Pesquisar este blog

sábado, 20 de fevereiro de 2016

Compreendendo as Primeiras Civilizações – Mesopotâmia





As primeiras grandes civilizações conhecidas foram as originárias na Antiguidade Oriental: mesopotâmicos, egípcios, fenícios, persas e hebreus. Hoje vamos estudar um pouco a primeira.

Localizada entre os rios Tigre e Eufrates, a região era favorecida pela terra fértil, pela facilidade de transporte de produtos e pela caça / pesca.
Os primeiros povos a habitar a região foram os sumérios, notáveis construtores responsáveis pela estruturação de um sistema complexo de captação e distribuição de água, por meio do qual faziam a irrigação, que permitia o desenvolvimento da agricultura, que também era beneficiada pelas cheias dos rios.
Tal povo também criou a escrita cuneiforme, que era realizada em placas de argila e continha registros da política, economia e características da população. Estas são responsáveis pelo conhecimento que se tem hoje daquela sociedade.
Os mesopotâmicos também edificaram os zigurates, construções piramidais utilizadas para armazenagem ou como templos para o culto dos deuses, uma vez que os sumérios também instituíram uma religião politeísta.
Posteriormente, os acadianos (babilônios) dominaram a região. Dentre os reis, se destacou Hamurabi que foi responsável pela criação do primeiro código de leis, o Código de Hamurabi, conhecido pela famosa frase “olho por olho, dente por dente”. Os babilônios também criaram o relógio e um calendário preciso para determinar os períodos de cheias dos rios a fim de direcionar a agricultura.
Após os babilônios, dominaram os assírios, povo militarista e violento que conduziu uma grande expansão do império e causou uma série de revoltas dos povos conquistados devido às medidas impostas para manifestar sua superioridade.
Essas revoluções facilitaram a invasão do povo caldeu, que formou o Império Neobabilônico. Desse povo, o nome de maior destaque éNabucodonosor, grande conquistador, que expandiu o império e fê-lo chegar ao seu apogeu. Foi o responsável também, pela construção de grandes obras arquitetônicas, como os Jardins Suspensos da Babilônia, uma das sete maravilhas do mundo antigo, e a Torre de Babel, construção como um zigurate, com fins religiosos.
Com a morte do imperador, a região foi conquistada pelos persas, e posteriormente por macedônicos e romanos.
ESTUDE COM OS MELHORES MATERIAIS PARA O ENEM:
Baixe gratuitamente os e-Books: Manual do Sisu 2016 / Manual do Prouni 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário