Corrupção é um assunto bastante em alta nesse começo de 2015 e o infoEnem está acompanhando trazendo algumas indicações de leitura sobre isso. Você pode ler as recomendações no especial Protestos Políticos e no mais recente artigo com dicas de leitura.
Mas a corrupção não é apenas recorrente na política e em grandes empresas. O que acontece a níveis organizacionais se mostra como um reflexo de “pequenas” ações corruptas praticadas cotidianamente pelos cidadãos.
Tanto é comum, que essas ações já receberam, culturalmente, um apelido: jeitinho brasileiro. Esse termo também é conhecido como Lei de Gérson: querer obter vantagem em toda e qualquer situação sem se preocupar com questões éticas e/ou morais. É o que o filósofo Kant chamaria de agir segundo os afetos e não segundo a razão pura.
Esse estereótipo de malandro já foi usado em diversas obras brasileiras. O primeiro retrato foi o caso da personagem Leonardo do livro Memórias de um Sargento de Milícias de Manuel Antônio de Almeida. A história é narrada no Rio de Janeiro no século XIX, o que nos mostra que esse costume não é algo recente.
Agora que você já leu e refletiu sobre o assunto, aproveite para realizar uma dissertação-argumentativa seguindo as instruções da proposta abaixo. O tema da redação é: Jeitinho brasileiro: conscientização sobre pequenas corrupções.
A proposta acima foi retirada do Programa de Correção de Redação Enem 2015 do infoEnem. Para ter sua redação corrigida em até 7 dias por um dos nossos professores especialistas em produção textual, clique aqui e comece agora o Treinamento!
Lembre-se que a prática é fundamental para a preparação para redação do Enem! Bons estudos e até a próxima!
Estude com as Melhores Apostilas Para o Enem 2015Artigo Original: Proposta Redação – Jeitinho Brasileiro: Pequenas Corrupções Baixe gratuitamente o e-Book: Manual do Sisu 2015 /Manual do Prouni 2015
O post Proposta Redação – Jeitinho Brasileiro: Pequenas Corrupções apareceu primeiro em .
|
Posted: 28 Apr 2015 10:21 AM PDT
Mais um importante estabelecimento de ensino de Portugal anunciou adesão ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de seleção de estudantes brasileiros: o Instituto Politécnico de Leiria (IPL).
O acordo foi assinado na última sexta-feira, 24 de abril, e é fruto de uma parceria entre o reitor do IPL, Nuno André Oliveira Magas Pereira, e o presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), Chico Soares.
Em declaração, Nuno André ressaltou que os alunos brasileiros poderão concorrer a vagas num instituto europeu “na mesma condição que os estudantes portugueses”, uma vez que não precisarão se deslocar para outro país para prestar exames locais.
Vale esclarecer que o IPL consiste numa tradicional instituição pública de ensino superior portuguesa, que oferece as seguintes modalidades de cursos: Técnicos Superiores Profissionais; online de acesso livre; Especialização Tecnológica; Acesso ao Ensino Superior; pós-graduação, pós-licenciatura e formação de executivos, entre outros.
Com a adesão do Instituto Politécnico de Leiria, o Enem dá mais um importante passo na sua consolidação como critério para entrada de estudantes brasileiros em instituições portuguesas, uma vez que as Universidades de Coimbra, Algarve e Beira Interior já aproveitam o desempenho dos candidatos no exame desde o ano passado.
Para mais detalhes e informações a respeito, acesse esta página, dedicada exclusivamente a estudantes internacionais do IPL.
Estude com as Melhores Apostilas Para o Enem 2015Artigo Original: Instituto Politécnico de Portugal Anuncia Adesão ao Enem Baixe gratuitamente o e-Book: Manual do Sisu 2015 /Manual do Prouni 2015
O post Instituto Politécnico de Portugal Anuncia Adesão ao Enem apareceu primeiro em .
|
Pesquisar este blog
domingo, 3 de maio de 2015
Proposta Redação – Jeitinho Brasileiro: Pequenas Corrupções
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário