Pesquisar este blog

quarta-feira, 1 de abril de 2015

(Puccamp 98) As três paredes (duas laterais e uma no fundo) de uma banca de jornais serão pintadas com tinta esmalte. Algumas dimensões da banca aparecem na figura a seguir.

(Puccamp 98) As três paredes (duas laterais e uma no fundo) de uma banca de jornais serão pintadas com tinta esmalte. Algumas dimensões da banca aparecem na figura a seguir.

(Uel 94) Numa gráfica, 5 máquinas de mesmo rendimento imprimem um certo número ...

(Uel 94) Numa gráfica, 5 máquinas de mesmo rendimento imprimem um certo número de cópias de certo folheto em 8 horas de funcionamento. Se 2 delas quebrassem, em quanto tempo de funcionamento as máquinas restantes fariam o mesmo serviço?

Unesp 94) Uma torneira goteja 7 ...

Unesp 94) Uma torneira goteja 7

Problema acerca de Torneiras

Problema acerca de  Torneiras   



Uma torneira enche um tanque em 3 horas. Outra torneira o enche em 6 horas. Abrindo-se as duas torneiras simultaneamente, em quanto tempo o tanque ficará cheio?

(Cesgranrio 2002) As escalas termométricas Celsius e Fahrenheit são obtidas atribuindo-se ao ponto de fusão do gelo, sob pressão de uma atmosfera, os valores 0 (Celsius) e 32 (Fahrenheit) e à temperatura de ebulição da água, sob pressão de uma ...

(Cesgranrio 2002) As escalas termométricas Celsius e Fahrenheit são obtidas atribuindo-se ao ponto de fusão do gelo, sob pressão de uma atmosfera, os valores 0 (Celsius) e 32 (Fahrenheit) e à temperatura de ebulição da água, sob pressão de uma

Prova de raciocínio lógico com respostas para concursos

Prova de raciocínio lógico com respostas para concursos


Avalie seus conhecimentos resolvendo a prova de raciocínio lógico para concurso a seguir. Os exercícios de raciocínio lógico se encontra em uma prova logo abaixo com as respostas em um gabarito no rodapé do blog. Elaboramos 10 exercícios de raciocínio lógico em uma prova online com respostas que te ajudará nos estudos. Se você está se preparando para uma prova de concurso, então não deixe de resolver as questões de raciocínio lógico a seguir.

Uma torneira completamente aberta enche um tanque vazio em uma hora. Trinta minutos após ter sido aberta completamente uma torneira no referido tanque, que estava vazio, abre-se ...

Nível Fácil ==> Uma torneira completamente aberta enche um tanque vazio em uma hora. Trinta minutos após ter sido aberta completamente uma torneira no referido tanque, que estava vazio, abre-se completamente uma segunda torneira, exatamente igual à primeira. Quanto tempo, em minutos, a partir da abertura da primeira torneira, é necessário para encher o tanque?

Nos últimos "n" anos, ocorreram 22 edições de um congresso médico, ...


9)Nos últimos "n" anos, ocorreram 22 edições de um congresso médico, sempre realizadas em uma única dentre as três seguintes cidades: São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Esse congresso nunca ocorreu duas vezes no mesmo ano, mas houve anos em que ele não foi realizado. Sabe-se ainda que, nesse período de n anos, houve 24 anos em que o congresso não ocorreu em São Paulo, 23 anos em que não aconteceu no Rio de Janeiro e 27 anos em que não foi realizado em Belo Horizonte. Nessas condições, o valor de n é igual a:

Observe a sequência, obtida a partir das letras do alfabeto (ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ)

10)Observe a sequência, obtida a partir das letras do alfabeto (ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ)

Todos os dias um helicóptero decola de sua base e abastece de mantimentos três plataformas de petróleo: Alfa, Beta e Delta. Por limitações de combustível, ...

6)Todos os dias um helicóptero decola de sua base e abastece de mantimentos três plataformas de petróleo: Alfa, Beta e Delta. Por limitações de combustível, a plataforma Delta somente pode ser ligada à base. A plataforma Alfa pode ser ligada à base e à plataforma Beta. Já a plataforma Beta somente pode ser ligada à plataforma Alfa. Quantos pousos, no mínimo, o helicóptero deverá fazer para abastecer todas as plataformas, saindo da base e retornando a ela?
3) Marcos quer dividir um conjunto de 40 moedas de um real em dois ou mais grupos de modo que cada grupo contenha o mesmo número de moedas e que haja pelo menos duas moedas em cada grupo. Essa divisão pode ser feita de quantos modos diferentes?

