem juntas.

IFRN - Exame de Seleção 2010 - 25. Uma bicicleta faz o percurso entre Miguel Pereira e Nilópoles em 3h e 30 min a uma velocidade média de 15,2 km/h. Mantendo essa velocidade e percorrendo mais 50 km, essa bicicleta deverá utilizar para o percurso total, aproximadamente.

MMN e Propedêutica







IFRN - Exame de Seleção 2010 - 25. Uma bicicleta faz o percurso entre Miguel Pereira e Nilópoles em 3h e 30 min a uma velocidade média de 15,2 km/h. Mantendo essa velocidade e percorrendo mais 50 km, essa bicicleta deverá utilizar para o percurso total, aproximadamente.

IFRN - Exame de Seleção - Questão 30 - 2011



IFRN - Exame de Seleção - Questão 30 - 2011



30. O Parque Natural Municipal Dom Nivaldo Monte, também conhecido como Parque da Cidade, em Natal, garante a preservação da diversidade biológica e o equilíbrio dos ecossistemas em um dos principais aquíferos da cidade, contribuindo ainda com a conscientização ambiental da população. Na entrada do parque, encontra-se uma bela estrutura (Figura 1) com 45 m de altura, destinada a abrigar um memorial e um mirante. O interior do estado não fica atrás em relação aos grandes monumentos. Na cidade de Santa Cruz, região do Trairi, localiza-se a estátua de Santa Rita de Cássia, padroeira da cidade, que faz parte do Complexo Turístico 

Senador: o que faz?



Senador: o que faz?


Suponha que o CD em que está gravado o cordel Coco da resistência seja formado por dois círculos concêntricos cuja área é 36 cm². Sabendo-se que a diferença entre os raios vale 4 cm, podemos afirmar que a soma dos raios será




28. Suponha que o CD em que está gravado o cordel Coco da resistência seja formado por dois círculos concêntricos cuja área é 36 cm². Sabendo-se que a diferença entre os raios vale 4 cm, podemos afirmar que a soma dos raios será 
A) 9 cm. 
B) 6 cm. 
C) 12 cm. 
D) 18 cm.

G1 - O que faz um deputado estadual



G1 - O que faz um deputado estadual

O que faz um deputado estadual

DEPUTADO ESTADUAL É O REPRESENTANTE DO POVO NAS ASSEMBLEIAS LEGISLATIVAS.
SUA FUNÇÃO PRINCIPAL É LEGISLAR NA ESFERA ESTADUAL, CONFORME A CONSTITUIÇÃO.

Como o ano de 2009 não é bissexto, ou seja, tem 365 dias, houve um dia que caiu exatamente no “meio” do ano. Assim, as quantidades de dias do ano de 2009 antes e depois dessa data são iguais. Essa data foi

MMN e Propedêutica

Como o ano de 2009 não é bissexto, ou seja, tem 365 dias, houve um dia que caiu exatamente no “meio” do ano. Assim, as quantidades de dias do ano de 2009 antes e depois dessa data são iguais. Essa data foi