Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de abril de 2015

Leitura dos Mapas

Leitura dos Mapas

carta topográfica

carta topográfica

As cartas topográficas são a base de suporte de outras cartas e contêm dois tipos de informação: o traçado dos cursos de água e das estradas e caminhos, a localização dos bosques, edifícios, etc.; e o traçado do relevo. É este registo que as distingue dos mapas de estradas e lhes dá o qualificativo de cartas topográficas. As cartas topográficas têm uma finalidade essencialmente prática e devem permitir uma leitura clara e rápida de todos os elementos visíveis na paisagem, e possibilitar a medição precisa de ângulos, distâncias, desnivelamentos e superfícies. Para determinarmos as distâncias ou as superfícies representadas nas cartas topográficas, temos de recorrer à escala utilizada, isto é, à relação entre a distância medida na carta e a distância real medida no terreno.
Como referenciar: in Língua Portuguesa com Acordo Ortográfico [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2015. [consult. 2015-04-30 21:12:47]. Disponível na Internet: 

Cartas - IBGE

Nesta seção estão disponibilizados bases cartográficas em várias escalas, formatos e projeções, digitalizadas a partir de cartas planimétricas e planialtimétricas impressas ou restituídas a partir de fotografias aéreas.

UTM - Universal Transversa de Mercator

UTM - Universal Transversa de Mercator

Localizar algo em um mapa através de coordenadas em Latitude e Longitude é uma tarefa razoavelmente simples, agora calcular distâncias ou criar um mapa em um papel que é plano e não esférico como o globo não é nada fácil através das coordenadas de latitude e longitude.
Se as coordenadas geodésicas possibilitam o rigor necessário em inúmeras atividades da topografia, por outro lado, continuam tendo uma desvantagem. Como estas coordenadas são a representação curva do Planeta, como poderemos representá-las em uma superfície plana como o papel? Buscando solucionar este problema foi proposto o sistema de coordenadas planas UTM (Universal Transverso de Mercator). 

PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS

PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS

GEOGRAFIA


As projeções cartográficas são a base para construção de um mapa, para isso existem diversas formas de projeção.

CARTOGRAFIA

CARTOGRAFIA


A cartografia é a ciência da representação gráfica da superfície terrestre, tendo como produto final o mapa. Ou seja, é a ciência que trata da concepção, produção, difusão, utilização e estudo dos mapas. Na cartografia, as representações de área podem ser acompanhadas de diversas informações, como símbolos, cores, entre outros elementos. A cartografia é essencial para o ensino da Geografia e tornou-se muito importante na educação contemporânea, tanto para as pessoas atenderem às necessidades do seu cotidiano quanto para estudarem o ambiente em que vivem.

A REPRESENTAÇÃO ESPACIAL E A LINGUAGEM CARTOGRÁFICA

A REPRESENTAÇÃO ESPACIAL E A LINGUAGEM CARTOGRÁFICA

Christian Nunes DA SILVA, João dos Santos CARVALHO

Resumo

Guia de estudos: confira 10 temas essenciais de geografia

Guia de estudos: confira 10 temas essenciais de geografia 

Lucas Rodrigues
Do UOL, em São Paulo

Confira dez temas importantes de geografia para o vestibular10 fotos

8 / 10
Relevo: processos de formação, principais formas no Brasil e placas tectônicas. "Nesse tema, é comum ser abordada a relação da ocupação do espaço geomorfológico e suas consequências", afirma Silvanio Fortini, professor do Colégio Magnum, de Belo Horizonte. Na foto, vista aérea do Pantanal, maior planície de inundação do planeta, nas proximidades do rio Negro, no Mato Grosso Luciano Candisani/CI/Divulgação
Conceitos que envolvem mudanças no clima, fontes alternativas de energia e globalização devem estar na ponta da língua dos estudantes que irão encarar a maratona de vestibulares no final deste ano. Para ajudá-los, o UOL preparou uma lista com dez temas essenciais de geografia.