Pesquisar este blog

sábado, 20 de fevereiro de 2016

Governo Constitucional de Getúlio Vargas





Como já vimos em outro artigo aqui no Portal infoEnem, em 1934, Getúlio Vargas estabeleceu em seu Governo Provisório que a eleição daquele ano deveria ser feita de maneira indireta por votos da Assembleia Constituinte e, na eleição seguinte, os votos seriam diretos e abertos a toda a população. Esta jogada faz com que Getúlio fosse reeleito com a maioria dos votos e permanecesse no poder.
Entre 1934 e 1937, Vargas liderou o chamado Governo Constitucional. O cenário político do período recebia influências de duas correntes ativas na Europa: o fascismo de Hitler, na Alemanha e o totalitarismo de Mussolini, na Itália. O Brasil possuía o partido AIB (Ação Integralista Brasileira), que defendia os preceitos dos governos europeus, liderado por Plínio Salgado.
Em oposição, a ANL (Aliança Nacional Libertadora), a favor da luta de classes, da reforma agrária e de um país democrático, ou seja, um grupo ligado aos ideais da esquerda, encabeçado pelo Partido Comunista Brasileiro – liderado por Luis Carlos Prestes – realiza a Intentona Comunista, um golpe para tirar Vargas do Poder. A Intentona contou com rebeliões de revolucionários, mas por falta de organização e de articulação não deu certo. Vale ressaltar que os dois lados queriam derrubar Vargas da Presidência.
Ao perceber que estava ameaçado, Getúlio então criou o plano Cohen, um golpe forjado em 1937, que consistia na crítica direcionada tanto para a esquerda como para a direita, para assustar a população, através do ato de queimar obras públicas e assassinatos, culpando um dos dois lados, mas nunca o presidente. Para isso, ele recebia ajuda dos militares e fazia o discurso que só através dele o Brasil continuaria caminhando.
Além disso, Vargas ainda se utilizou do episódio do golpe da esquerda para declarar estado de sítio, aquele em que ninguém entra ou sai do país, cancelando a próxima eleição, anulando a constituição de 1934 e dissolvendo o poder Legislativo e os partidos políticos, o que o levou a governar com plenos poderes. Assim, ele permaneceu no poder de 1937 a 1945, no chamado Governo Ditatorial ou Estado Novo.
O post Governo Constitucional de Getúlio Vargas apareceu primeiro no infoEnem.
ESTUDE COM OS MELHORES MATERIAIS PARA O ENEM:
Baixe gratuitamente os e-Books: Manual do Sisu 2016 / Manual do Prouni 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário