Pesquisar este blog

sábado, 20 de fevereiro de 2016

Redação do Enem: Respostas aos E-mails de Leitores...




 Resultado de imagem para infoenem
Na coluna sobre a redação do Enem desta semana responderemos perguntas e elucidaremos dúvidas enviadas por leitores do portal InfoEnem. Porém, primeiramente, gostaríamos de agradecer por todas as mensagens e pela participação de nossos leitores.
A leitora Laiane Macedo Alves pergunta se uma eventual mudança da cor da caneta na escrita da redação interfere na nota final. Laiane, o Enem apresenta, na capa do caderno de questões do segundo dia de aplicação (prova de redação e de linguagens, códigos e suas tecnologias; prova de matemática e suas tecnologias), as instruções que os candidatos devem seguir. Em nenhum item, no caderno de questões do segundo dia do Enem 2013, há qualquer instrução acerca da cor da caneta com que a redação deva ser escrita.

Energia Cinética, Potencial e Mecânica Para o ENEM

Professor Janildo Arantes - desde 16 de agosto de 2009:



Para dar continuidade aos estudos envolvendo energia, hoje vamos ver alguns conceitos e fórmulas da física bastante estudados e cobrados na prova de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias do Enem, que são os tipos de energia: cinética, potencial (gravitacional, elástica e elétrica) e mecânica.

Questão de Geografia no Enem: Relações Étnico-Raciais

Professor Janildo Arantes - desde 16 de agosto de 2009: Questão de Geografia no Enem: Relações Étnico-Raci...: Questão de Geografia no Enem: Relações Étnico-Raciais Recentemente, propomos  aqui  um estudo sobre as relações étnico-raciais que co...

Conheça e Entenda as Unidades de medida

Professor Janildo Arantes - desde 16 de agosto de 2009: Conheça e Entenda as Unidades de medida

 Resultado de imagem para infoenem
Uma das coisas que mais confunde estudantes e pode ser utilizada como “pegadinha” em questões são as unidades de medida. A unidade de medida caracteriza uma determinada grandeza que pode ser escalar ou vetorial. Se você não lembra a diferença entre grandezas escalares e vetoriais, recorde lendo este artigo.

Como trabalhar a atenção e a concentração para o Enem 2015

Professor Janildo Arantes - desde 16 de agosto de 2009: Como trabalhar a atenção e a concentração para o E...:


 Resultado de imagem para infoenem
Além do conhecimento prévio de todo o conteúdo programático cobrado em sua prova, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também exige dos candidatos muita atenção e concentração, além de resistência para manter o alto nível dessas capacidades durante 4 a 5 horas de prova.
E a pouco mais de dois meses da edição de 2014 do Enem, este é o momento ideal para aperfeiçoá-las com mais intensidade e chegar 100% preparado para as provas dos dias 8 e 9 de novembro. Na matéria de hoje explicaremos resumidamente cada uma delas e também mostraremos estratégias para trabalhá-las.

Atenção
Recebemos estímulos de diferentes formas o tempo todo, de todos os lados. A atenção nada mais é do que o processo cognitivo no qual procuramos selecionar aqueles que nos interessam e são necessários para a atividade que nos propomos a fazer naquele determinado momento. Um exemplo típico é quando estamos lendo em um ambiente com barulho e ruídos, que desviam parte da nossa atenção, atrapalhando a leitura. Quanto maior a o nível de atenção de uma pessoa, mais blindada ela estará a estímulos que podem atrapalhar a atividade que está realizando.
Concentração
Os conceitos de concentração e atenção estão intimamente ligados, o que leva muitos ao erro de achar que possuem o mesmo significado. Ao passo que atenção diz respeito a capacidade da sua mente de lidar e filtrar estímulos externos, a concentração está diretamente relacionada com o controle de seus pensamentos durante a prática de alguma ação. Podemos afirmar que a concentração é a busca de sua mente em focar seus pensamentos na tarefa a ser realizada.

Como aperfeiçoá-las?

