Pesquisar este blog

domingo, 3 de maio de 2015

Proposta Redação: Como Desenvolver Consciência Ambiental?

Proposta Redação: Como Desenvolver Consciência Ambiental?

Recentemente temos tratado aqui no Portal infoEnem sobre energia. Nesse artigo sobre Fontes Energéticas foi discutido sobre energia limpa e a quantidade de poluição emitida por cada fonte de energia.

Energia Cinética, Potencial e Mecânica Para o Enem


Para dar continuidade aos estudos envolvendo energia, hoje vamos ver alguns conceitos e fórmulas da física bastante estudados e cobrados na prova de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias do Enem, que são os tipos de energia: cinética, potencial (gravitacional, elástica e elétrica) e mecânica.
Primeiramente, precisamos entender que quando não há forças dissipativas envolvidas, ou seja, não há perda de energia para o ambiente, a energia mecânica do sistema deve se conservar. Para isso, as energias cinética e potencial se convertem uma à outra, mas conservam o total (mecânica).
Mecânica = Cinética + Potencial

Faça Um Ritual Antes de Começar Uma Sessão de Estudos


Muita calma antes de nos acusar de qualquer tendência religiosa. O intuito dessa matéria é apenas melhorar seu rendimento na hora dos estudos para o Enem. Vamos lá!
Como já destacamos em outras oportunidades, o nosso cérebro é uma máquina extremamente poderosa e, talvez justamente por isso, seja ao mesmo tempo tão complexa. Existem pessoas que conseguem, por exemplo, gravar todos os jogadores do seu time de coração e não decoram três fórmulas matemáticas para a prova do dia seguinte! Parece estranho, mas como deve perceber, essa situação não é nem um pouco absurda.

Dicas de Leitura – Atualidades 2015


Se manter informado, no ano do Enem, é mais do que assistir telejornal e ler jornais para acompanhar as notícias. É preciso analisar as notícias através de um ponto de vista crítico, algo que sirva como base para argumentos na redação e para conseguir interpretar bem questões de história, geopolítica, filosofia e, principalmente, sociologia.
Para ajudar nossos leitores nessa maratona, preparamos mais um “Dicas de leitura” trazendo importantes textos sobre assuntos que estão em pauta nesses primeiros meses de 2015. Vamos lá?

Proposta Redação – Jeitinho Brasileiro: Pequenas Corrupções


Corrupção é um assunto bastante em alta nesse começo de 2015 e o infoEnem está acompanhando trazendo algumas indicações de leitura sobre isso. Você pode ler as recomendações no especial Protestos Políticos e no mais recente artigo com dicas de leitura.
Mas a corrupção não é apenas recorrente na política e em grandes empresas. O que acontece a níveis organizacionais se mostra como um reflexo de “pequenas” ações corruptas praticadas cotidianamente pelos cidadãos.


A dissertação-argumentativa é um tipo textual da ordem do argumentar, isto é, ao mesmo tempo em que dissertamos sobre um tema temos de convencer o nosso leitor, por meio de argumentos e estratégias argumentativas, de que a nossa tese é a mais adequada ou correta. Portanto, redações no Enem que apenas dissertam fogem do tipo textual requerido pelo exame e, deste modo, zeram na segunda competência “compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa”.

UFRJ Confirma Manutenção do Enem e Sisu Para 2016


Uma das mais tradicionais universidades brasileiras, a Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), publicou nesta semana portaria que define a manutenção do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio, como forma de ingresso de seus novos estudantes neste ano.
Portanto, aqueles que pretendem ingressar na universidade no ano que vem, devem confirmar participação no Enem 2015, cujas inscrições e Edital devem ser lançados ainda na primeira quinzena deste mês de maio.
Vale esclarecer que, como haverá eleições para reitor nos próximos dias, criou-se certa expectativa em torno do candidato a assumir cargo não ser favorável a manutenção do Sisu e do exame nacional em substituição ao vestibular tradicional da UFRJ. Entretanto, com a portaria, a utilização do sistema do Ministério da Educação está assegurada independente de quem seja o novo reitor.

Figuras de Linguagem – Diferença entre Antítese e Paradoxo