5) Considere as conclusões tiradas das seguintes premissas:

5) Considere as conclusões tiradas das seguintes premissas:
I. Alguns uberabenses são engenheiros.
Alguns engenheiros são professores.

2) Dois (2) ônibus partem do ponto inicial às 12 horas ...

2) Dois (2) ônibus partem do ponto inicial às 12 horas. O primeiro retorna, sempre, de 2 em 2 horas, o segundo de 3 em 3 horas. Que horas os dois ônibus estarão juntos, novamente, no ponto inicial?

Lógica: O próximo termo da sucessão (0,1,1,2,4,7,13,24,44,81,...) é:

1)O próximo termo da sucessão (0,1,1,2,4,7,13,24,44,81,...) é:
a)128
b)149
c)136
d)142
e)168



Percebe-se que o próximo número, a partir do quarto, é a soma dos três números anteriores, assim, teremos:


24+44+81 = 149

Sequência de Fibonacci

 

Na matemática, a Sucessão de Fibonacci (também Sequência de Fibonacci), é uma sequência de números inteiros, começando normalmente por 0 e 1, na qual, cada termo subsequente (número de Fibonacci) corresponde a soma dos dois anteriores. A sequência recebeu o nome do matemático italiano Leonardo de Pisa, mais conhecido por Fibonacci (contração do italiano filius Bonacci), que descreveu, no ano de 1202, o crescimento de uma população de coelhos, a partir desta.2 Tal sequência já era no entanto, conhecida na antiguidade.
Os números de Fibonacci são, portanto, os números que compõem a seguinte sequência (sequência A000045 na OEIS):
0, 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, 144, 233, 377, 610, 987, 1597, 2584, ... (podendo ser omitido o zero inicial).nota 1
Em termos matemáticos, a sequência é definida recursivamente pela fórmula abaixo, sendo o primeiro termo F1= 1:
F_n = F_{n-1} + F_{n-2},
e valores iniciais
F_1 = 1,\; F_2 = 1.nota 2 nota 3
A sequência de Fibonacci tem aplicações na análise de mercados financeiros, na ciência da computação e na teoria dos jogos. Também aparece em configurações biológicas, como, por exemplo, na disposição dos galhos das árvores ou das folhas em uma haste,3 no arranjo do cone da alcachofra, do abacaxi,4 ou no desenrolar da samambaia.5

 ...

 

 




 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sequ%C3%AAncia_de_Fibonacci


1) Dado o número 2^21 + 4^12. Qual das alternativas abaixo representa sua metade.

1) Dado o número 2^21 + 4^12. Qual das alternativas abaixo representa sua metade.

Sabe-se que X máquinas, todas com a mesma capacidade operacional,

Sabe-se que X máquinas, todas com a mesma capacidade operacional, são capazes de remover X toneladas de terra em X dias, se funcionarem durante X horas por dia. Nessas condições, quantas toneladas de terra 2X máquinas dessas máquinas seriam capazes de remover em 2X dias, se funcionassem 2X horas por dia?

O baterista, o guitarrista e o vocalista de uma banda musical são engenheiros civil, ...

O baterista, o guitarrista e o vocalista de uma banda musical são engenheiros civil, eletrônico e mecânico, não necessariamente nessa ordem. Sabendo que Antônio, João e Pedro são os nomes dos integrantes da banda, que Antônio é engenheiro civil e não toca instrumentos musicais, que o engenheiro eletrônico é o guitarrista da banda e que João não é baterista, analise as seguintes proposições e assinale a alternativa correta.

Português - O VOO DA ÁGUIA

As vírgulas empregadas no trecho “Para que continuemos a voar um vôo de vitória, devemos nos desprender de lembranças, costumes e velhos hábitos que nos causam dor.” justificam-se, normativamente, porque

Português - Leia o texto a seguir para responder às próximas 2 questões.

Leia o texto a seguir para responder às próximas 2 questões.

O VOO DA ÁGUIA

A Águia pode viver por 70 anos. Sabe por quê?
A Águia é a ave que possui a maior longevidade da espécie. Chega a viver 70 anos, mas, para chegar a essa idade, aos 40 ela tem de tomar um séria decisão.