Se você tem dificuldades para atingir bons níveis de atenção e concentração ou para mantê-los, saiba que não é o único e que há várias formas de treiná-las. A palavra-chave aqui é prática. Abaixo listamos algumas das atividades que certamente irão ajudar você a implementar tais capacidades, fundamentais para quem quer mandar bem no exame.
  • atividade física / esportes
  • leitura / escrita
  • Simulados / provas anteriores

Geopolítica no Enem: Relações Étnico-Raciais

Professor Janildo Arantes - desde 16 de agosto de 2009: Geopolítica no Enem: Relações Étnico-Raciais:  

Geopolítica no Enem: Relações Étnico-Raciais

 
Lei 11645 de 2008 “estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.

ENEM - Cinemática

Professor Janildo Arantes - desde 16 de agosto de 2009: ENEM - Cinemática: MMN e Propedêutica: ENEM - Cinemática Por  Thyago Ribeiro Cinemática é a parte da Mecânica que descreve o mo...





ENEM - Cinemática

Quantos termos tem a p.g (4, 20, 100,... 12500)?




Quantos termos tem a p.g (4, 20, 100,... 12500)?



Redação no Enem: Vigência do Acordo Ortográfico


Conheça Melhor o Nosso Programa de Correção de Redação

Professor Janildo Arantes - desde 16 de agosto de 2009: Conheça Melhor o Nosso Programa de Correção de Red...:




Faltam apenas quatro dias para o lançamento do Programa de Correção de Redação para o Enem. Semana que vem, você já poderá acessar o sistema e iniciar sua preparação para a redação do maior exame do Brasil!

Temas Redação Enem 2015: Juventude e Bebidas Alcoólicas









A morte por coma alcoólico de um estudante de Engenharia da Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (Unesp), campus da cidade de Bauru, interior do estado de São Paulo, no último final de semana, foi um dos assuntos mais comentados e debatidos dos últimos dias e destaca quanto íntima está, infelizmente, a relação dos jovens com as bebidas alcoólicas.

Não Fui Aprovado Com Minhas Notas do Enem. E agora?



Um dos pensamentos que mais atrapalham vestibulandos é o “não quero perder um ano”. Geralmente, essa expressão é utilizada quando o estudante não foi aprovado no final do ensino médio e irá fazer cursinho pré-vestibular, ou quando já fez e precisará de mais um ano. Entretanto, como deve desconfiar, a mensagem contida em “perder um ano” é totalmente negativa.  E toda a negatividade da expressão é atribuída ao novo ano de estudo e aprendizagem. Você realmente acredita que esse seja um ano perdido?

Funções Nitrogenadas




Funções Nitrogenadas 




Por Mayara Lopes Cardoso
Aos compostos químicos que contém nitrogênio ligado a um carbono ou uma cadeia carbônica dá-se o nome de funções nitrogenadas.

Propriedades da Matéria

Professor Janildo Arantes - desde 16 de agosto de 2009: Propriedades da Matéria:


Propriedades da Matéria

Propriedades da Matéria

AS PROPRIEDADES DA MATÉRIA PODEM SER CLASSIFICADAS DE ACORDO COM VÁRIOS CRITÉRIOS, COMO, POR EXEMPLO, AQUELAS QUE SÃO GERAIS E AS QUE SÃO ESPECÍFICAS. TEM TAMBÉM AS QUE NÃO DEPENDEM DA QUANTIDADE DA AMOSTRA, QUE SÃO CHAMADAS DE INTENSIVAS; E AS QUE DEPENDEM DA QUANTIDADE, QUE SÃO AS EXTENSIVAS.

Biologia no Enem: Entendendo as Protozooses


ENEM - Propriedades e Estados Físicos da Matéria

Professor Janildo Arantes - desde 16 de agosto de 2009: ENEM - Propriedades e Estados Físicos da Matéria:


ENEM - Propriedades e Estados Físicos da Matéria

Eletroquímica

Professor Janildo Arantes - desde 16 de agosto de 2009: MMN e Propedêutica: Eletroquímica:

Eletroquímica

NÚMERO DE OXIDAÇÃO (NOX)

Recordando: Espelho da Correção da Redação Enem 2014 sairá em ...

