Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de maio de 2019

MASP

MASP (Método de Análise e Solução de Problemas) – parte 1 

masp-metodo-de-analise-e-solucao-de-problemas-parte-1-img-2
Imprimir artigo
O MASP (Método de Análise e Solução de Problemas) é um processo de melhoria que apresenta 8 etapas, sendo que cada uma delas contribui para a identificação dos problemas e a elaboração de ações corretivas e preventivas para eliminá-los ou minimizá-los.
Este método auxilia os gerentes na solução de problemas, fornecendo subsídios para analisá-los e priorizá-los, identificando situações  que não foram bem definidas e exigem atenção. O MASP estabelece rápido controle das situações e planeja o trabalho que será realizado, apresentando respostas que ajudam na priorização de problemas que exijam atenção e dividindo-o em partes para ser analisado.
O método propõe a seguinte ordem na tratativa de problemas:
  1. Problema: identificar o problema;
  2. Observação: analisar as características do problema;
  3. Análise: determinar as causas principais;
  4. Plano de ação: conceber um plano para eliminar as causas;
  5. Ação: agir para eliminar as causas;
  6. Verificação: confirmar a eficácia da ação;
  7. Padronização: eliminar definitivamente as causas;
  8. Conclusão: recapturar as atividades desenvolvidas e planejar para o futuro.

Exemplo de aplicação

Vejamos  um exemplo do MASP em uma tabela orientativa que apresenta as etapas e uma descrição do seu funcionamento:
O MASP certamente pode ser utilizado para melhorar não só problemas pontuais da sua empresa como para orientar a melhoria contínua de processos e, talvez, até mesmo a tratativa de NCs. Com disciplina e estruturação, o método poderá trazer grandes benefícios e aumentar os resultados dos seus processos.
Conhecendo um pouco mais o método, conta pra gente aí nos comentários: você já utiliza ou utilizou o MASP? Como foi a experiência?
* Nota: Este post foi publicado originalmente no dia 05 de Junho de 2012. 

REFERÊNCIAS

CAMPOS, VICENTE FALCONI. Controle da Qualidade Total (no estilo japonês). Belo Horizonte: DG Editors, 1999.
GARVIN, David A. Gerenciando a qualidade: a visão estratégica e competitiva. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2002.
MATTOS, Ronaldo. Dissertação: Análise crítica de uma metodologia de solução de problemas na prestação de serviços. UFSC,1999.


MASP (Método de Análise e Solução de Problemas) – parte 2

masp-metodo-de-analise-e-solucao-de-problemas-parte-2
Imprimir artigo
Um dos primeiros posts do nosso Blog falava sobre o MASP (Método de Análise e Solução de Problemas). E é muito importante manter esse tópico ativo pela questão lógica de que toda empresa teve, tem ou terá problemas para resolver.
Vamos tentar desmistificar o MASP: Imagine a utilização de um método em que uma análise é feita para chegarmos à solução de um problema. Isso é o MASP! Na verdade ele é muito simples e eficiente.

MASP ou PDCA? Eis a questão!

Certa vez ouvi alguém dizer que preferia o PDCA ao MASP, mas na minha opinião isso soa estranho. É como dizer que prefere “doze ovos” ao invés de “uma dúzia de ovos”. Porque o MASP está dentro do PDCA!
Antes de fazer essa comparação, faz todo sentido é entender como o MASP e o PDCA estão relacionados e qual o benefício dessa relação. Uma figura do livro do Falconi ajuda a entender isso melhor, olha só:
MASP e PDCA – Fonte: Campos (1999)
No quadro, é possível notar que cada fase do MASP está dentro de uma  das etapas do ciclo PDCA, e que a ligação entre elas é baseada no que cada etapa representa dentro da lógica da melhoria contínua. Todas as etapas do MASPforam descritas no primeiro post sobre o assunto.

Não é só sobre resolver problemas, é sobre resolver do jeito certo!

A tabela apresentada deixa claro cada uma das etapas, mas não basta conhecer as etapas para que possamos executá-las, por isso, quando falamos que vamos usar um método para fazer uma análise e solucionar problemas, gostaria de chamar a atenção para um aspecto desse discurso: o método.
O método é crucial, pois garante a execução de algo forma organizada e em uma sequência estabelecida de forma lógica. Outro fator que faz toda a diferença é a disciplina, método exige disciplina, e ela é necessária para que todas as atividades sejam executadas e, de preferência, da forma correta.

O importante é ter um método!

O MASP é simples e eficaz, e a prática do método conduz uma execução cada vez melhor e consequentemente resultados cada vez melhores também. Porém, para finalizar,  solucionar problemas não é simples, mas a complexidade deve se ater ao problema em si, não ao método que usamos para buscar a solução.
CAMPOS, VICENTE FALCONI. Gerenciamento da rotina do trabalho do dia-a-dia. Nova Lima: INDG, Tecnologia e Serviços Ltda, 2004.


Questionário de Polícia Comunitária



Polícia Comunitária

JANELAS QUEBRADAS: UMA TEORIA DO CRIME QUE MERECE REFLEXÃO


Janelas Quebradas: Uma teoria do crime que merece reflexão