Pesquisar este blog

sábado, 28 de março de 2015

Malba Tahan - A partilha dos 35 camelos









O Dia Nacional da Matemática é comemorado todo dia 06 de maio, desde 2004. Essa data foi escolhida por ser a data de nascimento de Malba Tahan (pseudônimo de Júlio César de Melo e Souza). Malba Tahan era um excelente professor de matemática, e um dos grande escritor. Escreveu cerca de 20 livros sobre Matemática Recreativa (sim, isso é possível!), Didática da Matemática, História da Matemática e Literatura Infanto Juvenil.

Quem criou esse dia foi a SBEM (Sociedade Brasileira de Educação Matemática). Talvez você esteja se perguntando: “Ué, mas por que a sociedade brasileira, fez o dia nacional da matemática no aniversário desse tal de Malba Tahan?”. A resposta é simples: Por que ele era brasileiro! Ele nasceu no Rio de Janeiro em 1895 e morreu aos 79 anos. Ele precisou usar um pseudônimo, por que na época, as revistas e jornais não publicavam seus contos com seu nome verdadeiro, e ele percebeu que bastava usar um nome estrangeiro, e pronto, publicação aceita. Tsc.
Um dos principais livros dele é “O Homem que Calculava”. Aposto que você já ouviu falar! E um dos problemas mais famosos desse livro é a divisão dos 35 camelos. O problema segue abaixo, será que você sabe como resolver?
Beremiz, o homem que calculava, estava viajando pelo deserto de carona no camelo de seu amigo.
A certa altura, encontraram três irmãos discutindo acaloradamente. Eles não conseguiam chegar a um acordo sobre a divisão de 35 camelos que o pai lhes havia deixado de herança.
Segundo o testamento, o filho mais velho deveria receber a metade, ao irmão do meio caberia um terço e o caçula ficaria com a nona parte dos animais. Eles, porém, não sabiam como dividir dessa forma os 35 camelos.
A cada nova proposta seguia-se a recusa dos outros dois, pois a metade de 35 é 17 e meio. Em qualquer divisão que se tentasse, surgiam protestos, pois, a terça parte e a nona parte de 35 também não são exatas, e a partilha era paralisada.
Como resolver o problema?
“É muito simples”, atalhou Beremiz, que dominava muito bem os números. Pedindo emprestado o camelo do amigo, propôs uma divisão dos agora 36 camelos. Sendo assim, o mais velho, que deveria receber 17 e meio, ficou muito satisfeito ao sair da disputa com 18.
O filho do meio, que teria direito a pouco mais de 11 camelos, ganhou 12. Por fim, o mais moço em vez de herdar 3 camelos e pouco, ganhou 4. Todos ficaram muito felizes com a divisão.
Como a soma 18 + 12 + 4 dá 34, Beremiz e o amigo ficam com dois camelos. Devolvendo o camelo de seu amigo, o homem que calculava ficou com aquele que sobrou.
Pergunta-se: Como Beremiz resolveu o problema dos irmãos e ainda saiu ganhando um camelo?





http://piadasnerds.com/tag/malba-tahan





Nenhum comentário:

Postar um comentário