Professor Janildo Arantes - desde 16 de agosto de 2009: Espelho da Correção da Redação Enem 2014 sairá em ...:



Espelho da Correção da Redação Enem 2014 sairá em Breve 
Aplicado há praticamente 5 meses, em 8 e 9 de novembro do ano passado, o Enem 2014 perde cada vez mais espaço em relação a próxima edição do exame, na mídia relacionada a educação. Entretanto, uma questão ainda movimenta os milhões de candidatos: o espelho da correção da redação (ou melhor, a sua não divulgação).
Algum tempo após a aplicação do Enem, o Inep (órgão responsável pela organização do exame) libera em seu sistema o acesso a uma área restrita a cada participante onde ele poderá visualizar detalhadamente a nota que tirou em cada uma das 5 competências avaliadas na redação, bem como esclarecimentos a respeito da correção. Este serviço é chamado de espelho ou vista pedagógica da redação.

QUESTÃO 139 - ENEM 2014 - Prova Cinza

Professor Janildo Arantes - desde 16 de agosto de 2009: QUESTÃO 139 - ENEM 2014 - Prova Cinza:


ENEM 2014  QUESTÃO 139

QUESTÃO 138 - ENEM 2014 - Prova Cinza



ENEM 2014  QUESTÃO 138

Durante uma epidemia de uma gripe viral, o secretário de saúde de um município comprou 16 galões de álcool em gel, com 4 litros de capacidade cada um, para distribuir igualmente em recipientes para 10 escolas públicas do município. O fornecedor dispõe à venda diversos tipos de recipientes, com suas respectivas capacidades listadas:

16) Calcule o volume de um prisma hexagonal regular de 6 cm de altura e cuja área lateral é igual a área da base



16) Calcule o volume de um prisma hexagonal regular de 6 cm de altura e cuja área lateral é igual a área da base.
Nesse caso temos que descobrir quanto vale a aresta da base do prisma?

5 Dicas Para Fazer Um Bom Resumo


5 Dicas Para Fazer Um Bom Resumo 

Temas Redação Enem 2015: Redução da Maioridade Penal











Dicas para Interpretação de Gráficos no ENEM


Dicas para Interpretação de Gráficos no Enem 

Entenda a Diferença Entre Resumo e Resenha



Entenda a Diferença Entre Resumo e Resenha 
Existem várias técnicas e dicas que podem tornar seus estudos muito mais eficientes para o Enem. Inclusive, já escrevemos sobre o assunto (clique aqui e leia a matéria). Dentre elas, duas costumam causar bastante confusão entre os vestibulandos de todo o país. Afinal, qual a diferença entre resumo e resenha?

Figuras de Linguagem – Eufemismo, Hipérbole e Gradação


Figuras de Linguagem – Eufemismo, Hipérbole e Gradação

29- A figura ao lado representa um cubo de 3 cm de aresta, que tem no seu interior uma pirâmide cujo vértice é o centro de uma face do cubo e a base é a face oposta.



29- A figura ao lado representa um cubo de 3 cm de aresta, que tem no seu interior uma pirâmide cujo vértice é o centro de uma face do cubo e a base é a face oposta.

Estudando os Blocos Econômicos – ALCA - Infoenem



Conheça e Entenda a Classificação dos Seres Vivos




O planeta Terra possui uma infinidade de seres vivos. Como eles são o objeto de estudo da Biologia, classificar, ordenar e, principalmente, nomear, faz-se necessário para facilitar a compreensão dos mais diversos organismos. Esse ramo da Biologia é chamado de SISTEMÁTICA. Os seres vivos são classificados conforme a espécie a que pertencem.

