Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de julho de 2019

ENAP: Cursos Online e, dentre eles, o SEI.


Enap está com 74 cursos on-line gratuitos com inscrições abertas

Todos os cursos dão direito a certificado de conclusão.

A Escola Virtual.Gov (EVG) da Enap está com inscrições abertas para 74 cursos online totalmente gratuitos. As opções estão divididas em 12 temáticas: Dados, Informação e Conhecimento; Educação e Docência; Ética e Cidadania; Gestão de Pessoas; Gestão de Políticas Públicas; Gestão Estratégica; Governança e Gestão de Riscos; Logística e Compras Públicas; Orçamento e Finanças; Políticas Públicas Setoriais; Tecnologia da Informação; e Transferências Voluntárias.

Entre as opções ofertadas, destaque para os cursos de Introdução à Libras, Noções Gerais de Direitos Autorais, Ética, Lei de Acesso a Informação, Controle Social e Introdução ao Estudo da Economia, Governo Aberto e Gestão de Risco no Setor Público. Todos os cursos dão direito a certificado de conclusão ao aluno que obter o mínimo de 60% de aproveitamento nas atividades.

Você pode acessar aqui (https://www.escolavirtual.gov.br/) a página de inscrição para ver as informações sobre cada curso e dados sobre público-alvo, carga horária, conteúdo programático, objetivos de aprendizagem e metodologia.

É importante informar que todas as capacitações oferecidas são auto instrucionais e por isso, não contam com a presença de tutores para tirar dúvidas de conteúdo nem possibilitam a interação com outros participantes. Os módulos trazem leitura do conteúdo on-line, material de apoio e exercícios de avaliação.

O curso pode ser realizado em smartphones e tablets, pois a plataforma é responsiva e permite a adaptação do conteúdo a diferentes formatos e tamanhos de telas.

EVG

É uma iniciativa que consiste em um conjunto de serviços disponibilizados em um Portal Único de Escolas de Governo. O Portal surgiu em 2017, como a proposta para superar a fragmentação dos serviços de hospedagem e gestão acadêmica, buscando garantir a continuidade dos serviços de capacitação a distância do serviço público e solucionar problemas estruturantes que tenham origem na oferta descentralizada de cursos.

Para o servidor ou cidadão que busca capacitação no serviço público, a EVG oferece um catálogo de cursos unificado das principais escolas de governo e centros de capacitação da Administração Pública. Confira: https://www.escolavirtual.gov.br/


Como funcionam os cursos à distância?


A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) oferece seus cursos a distância de curta duração por meio da Escola Virtual.Gov (EV.G).

A Escola Virtual.Gov (EV.G) é uma plataforma que centraliza a oferta de cursos de diversas escolas e instituições em um só lugar. Na EV.G, você encontrará cursos a distância em diversos assuntos e temáticas. Os cursos da Enap terão a marca da Escola.

Para consultar o catálogo de cursos online disponíveis na EV.G acesse: https://www.escolavirtual.gov.br.


Todos os cursos sem tutoria da Enap oferecidos na Escola Virtual.Gov (EV.G) são gratuitos, podem ser realizados por qualquer pessoa, seja ela servidor público ou não, e não possuem limite de vagas.

Os cursos com tutoria são direcionados a públicos específicos e possuem limitação de vaga.

O cadastro da Enap é diferente do cadastro realizado na Escola Virtual.Gov (EV.G). Em seu primeiro acesso à EV.G, é preciso realizar um cadastro, usando um e-mail válido, aqui: https://www.escolavirtual.gov.br/login.

Além dos cursos a distância que ficam na EV.G, a Enap pode utilizar outros ambientes virtuais de apoio a cursos presenciais.

Ambiente Virtual de Aprendizagem Enap: https://ead.enap.gov.br.

Portal do Aluno Enap (Suap): https://suap.enap.gov.br/portal?ead_opcao=login

Em caso de dúvidas sobre esses ambientes, entre em contato com a Coordenação de seu curso:



Para se inscrever em um curso a distância da Escola Virtual.Gov (EV.G), acesse o endereço https://www.escolavirtual.gov.br/ e escolha o curso desejado, clicando no Catálogo de Cursos, ou faça uma pesquisa de curso. Em seguida, clique no botão “Inscreva-se”.

Em seu primeiro acesso, será necessário realizar um cadastro na plataforma.





Os cursos a distância ofertados pela Enap são considerados cursos de educação continuada e, por isso, não estão sujeitos ao reconhecimento do MEC. Verifique se nossos cursos podem influenciar na sua progressão funcional, informando-se a respeito do Plano de Cargos e Salários em sua instituição.


O Portal oferece os seguintes serviços:

Secretaria Virtual (Gestão Acadêmica)

Por meio dela, instituições gerenciam seus cursos, a abertura de turmas e o andamento das inscrições. É o local onde servidores e cidadãos têm acesso ao catálogo unificado, calendário de turmas, histórico escolar e emissão de certificado. Tudo por meio de um acesso único e simplificado.

Em Números (Estatísticas)

Disponibiliza dados e informações relativas à capacitação de servidores públicos, temas de maior interesse, distribuição nacional das capacitações, entre outros indicadores, de forma aberta, tempestiva e dinâmica. O acesso facilitado a dados reais e precisos permite não apenas o controle social, mas também a análise de informações de acordo com as mais variadas necessidades.

MOOC (Ambiente Virtual)

Seguindo as tendências educacionais mais recentes, a Escola Virtual.Gov oferece uma plataforma MOOC que sustenta a oferta de cursos de curta e média duração, abertos e gratuitos, como alternativa de formação mais aderente ao desenvolvimento rápido de competências para o trabalho.

SPOC (Ambiente Virtual)

Voltado para grupos menores e personalizados, combina recursos e tecnologia virtual com engajamento pessoal entre professores e alunos. Suporta cursos oferecidos em formato misto, baseados na metodologia de "sala de aula invertida" ou "flipped classroom".



Para inscrever-se no SEI:
https://www.escolavirtual.gov.br/catalogo#inicio-listagem-cursos >>>  Governo Digital e Transparência >>> Sistema Eletrônico de Informações (SEI)