Pesquisar este blog

sábado, 28 de março de 2015

Trigonometria básica - Exercícios


Trigonometria básica - Exercícios







1)       Num triângulo retângulo sabe-se que o cosseno de um ângulo α vale 5/13. Determine os possíveis lados do triângulo:

Sabe-se que:


Vamos dizer que triângulo tem lados a,b e c,com c como a hipotenusa.

a²=b²+c²  == > Equação 1



cos α=5/13

A gente pode dividir a Equação 1 por a²

Ficando da seguinte forma:

a²/a²=b²/a²+c²/a² 

1 = b²/a²+c²/a² 

Como seno α = c/a e elevado ao quadrado c²/a²


E

O cosseno b/a  e elevado ao quadrado b²/a² que equivale a 5²/13²

Temos então:

sen α²+cos α²=1

sen α²+(5/13)²=1

sen α²+25/169=1

Isolando sen α²

sen α²+25/169 -25/169=1- 25/169

sen α²=1-25/169

sen α²=169/169 - 25/169

sen α²=(169-25)/169

sen α²=144/169

Extraindo-se a raiz quadrada em ambos os lados:

√(sen α²)=√(144/169)

sen α=12/13

sen α=a/c e cos α=b/c


12/13=c/a    5/13=b/a

c/a = 12/13
a/c =13/12
a = (13/12)c

e

5/13=b/a
13/5 = a/b
a/b =13/5
a = (13/5)b


(12/13)c  (5/13).b onde b e c são quaisquer números reais


4) Um avião levanta voo sob um ângulo constante de 20º. Após percorrer 2000 metros em linha reta, qual será a altura atingida pelo avião aproximadamente (utilize seno 20º = 0,342; cosseno 20º = 0,94 e Tangente de 20º= 0,364 )


 

                    2000m                                                   cateto oposto





sen β = cat oposto/ hipotenusa

sen 20º = cat oposto/ 2000 m

sen 20º * 2000 m = 2000 m  * cat oposto/ 2000 m

0,342 * 2000 = cat oposto

0,342 *1000* 2 = cat oposto

342 * 2 = cat oposto

cat oposto = altura (h) = 684 m



5) Um avião decola, percorrendo uma trajetória retilínea formando com o solo, um ângulo de  30º (suponha que a região sobrevoada pelo avião seja plana). Depois de percorrer 1000 metros, qual a altura atingida pelo avião?



 

A figura seria semelhante à anterior mudando apenas os dados: 
                   
γ  =30º

sen γ  = cat oposto/ hipotenusa

sen 30º = cat oposto/ 1000 m

sen 30º * 1000 m = 1000 m  * cat oposto/ 1000 m

0,5 * 1000 = cat oposto

500 = cat oposto = altura

cat oposto = altura (h) = 500 m

6) de um ponto A, uma agrimensor enxerga o topo T de um morro, conforme um ângulo de 45º. Ao se aproximar 50m do morro, ele passa a ver o topo T conforme o ângulo de 60º. Determine a altura do morro.



Sabemos que tangente = 45º = 1
Tangente 45º = x/(50 + y) = 1 == > equação 1
Tangente 60º = x/ y = sqrt (3) = 1,7 == > equação 2

Da equação 2 temos:

x= 1,7 y Equação 3

Agora é só substituir a equação 3 na equação 1.
1,7y /(50 + y) = 1y
1,7 y = 50 + y
1,7y – 1 y = 50
0,7 y = 50
y = 50/0,7
y =50 * 10/7
y =500/7
y = 71,43 (aproximadamente)

Mas
x = y + 50
x = 71,43 + 50
x = altura do topo do morro = 121,43

10) uma pessoa de 1,65 metros de altura observa o topo de um edifício conforme o esquema abaixo. Para sabermos a altura do prédio, devemos somar 1,65 m a:



a)  b cos a        b) a cos a          c) a sen a      d) b tg a       e) b sen a

h = 1,65 + x

Como

seno a = x/b

x = seno a*b
e

h = seno * b + 1,65

h = 1,65 + b seno a== > Resposta (b seno a  )

Resolvam esses:


1) Nas figuras abaixo, determinar o valor de x
a)         b)  
02) Na cidade de pisa, Itália, está localizada a Torre de Pisa, um dos monumentos mais famosos do  mundo.
Atualmente, a torre faz, na sua inclinação, um ângulo de 74º com o solo. Quando o sol está bem em cima da torre (a pino) ela projeta uma sombra de 15 m de comprimento. A que distância se encontra o ponto mais alto da torre em relação ao solo?
(dados: sen 74º = 0,96¸  cos 74º = 0,28   e    tg74º = 3,4) 
a) 55 m      b) 15 m     c) 45 m     d) 42 m     e) 51 m
03) (UFSC) Num vão entre duas paredes, deve-se construir  uma rampa que vai da parte inferior de uma parede até o topo da outra. Sabendo-se que a altura das paredes é de 4Ö3 m e o vão entre elas é de 12 m, determine o ângulo, em graus, que a rampa formará com o solo.
04) Na figura abaixo, determinar o valor de x e y.
05) (UFSC) Na figura, abaixo, determine o valor de x                       
     
      AD = x      DC = x - 38      BD = y           
06) Com base na figura abaixo é correto afirmar:

      01. h = Ö2 m
02. h = Ö3 m
04. a = (1 + Ö3) m
08. O triângulo ACD é isósceles
16. O lado AC mede 6 m
07) Um barco navega seguindo uma trajetória retilínea e paralela à costa. Num certo momento,  um coqueiro situado na praia é visto do barco segundo um ângulo de 20º com sua trajetória.
Navegando mais 500 m, o coqueiro fica posicionado na linha perpendicular à trajetória do barco. Qual é a distância do barco à costa?
(sen 20º = 0,34; cos 20 = 0,93; tg 20º = 0,36)
08) Determine o valor de x e y na figura abaixo: 
     
09) (Unicamp-SP) Uma pessoa de 1,65 m de altura observa o topo de um edifício conforme o esquema abaixo. Para sabermos a altura do prédio, devemos somar 1,65m a:
        a)  b cos a        b) a cos a          c) a sen a      d) b tg a       e) b sen a
10) (U.E. Ponta Grossa-PR) Na figura abaixo, em que o ponto B localiza-se a leste de A, a distância AB = 5 km. Neste momento, um barco passa pelo ponto C, a norte de B, e leva meia hora para atingir o ponto D. A partir destes dados, assinale o que for correto.
  
       01. AC = 10 km
       02. AD = 2,5 km
       04. BC = 5Ö3 km
       08. O ângulo BÂD mede 60°
       16. A velocidade média do barco é de 15 km/h
11) (CEFET-PR) Se na figura abaixo AB = 9 cm, o segmento DF mede,  em cm:
   
      a) 5      b) 4      c) 8      d) 7      e) 6
12) (FUVEST) Sabe-se que x = 1 é raiz da equação (cos2α)x2 – (4cosαsen β)x + (3/2)sen β= 0, sendo α e β os ângulos agudos indicados no triângulo retângulo da figura abaixo.
 
Pode-se afirmar que as medidas de α e β são respectivamente:
a) p/8 e 3p/8     b) p/6 e p/3      c) p/4 e p/4       d) p/3 e p/6      e) 3p/8 e p/8
13) Calcular as medidas dos ângulos internos do triângulo ABC indicado pela figura abaixo:
14) (FUVEST) Dois pontos, A e B, estão situados na margem de um rio e distantes 40 m um do outro. Um ponto C, na outra margem do rio, está situado de tal modo que o ângulo CAB mede 75o e o ângulo ACB mede 75o. Determine a largura do rio.

15) (UFSC) Sejam h e y, respectivamente, os comprimentos da altura e do lado AD do paralelogramo ABCD da figura. Conhecendo-se o  ângulo a, o comprimento L do lado AB, em centímetros, é:

Resultado de imagem para Sejam h e y, respectivamente, os comprimentos da altura e do lado AD do paralelogramo ABCD da figura. Conhecendo-se o ângulo a, o comprimento L do lado AB, em centímetros,


h = 12 \sqrt{3}  cm y = 21 cm a = 30°


http://www.matematiques.com.br/image/trigo15.bmp



Nenhum comentário:

Postar um comentário