Mas, afinal, o que define uma espécie?
Uma espécie nada mais é do que um conjunto de seres vivos semelhantes que se reproduzem e geram descendentes férteis.
O botânico Lineu, em meados do século XVII, foi responsável pelas bases do sistema de classificação utilizado nos dias de hoje. Nomear os seres vivos faz parte da Taxonomia, a qual compõe a sistemática. A maior contribuição de Lineu foi o sistema binomial de classificação, em que cada espécie é nomeada cientificamente e em latim, língua da intelectualidade da época em que Lineu realizou seus estudos. Com base no sistema binomial, o nome científico é composto de dois termos, sendo que o primeiro possui obrigatoriamente letra maiúscula e designa o gênero no qual o organismo está inserido, já o segundo termo tem obrigatoriamente letra minúscula. O conjunto do primeiro mais segundo termos constitui o nome da espécie. É importante destacar também que tal nome deve ser destacado de algum modo. Em sistemas eletrônicos é comum destacá-lo em itálico. Porém, em caso de escritas à mão, deve-se grifar os dois componentes do nome separadamente.
Exemplo:
Homo sapiens (gênero: Homo, espécie: Homo sapiens)

Homo sapiens (caso não seja possível o uso do itálico)

DOS REINOS À ESPÉCIE

As infinitas espécies são separadas em grupos maiores, os gêneros, que pertencem a uma família, que pertence a uma ordem, que pertence a umaclasse, que pertence a um filo que, por sua vez, pertence a um reino, grupo mais vasto e que engloba todos os outros. Existem também os domínios, não muito cobrados em vestibulares e que englobam os reinos.
Fonte: slide player – google imagens
Fonte: slide player – google imagens
Uma técnica empregada para a memorização da ordem dos grupos taxonômicos é o esquema ReFiCOFaGE, em que cada inicial maiúscula corresponde a um grupo. É muito simples. Re = Reino, Fi= Filo, C=Classe e assim por diante.

P.S.: Como Escrever Corretamente Siglas e Abreviaturas


Saiba Quais os Principais Alimentos que Ajudam nos Estudos


 
O ano do vestibulando é muito cansativo, especialmente para quem vai prestar o Enem. É normal que o estudante viva numa correria, durma pouco e se alimente às pressas, mantendo muitas vezes uma alimentação inadequada. Para evitar que você se torne um zumbi e isso atrapalhe seus estudos, confira essa lista de alimentos que vai te ajudar a turbinar sua rotina!

Eletrostática: Afinal, o que é Carga Elétrica?





Eletrostática: Afinal, o que é Carga Elétrica?


Uma dos assuntos mais recorrentes de Física no Enem ou em qualquer outro vestibular é a Eletrostática. E ter uma noção clara sobre cargas elétricas é fundamental para iniciar bem seus estudos nessa área tão interessante.
Vamos lá?

Em um prisma reto, cada uma das bases é um retângulo em um lado é o dobro do outro. A altura do prisma mede 12 cm e a sua área total, 352 cm². Calcule o volume do prisma.



Em um prisma reto, cada uma das bases é um retângulo em um lado é o dobro do outro. A altura do prisma mede 12 cm e a sua área total, 352 cm². Calcule o volume do prisma.



 Lados do prisma de faces retangulares:

QUESTÃO 137 - ENEM 2014 - Prova Cinza

Professor Janildo Arantes - desde 16 de agosto de 2009: QUESTÃO 137 - ENEM 2014 - Prova Cinza:


ENEM 2014  QUESTÃO 137

A maior piscina do mundo, registrada no livro Guiness, está localizada no Chile, em San Alfonso dei Mar, cobrindo um terreno de 8 hectares de área. 
Sabe-se que 1 hectare corresponde a 1 hectômetro quadrado. 

Dica de Redação: Memorização e Aprendizagem

Professor Janildo Arantes - desde 16 de agosto de 2009: Dica de Redação: Memorização e Aprendizagem:  

Dica de Redação: Memorização e Aprendizagem

Relembre as Regras de Operações com Fração

Professor Janildo Arantes - desde 16 de agosto de 2009: Relembre as Regras de Operações com Fração: Relembre as Regras de Operações com Fração   O caderno de Matemática e Suas Tecnologias do Enem tem 45 questões e muitas delas env...


