MASP (Método de Análise e Solução de Problemas) – parte 1
O MASP (Método de Análise e Solução de Problemas) é um processo de melhoria que apresenta 8 etapas, sendo que cada uma delas contribui para a identificação dos problemas e a elaboração de ações corretivas e preventivas para eliminá-los ou minimizá-los.
Este método auxilia os gerentes na solução de problemas, fornecendo subsídios para analisá-los e priorizá-los, identificando situações que não foram bem definidas e exigem atenção. O MASP estabelece rápido controle das situações e planeja o trabalho que será realizado, apresentando respostas que ajudam na priorização de problemas que exijam atenção e dividindo-o em partes para ser analisado.
O método propõe a seguinte ordem na tratativa de problemas:
- Problema: identificar o problema;
- Observação: analisar as características do problema;
- Análise: determinar as causas principais;
- Plano de ação: conceber um plano para eliminar as causas;
- Ação: agir para eliminar as causas;
- Verificação: confirmar a eficácia da ação;
- Padronização: eliminar definitivamente as causas;
- Conclusão: recapturar as atividades desenvolvidas e planejar para o futuro.
Exemplo de aplicação
Vejamos um exemplo do MASP em uma tabela orientativa que apresenta as etapas e uma descrição do seu funcionamento:
O MASP certamente pode ser utilizado para melhorar não só problemas pontuais da sua empresa como para orientar a melhoria contínua de processos e, talvez, até mesmo a tratativa de NCs. Com disciplina e estruturação, o método poderá trazer grandes benefícios e aumentar os resultados dos seus processos.
Conhecendo um pouco mais o método, conta pra gente aí nos comentários: você já utiliza ou utilizou o MASP? Como foi a experiência?
* Nota: Este post foi publicado originalmente no dia 05 de Junho de 2012.
REFERÊNCIAS
CAMPOS, VICENTE FALCONI. Controle da Qualidade Total (no estilo japonês). Belo Horizonte: DG Editors, 1999.GARVIN, David A. Gerenciando a qualidade: a visão estratégica e competitiva. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2002.MATTOS, Ronaldo. Dissertação: Análise crítica de uma metodologia de solução de problemas na prestação de serviços. UFSC,1999.
MASP (Método de Análise e Solução de Problemas) – parte 2
Um dos primeiros posts do nosso Blog falava sobre o MASP (Método de Análise e Solução de Problemas). E é muito importante manter esse tópico ativo pela questão lógica de que toda empresa teve, tem ou terá problemas para resolver.
Vamos tentar desmistificar o MASP: Imagine a utilização de um método em que uma análise é feita para chegarmos à solução de um problema. Isso é o MASP! Na verdade ele é muito simples e eficiente.
MASP ou PDCA? Eis a questão!
Certa vez ouvi alguém dizer que preferia o PDCA ao MASP, mas na minha opinião isso soa estranho. É como dizer que prefere “doze ovos” ao invés de “uma dúzia de ovos”. Porque o MASP está dentro do PDCA!
Antes de fazer essa comparação, faz todo sentido é entender como o MASP e o PDCA estão relacionados e qual o benefício dessa relação. Uma figura do livro do Falconi ajuda a entender isso melhor, olha só:
No quadro, é possível notar que cada fase do MASP está dentro de uma das etapas do ciclo PDCA, e que a ligação entre elas é baseada no que cada etapa representa dentro da lógica da melhoria contínua. Todas as etapas do MASPforam descritas no primeiro post sobre o assunto.
Não é só sobre resolver problemas, é sobre resolver do jeito certo!
A tabela apresentada deixa claro cada uma das etapas, mas não basta conhecer as etapas para que possamos executá-las, por isso, quando falamos que vamos usar um método para fazer uma análise e solucionar problemas, gostaria de chamar a atenção para um aspecto desse discurso: o método.
O método é crucial, pois garante a execução de algo forma organizada e em uma sequência estabelecida de forma lógica. Outro fator que faz toda a diferença é a disciplina, método exige disciplina, e ela é necessária para que todas as atividades sejam executadas e, de preferência, da forma correta.
O importante é ter um método!
O MASP é simples e eficaz, e a prática do método conduz uma execução cada vez melhor e consequentemente resultados cada vez melhores também. Porém, para finalizar, solucionar problemas não é simples, mas a complexidade deve se ater ao problema em si, não ao método que usamos para buscar a solução.
CAMPOS, VICENTE FALCONI. Gerenciamento da rotina do trabalho do dia-a-dia. Nova Lima: INDG, Tecnologia e Serviços Ltda, 2004.
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