Pesquisar este blog

segunda-feira, 9 de março de 2015

Prova Resolvida PM ES 2013 – Exatus – Questão 49

49. A diagonal de um retângulo mede 10 cm, e um de seus lados mede 8 cm. A superfície desse retângulo mede:

a) 40 cm²
b) 48 cm²
c) 60 cm²
d) 70 cm²
e) 80 cm²

Para calcular a área precisamos saber a medida do outro lado, que pode ser descoberto pelo teorema de Pitágoras:

(Prova Resolvida Bombeiros ES 2011 – Cespe)


Considerando que a área de um triângulo retângulo é igual a 30 cm² e a média aritmética das medidas de seus lados é igual a 10 cm, julgue os itens subsequentes.

26. O maior lado desse triângulo mede menos que 13,5 cm.

Cada lado mede a, b, c, onde “a” é a hipotenusa (maior lado).

Como a média aritmética é 10:

(a + b + c) /3= 10

Multiplicando ambos os membros por 3.

3* (a + b + c) /3= 10*3

PM SP 2014 – Vunesp – Questão 35

PM SP 2014 – Vunesp – Questão 35. Duas estacas de madeira, perpendiculares ao solo e de alturas diferentes, estão distantes uma da outra, 1,5 m. Será colocada entre elas uma outra estaca de 1,7 m de comprimento, que ficará apoiada nos pontos A e B, conforme mostra a figura.

SAP SP 2013 – Questão 38.

SAP SP 2013 – Questão 38. Roberto irá cercar uma parte de seu terreno para fazer um canil. Como ele tem um alambrado de 10 metros, decidiu aproveitar o canto murado de seu terreno (em ângulo reto) e fechar essa área triangular esticando todo o alambrado, sem sobra. Se ele utilizou 6 metros de um muro, do outro muro ele irá utilizar, em metros,
(A) 7.
(B) 5.
(C) 8.
(D) 6.
(E) 9.

Um projétil é lançado com um ângulo de 30º ...

Um projétil é lançado com um ângulo de 30º em relação a um plano horizontal. Considerando que a sua trajetória inicial pode ser aproximada por uma linha reta e que sua velocidade média, nos cinco primeiros segundos, é de  900km/h, a que altura em relação ao ponto de lançamento este projétil estará exatamente cinco segundos após o lançamento?

Uma torre de observação é construída em uma região plana. Um bombeiro ...

Uma torre de observação é construída em uma região plana. Um bombeiro precisa determinar aaltura h da torre. Ele observa a torre sob um ângulo de 60°, a partir de um ponto P, situado a d metrosdesta. Partindo de P, ao se afastar da torre por mais 10 metros, passa a vê-la sob um ângulo de 45°.Qual a altura da torre, em metros?

Cefet – PR) A rua Tenório Quadros e a avenida Teófilo Silva, ambas retilíneas, cruzam-se conforme um ângulo de 30º. O posto de gasolina Estrela do Sul encontra-se na avenida Teófilo Silva a 4 000 m ...

(Cefet – PR)
A rua Tenório Quadros e a avenida Teófilo Silva, ambas retilíneas,  cruzam-se conforme um ângulo de 30º. O posto de gasolina Estrela do Sul  encontra-se na avenida Teófilo Silva a 4 000 m do citado cruzamento. Portanto, determine em quilômetros, a distância entre o posto de gasolina Estrela do Sul e a rua Tenório Quadros?

Determine o valor do lado oposto ao ângulo de 60º. Observe figura a seguir:

Determine o valor do lado oposto ao ângulo de 60º. Observe figura a seguir:

(Cefet – PR) - Teorema de Pitágoras

(Cefet – PR)  A rua Tenório Quadros e a avenida Teófilo Silva, ambas retilíneas,  cruzam-se conforme um ângulo de 30º. O posto de gasolina Estrela do Sul  encontra-se na avenida Teófilo Silva a 4 000 m do citado cruzamento. Portanto, determine em quilômetros, a distância entre o posto de gasolina Estrela do Sul e a rua Tenório Quadros?



(UFPI) Um avião decola, percorrendo uma trajetória retilínea, formando com o solo, um ângulo de 30º ...

(UFPI) Um avião decola, percorrendo uma trajetória retilínea, formando com o solo, um ângulo de 30º (suponha que a região sobrevoada pelo avião seja plana). Depois de percorrer 1 000 metros, qual a altura atingida pelo avião?

12) Sendo x = 10º, determine o valor da expressão: E = [sen 3x + cos 3x/2 –sen 15 x/2] / tg² 6x

Sendo x = 10º, determine o valor da expressão:

E = [sen 3x  + cos 3x/2 –sen 15 x/2] / tg² 6x

11) Calcule o valor da expressão [sen² (45°) + cos4 (60°)] / tg^4 60°

Calcule o valor da expressão  
E = [sen ² (45°) + cos^4 (60°)] / tg^4 60° 

10)Em um cinema, os olhos de um espectador estão no mesmo plano horizontal que contém a base da tela vertical com 3,2 m de altura. O espectador vê toda a extensão vertical da tela sob um ângulo de medida a tal que sen (90°-a)=15/17 a) calcule sen a, cos a e tg a. b) calcule a distância entre os olhos do espectador e a base da tela.


Em um cinema, os olhos de um espectador estão no mesmo plano horizontal que contém a base da tela vertical com 3,2 m de altura. O espectador vê toda a extensão vertical da tela sob um ângulo de medida a tal que sen (90°-α)=15/17 


a) calcule sen α, cos α e tg α. 
b) calcule a distância entre os olhos do espectador e a base da tela.