Relembre as Regras de Operações com Fração

Relembre as Regras de Operações com Fração 

Inep Disponibiliza Download da Prova Enem 2014 em ...

Professor Janildo Arantes - desde 16 de agosto de 2009: Inep Disponibiliza Download da Prova Enem 2014 em ...:  

Normalmente o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), órgão responsável pela organização e aplicação do Enem, demora muitos meses para disponibilizar os arquivos das provas da edição mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio. Este é, inclusive, um dos motivos que nosso Portal se antecipa e libera os arquivos antes do próprio Inep, conforme fizemos com a prova do ano passado (veja aqui).

Diferença entre Número Atômico (Z) e Número de Massa (A)

Professor Janildo Arantes - desde 16 de agosto de 2009: Diferença entre Número Atômico (Z) e Número de Mas...:


Gramática – Plural de Cores | infoEnem

Professor Janildo Arantes - desde 16 de agosto de 2009: Gramática – Plural de Cores | infoEnem:

 Por ocasião do Réveillon muitas pessoas se preocuparam com a cor das roupas que usariam na virada do ano. Segundo uma simpatia popular, algumas cores atraem diferentes coisas para nossa vida no ano vindouro e as mais usadas costumam ser branco, para atrair paz; amarelo, para dinheiro; cor de rosa, para amor; vermelho, para paixão e assim por diante.

Conheça e Entenda a Classificação dos Seres Vivos

Professor Janildo Arantes - desde 16 de agosto de 2009: Conheça e Entenda a Classificação dos Seres Vivos:



O planeta Terra possui uma infinidade de seres vivos. Como eles são o objeto de estudo da Biologia, classificar, ordenar e, principalmente, nomear, faz-se necessário para facilitar a compreensão dos mais diversos organismos. Esse ramo da Biologia é chamado de SISTEMÁTICA. Os seres vivos são classificados conforme a espécie a que pertencem.

Cursinho Pré Enem 2016 da UEPB Recebe Inscrições

Professor Janildo Arantes - desde 16 de agosto de 2009: Cursinho Pré Enem 2016 da UEPB Recebe Inscrições:


 

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) recebe, até 26 de fevereiro, inscrições para seu Cursinho preparatório para o Enem 2016, com oferta no campus VI, localizado no município de Monteiro.

Civilizações Pré-Colombianas: os Maias

Professor Janildo Arantes - desde 16 de agosto de 2009: Civilizações Pré-Colombianas: os Maias:

 

Diferença entre Número Atômico (Z) e Número de Massa (A)

Professor Janildo Arantes - desde 16 de agosto de 2009: Diferença entre Número Atômico (Z) e Número de Mas...:

Redação e Questões Discursivas: Como Escrever




Entendendo as Protozooses – Doença de Chagas

Professor Janildo Arantes - desde 16 de agosto de 2009: Entendendo as Protozooses – Doença de Chagas:

Império Romano (31 a.C. – 476 d.C)

Professor Janildo Arantes - desde 16 de agosto de 2009: Império Romano (31 a.C. – 476 d.C):



Após o fim dos triunviratos de Júlio César e Otávio, este último, após concentrar sobre si uma série de poderes, inclusive o de Augusto, tornou-se imperador.

QUESTÃO 138 - ENEM 2014 - Prova Cinza

Professor Janildo Arantes - desde 16 de agosto de 2009: QUESTÃO 138 - ENEM 2014 - Prova Cinza: ENEM 2014    

ENEM 2014  QUESTÃO 138

Biologia no Enem: Entendendo as Protozooses


P.S.: Como Escrever Corretamente Siglas e Abreviat...

Professor Janildo Arantes - desde 16 de agosto de 2009: P.S.: Como Escrever Corretamente Siglas e Abreviat...:


Revisão de Química: Relembre os Números Quânticos