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Término em: 07/02/2014
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Textos descritivos, Informativos, literários
e argumentativos
Mapas, charges, gráficos, tabelas e outros
Um texto é uma unidade de
sentido construída por ideias que podem ser expostas por meio de palavras e/ou
imagens , mas que precisam concordar com um conjunto de elementos que possibilitam
justamente o entendimento dessas ideias, como:
Coesão
Coesão é a conexão, ligação, harmonia entre os elementos
de um texto. Percebemos tal definição quando lemos um texto e verificamos que
as palavras, as frases e os parágrafos estão entrelaçados, um dando
continuidade ao outro.
Os elementos de coesão determinam a transição de ideias
entre as frases e os parágrafos.
Observe a coesão presente no
texto a seguir:
“Os sem-terra fizeram um
protesto em Brasília contra a política agrária do país, porque consideram injusta a atual
distribuição de terras. Porém o ministro da Agricultura considerou a
manifestação um ato de rebeldia, uma
vez que o projeto
de Reforma Agrária pretende assentar milhares de sem-terra.”
JORDÃO, R., BELLEZI C.
Linguagens. São Paulo: Escala Educacional, 2007, p. 566
As palavras destacadas têm o papel
de ligar as partes do texto, podemos dizer que elas são responsáveis pela
coesão do texto.
Há vários recursos que respondem pela coesão do texto, os
principais são:
- Palavras de
transição: são palavras
responsáveis pela coesão do texto, estabelecem a inter-relação entre os
enunciados (orações, frases, parágrafos), são preposições, conjunções, alguns
advérbios e locuções adverbiais.
Veja algumas palavras e expressões de transição e seus respectivos sentidos:
Veja algumas palavras e expressões de transição e seus respectivos sentidos:
- inicialmente (começo,
introdução)
- primeiramente (começo, introdução)
- primeiramente (começo, introdução)
- antes de tudo (começo, introdução)
- desde já (começo, introdução)
- além disso (continuação)
- do mesmo modo (continuação)
- acresce que (continuação)
- ainda por cima (continuação)
- bem como (continuação)
- outrossim (continuação)
- enfim (conclusão)
- dessa forma (conclusão)
- em suma (conclusão)
- nesse sentido (conclusão)
- portanto (conclusão)
- afinal (conclusão)
- logo após (tempo)
- ocasionalmente (tempo)
- posteriormente (tempo)
- atualmente (tempo)
- enquanto isso (tempo)
- imediatamente (tempo)
- não raro (tempo)
- concomitantemente (tempo)
- igualmente (semelhança, conformidade)
- segundo (semelhança, conformidade)
- conforme (semelhança, conformidade)
- assim também (semelhança, conformidade)
- de acordo com (semelhança, conformidade)
- daí (causa e consequência)
- por isso (causa e consequência)
- de fato (causa e consequência)
- em virtude de (causa e consequência)
- assim (causa e consequência)
- naturalmente (causa e consequência)
- então (exemplificação, esclarecimento)
- por exemplo (exemplificação, esclarecimento)
- isto é (exemplificação, esclarecimento)
- a saber (exemplificação, esclarecimento)
- em outras palavras (exemplificação, esclarecimento)
- ou seja (exemplificação, esclarecimento)
- quer dizer (exemplificação, esclarecimento)
- rigorosamente falando (exemplificação, esclarecimento).
Ex.: A prática de atividade
física é essencial ao nosso cotidiano. Assim
sendo, quem a pratica possui uma melhor qualidade de vida.
- Coesão por
referência: existem
palavras que têm a função de fazer referência, são elas:
- pronomes pessoais: eu, tu, ele, me, te, os...
- pronomes possessivos: meu, teu, seu, nosso...
- pronomes demonstrativos: este, esse, aquele...
- pronomes indefinidos: algum, nenhum, todo...
- pronomes relativos: que, o qual, onde...
- advérbios de lugar: aqui, aí, lá...
Ex.: Marcela obteve uma ótima
colocação no concurso. Tal resultado demonstra que ela se esforçou bastante para alcançar o
objetivo que tanto almejava.
- Coesão por
substituição: substituição
de um nome (pessoa, objeto, lugar etc.), verbos, períodos ou trechos do texto
por uma palavra ou expressão que tenha sentido próximo, evitando a repetição no
corpo do texto.
Ex.: Porto Alegre pode ser substituída por “a capital
gaúcha”;
Castro Alves pode ser substituído por “O Poeta dos
Escravos”;
João Paulo II: Sua Santidade;
Vênus: A Deusa da Beleza.
Ex.: Castro Alves é autor de
uma vastíssima obra literária. Não é por acaso que o "Poeta dos Escravos"é
considerado o mais importante da geração a qual representou.
Assim, a coesão confere
textualidade aos enunciados agrupados em conjuntos.
Por Marina Cabral
Especialista em Língua Portuguesa
Equipe Brasil Escola
Coerência
Coerência Textual
A construção textual
deve ser a construção de um todo compreensível aos olhos do leitor.
A coerência
textual é o instrumento
que o autor vai usar para conseguir encaixar as “peças” do texto e dar um
sentido completo a ele.
Cada palavra tem seu sentido individual,
quando elas se relacionam elas montam um outro sentido. O mesmo raciocínio vale
para as frases, os parágrafos e até os textos. Cada um desses elementos tem um
sentido individual e um tipo de relacionamento com os demais. Caso estas relações
sejam feitas da maneira correta, obtemos uma mensagem, um conteúdo semântico
compreensível.
O texto é escrito com uma
intencionalidade, de modo que ele tem uma repercussão sobre o leitor, muitas
vezes proposital.
Em uma redação, para que a coerência
ocorra, as idéias devem se completar. Uma deve ser a continuação da outra. Caso
não ocorra uma concatenação de idéias entre as frases, elas acabarão por se
contradizerem ou por quebrarem uma linha de raciocínio. Quando isso acontece,
dizemos que houve um quebra de coerência textual.
A coerência é um resultado da não
contradição entre as partes do texto e do texto com relação ao mundo. Ela é
também auxiliada pela coesão
textual, isto é, a compreensão de um texto é melhor capturada com o
auxílio de conectivos, preposições, etc.
Vejamos alguns exemplos de falta de
coerência textual:
"No verão passado, quando
estivemos na capital do Ceará Fortaleza, não pudemos aproveitar a praia, pois o
frio era tanto que chegou a nevar"
“Estão derrubando muitas árvores e por
isso a floresta consegue sobreviver.”
“Todo mundo viu o mico-leão, mas eu não ouvi o sabiá cantar”
“Todo mundo destrói a natureza menos todo mundo”
“Podemos notar claramente que a falta
de recursos para a escola pública é um problema no país. O governo prometeu e
cumpriu: trouxe várias melhorias na educação e fez com que os alunos que
estavam fora da escola voltassem a frequenta-la. Isso trouxe várias melhoras
para o país.”
A falta de coerência em um texto é
facilmente detectada por um falante da língua, mas não é tão simples notá-la
quando é você quem escreve. A coerência é a correspondência entre as ideias do
texto de forma lógica.
Quando o entendimento de determinado texto é comprometido, imediatamente
alguém pode afirmar que ele está incoerente. Na maioria das vezes esta pessoa
está certa ao fazer esta afirmação, mas não podemos achar que as dificuldades de
organização das ideias se resumem à coerência ou a coesão. É certo que elas
facilitam bastante esse processo, mas não são suficientes para resolver todos
os problemas. O que nos resta é nos atualizarmos constantemente para podermos
ter um maior domínio do processo de produção textual.
http://www.infoescola.com/redacao/coerencia-textual/
Contexto é
a relação entre o texto e a situação em que ele ocorre dentro do texto. É o
conjunto de circunstâncias em que se produz a mensagem que se deseja emitir-
lugar e tempo, cultura do emissor e do receptor, etc. - e que permitem sua
correta compreensão. Também corresponde onde é escrita a palavra, isto é, a
oração onde ela se encontra.
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