A informática deve ser utilizada para a transformação social
A utilização de recursos tecnológicos na sala de aula tem sido muito discutida. Aos poucos, as escolas estão implantando a informática em seus currículos, dando aos alunos as primeiras noções do mundo da informatização.
Nas aulas, temos visto os alunos utilizarem programas específicos para escreverem textos, elaborarem listas e cálculos de suas despesas, organizarem agendas, e fazerem slides para apresentar algum trabalho.
É ótimo, maravilhoso, que a tecnologia tenha chegado ao âmbito escolar, mas se o assunto fosse levado mais a sério os benefícios seriam muito maiores.
Crianças e jovens tem se utilizado desses recursos tecnológicos mais como forma de diversão do que em benefício de aprendizagens significativas.
É claro que a diversão faz parte de uma vida saudável, e os jogos eletrônicos e vídeo games são grandes responsáveis por isso. Além desses, as salas de bate-papo também são muito utilizadas, fazendo com que todos tenham oportunidade de interagir virtualmente com seus amigos.
Mas se tais recursos fossem trabalhados de forma mais eficiente, poderia ser uma das formas de transformação da educação.
Muitos professores ainda não se encontram capacitados para lidar com os alunos em aulas informatizadas, pois tais atividades exigem dos mesmos habilidades profissionais específicas. Além disso, como criar, planejar estratégias ligadas a uma forma de trabalho que ainda não se domina por completo?
As escolas deveriam repensar essas práticas, levando para o processo ensino/aprendizagem projetos que oportunizem o enriquecimento da troca de informações, já que através da internet podemos ter contato com o mundo.
Em aulas de história, por exemplo, os alunos podem visitar museus eletrônicos, como o museu do Louvre, em Paris, o que dará mais veracidade aos fatos acontecidos.
Imagine uma aula de fuso horário, assunto nada agradável, que exige cálculos, onde o professor pode mostrar, ao vivo, as diferenças entre as horas de uma localidade e outra, ou então acessar um programa que mostre o globo terrestre e, ao aproximar a imagem, visitar vários países!
Existem inúmeros conteúdos que podem ser trabalhados através da internet, como a criação do universo, dos planetas que constituem o sistema solar, movimento de rotação e translação, etc.
Projetos que desenvolvam a sustentabilidade, recursos tão necessários para o planeta, também proporcionam melhores condições de aprendizagens e conscientização sobre os problemas da natureza, que tem ocasionado problemas para o homem.
Bom seria se, ao invés de ficarem decorando vocabulários em inglês ou espanhol, que os alunos tivessem a oportunidade de conversar diretamente com estudantes de outras escolas do mundo, nas salas de bate-papo. Com certeza, o aprendizado de outra língua teria muito mais significado e aconteceria de forma mais eficiente.
Além desses, podem levar para salas de aula discussões sobre pedofilia, alcoolismo, drogas, prostituição, doenças, criminalidade, consequências de atitudes que não condizem com as determinações legais, dando aos alunos maior visão da realidade social do mundo.
A informatização e os avanços tecnológicos precisam ser encarados de forma mais séria, visando transformações de atitudes, exercício da cidadania, conscientização das responsabilidades sociais de cada um.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola
http://educador.brasilescola.uol.com.br/orientacoes/educacao-recursos-tecnologicos.htm
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