Geopolítica no Enem: Relações Étnico-Raciais
A Lei 11645 de 2008 “estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.
O Enem, a cada ano, tem ajudado a moldar o currículo do Ensino Médio. Estudamos o que é cobradona prova. Dessa forma, o exame se torna uma oportunidade de conhecer e discutir conteúdos e ideias.
As relações étnico-raciais são uma questão importante a serem trabalhadas em sala de aula e exigidas no Enem. É a partir disso que refletimos sobre ações afirmativas como cotas raciais, representação identitária, convivência e respeito às diferenças culturas, crenças, cultos e tradições.
Para iniciar, vamos entender a diferença dos significados de etnia e raça.
Raça compreende os aspectos morfológicos como estatura física, cor de pele, cabelo etc. Etnia é mais amplo e compreende, além da raça, os aspectos culturais como religião, idioma e tradições.
Devido à riqueza do assunto, separamos algumas leituras importantes que guiarão seu estudo na área. Vamos lá:
Acreditamos que, com essa coletânea de leituras, você esteja mais preparado para entender a temática e se aperfeiçoar no estudo das relações étnico-raciais.
Em breve traremos uma questão da última edição do Enem que trata desse assunto, acompanhada da resolução e comentários do nosso professor de geografia. Não perca!
Estude com as Melhores Apostilas Para o Enem 2015Artigo Original: Geopolítica no Enem: Relações Étnico-Raciais Baixe gratuitamente o e-Book:Manual do Sisu 2015 / Manual do Prouni 2015
O post Geopolítica no Enem: Relações Étnico-Raciais apareceu primeiro em .
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário