Professor Janildo Arantes:
Questão 147 - ENEM 2009
A tabela mostra alguns dados da emissão de dióxido de carbono de uma fábrica, em função do número de toneladas produzidas.
Cadernos do Gestar II, Matemática TP3.
Disponível em: www.mec.gov.br. Acesso em: 14 jul. 2009.
Os dados na tabela indicam que a taxa média de variação entre a emissão de dióxido de carbono (em ppm) e a produção (em toneladas) é
A) inferior a 0,18.
B) superior a 0,18 e inferior a 0,50.
C) superior a 0,50 e inferior a 1,50.
D) superior a 1,50 e inferior a 2,80.
E) superior a 2,80.
D.A. RESOLVE
O primeiro passo é encontrar a variação pontual na emissão de dióxido de carbono (Y)em ppm, de acordo com a tabela, tem-se:
Conforme a produção em toneladas (X) vai aumentando a emissão de dióxido de carbono tem um acréscimo, pontualmente essa variação na emissão de dióxido de carbono foi calculada na tabela acima. O segundo passo é calcular a média dessa variação de emissão de dióxido de carbono. tem-se:
Sabe-se, então que a variação média na emissão de dióxido de carbono é de, aproximadamente, 0,21 ppm. A tabela inicial mostra que a produção em toneladas (X)tem um aumento (variação da produção) pontual constante de 0,1 toneladas o que resulta em um aumento médio igual ao valor constante. O terceiro passo é calcular a taxa média de variação entre a emissão de dióxido de carbono (em ppm) e a produção (em toneladas), vê-se:
A taxa média de emissão de dióxido de carbono por toneladas produzida é de 2,067ppm/ton.
Alternativa D.
http://www.da-educa.com/2009/12/matematica-e-suas-tecnologias-enem-2009.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário