Pesquisar este blog

sábado, 20 de fevereiro de 2016

P.S.: Como Escrever Corretamente Siglas e Abreviat...

Professor Janildo Arantes - desde 16 de agosto de 2009: P.S.: Como Escrever Corretamente Siglas e Abreviat...:



Em época de vestibulares, processos seletivos, concursos e afins, muitos estudantes ‘dão mais um gás’ na preparação, lendo e produzindo textos comotreino. Procedimento muito adequado e importante, sem dúvida! E que suscita dúvidas, o que também é importante, principalmente se levar o aluno a procurar as respostas, é claro!
Muitos textos indicados para leitura pelos professores giram em torno de atualidades e acabam trazendo uma série de siglas e abreviaturas, grafadas de muitas maneiras: com letras maiúsculas, com minúsculas, com ambas, com ponto, sem ponto… E aí vem a pergunta: qual é a maneira correta?

Como faria Descartes, ou Jack (o estripador), vamos por partes: tratemos primeiramente das siglas. Para estas, observaremos as seguintes orientações:
-Use todas as letras maiúsculas:
  1. se a sigla tiver até três letras, como USP, CEF, PIS, ONU, OEA, PM;
  2. se todas as letras forem pronunciadas (com o nome de cada letra), como INSS, FGTS, BNDES, CNBB
-Com mais de três letras, formando sílabas: use só a inicial é maiúscula, como Unicamp, Embrapa, Unesco, Detran
Mais duas recomendações: em nenhum dos casos acima se emprega ponto e as siglas podem ser pluralizadas. No caso de plural, nada de imitar o caso genitivo da língua inglesa (não se lembra dele? É aquele caso que indica posse, no Inglês): não se usa apóstrofe, apenas o acréscimo da desinência ‘s’ de plural: PMs, DSTs, CDs, DVDs.
Agora, vejamos a questão das abreviações.
A abreviação, diferentemente da sigla, consiste em escrever de forma reduzida algumas palavras e expressões e encerrá-la com um ponto. Se a sílaba seguinte for iniciada por duas consoantes, ambas serão escritas e os acentos ou hífen da palavra original devem ser mantidos
Regra geral: escreva a primeira sílaba e a primeira letra da sílaba seguinte: tel. (telefone); cel. (celular); com. (comercial); séc. (século); pess.(pessoa); dec.-lei (decreto-lei).
E, como não poderia deixar de ser, lá vêm as exceções:
  • Algumas palavras são abreviadas por contração (supressão das letras do ‘meio’): Bel. (bacharel); cia. (companhia); Exa. (Excelência); Dr.(Doutor);
  • Algumas não seguem a regra e foram estabelecidas pelo uso:
    ap. ou apart. ou apto = apartamento
    cx. = caixa
    i.e. = isto é
    p.e. = por exemplo
    Q.G. = quartel-general
    S.O.S. = “Save Our Souls’’ ou Salve nossa alma, nos pedidos de socorro
Em tempo: o título Professor é abreviado seguindo-se a regra geral, portanto paramos no ‘f’ e encerramos com um ponto: Prof. e o feminino tem o acréscimo da desinência ‘a’: Profª. Pelo amor de todas as divindades, NÃO COLOQUE ‘O’ na abreviação de ‘professor’!!!
É claro que há muitas palavras que são empregadas na forma abreviadas e, igualmente, há muitas exceções, o que me leva a lembrar a você, leitor ávido por conhecimentos, que o dicionário é um aliado imbatível no caso de dúvidas neste assunto. Você pode recorrer também ao VOLP (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa), que tem uma versão online, no sítio da Academia Brasileira de Letras (www.academia.org.br).
Até a próxima!


Margarida Moraes é formada em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), onde também concluiu seu mestrado. Mais de 20 anos de experiência, corretora do nosso sistema de correção de redação e responsável pela resolução das apostila de Linguagens e Códigos do infoenem, a professora é colunista de gramática do nosso portal . Seus textos são publicados todos os domingos. Não perca!

Nenhum comentário:

Postar um comentário