Pesquisar este blog

sábado, 25 de abril de 2015

Probabilidade Condicional

Probabilidade Condicional


Quando discorremos sobre alguns conceitos da probabilidade e também sobre a união de dois eventos, os exemplos dados sempre calculavam a probabilidade de um evento ocorrer diretamente em função do espaço amostral.
probabilidade condicional trata da probabilidade de ocorrer um evento A, tendo ocorrido um evento B, ambos do espaço amostral S, ou seja, ela é calculada sobre o evento B e não em função o espaço amostral S.
A probabilidade de ocorrência de um evento A em relação a um evento ocorrido B é expressa como:

Para calculá-la podemos nos utilizar da fórmula:
Sabemos que , a probabilidade da intersecção, é a razão do seu número de elementos, para o número de elementos do espaço amostral:
A probabilidade de B também é a razão do seu número de elementos, para o número de elementos do espaço amostral:
Os substituindo na fórmula original temos:
Para uma melhor compreensão da teoria, vejamos o exemplo a seguir.

Exemplo

EnunciadoUma pesquisa realizada entre 1000 consumidores, registrou que 650 deles trabalham com cartões de crédito da bandeira MasterCard, que 550 trabalham com cartões de crédito da bandeira VISA e que 200 trabalham com cartões de crédito de ambas as bandeiras. Qual a probabilidade de ao escolhermos deste grupo uma pessoa que utiliza a bandeira VISA, ser também um dos consumidores que utilizam cartões de crédito da bandeira MasterCard?
Observe a figura abaixo e a compare com as informações do enunciado. Fazer isto poderá lhe ajudar na resolução de outros problemas:
De onde tiramos que:
A probabilidade procurada é dada pela fórmula:
Como supracitado a probabilidade da intersecção é a razão do seu número de elementos, para o número de elementos do espaço amostral, então a fórmula acima pode ser reduzida a:
O número de pessoas que utilizam as duas bandeiras, ou seja, a quantidade de elementos da intersecção é igual a 200, já o número de consumidores que utilizam ao menos a bandeira VISA é 550, portanto:
Portanto:
RespostaA probabilidade de escolhida uma pessoa que utiliza a bandeira VISA, ser também um usuário da bandeira MASTERCARD é 4/11.

Acima tratamos da probabilidade da ocorrência de um evento A tendo ocorrido um evento B. Se tivéssemos a probabilidade da ocorrência de um evento B tendo ocorrido um evento A, a fórmula para o cálculo desta probabilidade seria:
O que implica em:



http://www.matematicadidatica.com.br/ProbabilidadeCondicional.aspx


(Petrobrás Nível Médio 2010 – Cesgranrio – Questão 32) FGV traça perfil de alunos on-line.
Mulheres solteiras, com curso superior e renda até R$2.000,00. Esse é o perfil do brasileiro que busca aperfeiçoamento profissional gratuito na Internet, como mostra levantamento feito pelo FGV on-line, de março a setembro
de 2009. (Jornal O Globo, 03 mar. 2010)
O resultado desse levantamento é apresentado no quadro abaixo.


São mulheres: 58,3%
Ganham até R$2 mil por mês: 77,7%
Têm graduação: 68,1%
Concentram-se em SP, RJ e MG: 62,8%
Ocupam o cargo de analista: 34,1%


Considere que 2.000 pessoas participaram dessa entrevista e que, do total de pessoas que se concentram em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, 50% são homens. Escolhendo-se, ao acaso, um dos homens entrevistados,qual é, aproximadamente, a probabilidade de que ele seja de São Paulo, Rio de Janeiro ou Minas Gerais?
(A) 75,3%
(B) 41,7%
(C) 31,4%
(D) 19,5%
(E) 10,3%

Vamos resolver o exercício utilizando a probabilidade condicional, pois queremos saber a probabilidade do entrevistado ser de SP, RJ ou MG, sabendo que é homem.

Veja a fórmula:
P(A/B) = P(A∩B) / P(B)
onde:
A = Conjunto dos entrevistados em SP, RJ ou MG
B = Conjunto dos homens entrevistados

P(A∩B) = probabilidade de ser homem e entrevistado em SP, RJ ou MG
Sabendo que:
– “Concentram-se em SP, RJ e MG: 62,8%”
– “Considere que 2.000 pessoas participaram dessa entrevista e que, do total de pessoas que se concentram em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, 50% são homens.”
P(A∩B) = 0,628 / 2 = 0,314

P(B) = Probabilidade de ser homem
Sabendo que:
– “São mulheres: 58,3%”
P(B) = 0,417

Logo, P(A/B) = 0,314 / 0,417 = 0,753 = 75,3%


http://sabermatematica.com.br/exercicios-resolvidos-probabilidade-condicional.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário