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quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Questão de Geografia no Enem: Relações Étnico-Raciais

Professor Janildo Arantes - desde 16 de agosto de 2009: Questão de Geografia no Enem: Relações Étnico-Raci...:  

Questão de Geografia no Enem: Relações Étnico-Raciais

Recentemente, propomos aqui um estudo sobre as relações étnico-raciais que constituíram o Brasil e tratamos da importância do tema para o Enem, já que o ensino da História da África e da Cultura Afro-Brasileira é obrigatória por lei nos currículos escolares.
Como prometido, trazemos hoje uma questão do Enem 2014 sobre o tema. Leia com atenção e tente resolver. Depois disso, confira a resolução completa do professor Bruno Picchi, formado em Geografia na UNESP.
Enem 2014 – Caderno Amarelo – Questão 1
Parecer CNE/CP n° 3/2004, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.
Procura-se oferecer uma resposta, entre outras, na área da educação, à demanda da população afrodescendente, no sentido de políticas de ações afirmativas. Propõe a divulgação e a produção de conhecimentos, a formação de atitudes, posturas que eduquem cidadãos orgulhosos de seu pertencimento étnico-racial — descendentes de africanos, povos indígenas, descendentes de europeus, de asiáticos — para interagirem na construção de uma nação democrática, em que todos igualmente tenham seus direitos garantidos.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Disponível em: www.semesp.org.br. Acesso em: 21 nov. 2013 (adaptado).
A orientação adotada por esse parecer fundamenta uma política pública e associa o princípio da inclusão social a
a) práticas de valorização identitária.
b) medidas de compensação econômica.
c) dispositivos de liberdade de expressão.
d) estratégias de qualificação profissional.
e) instrumentos de modernização jurídica.

RESOLUÇÃO E COMENTÁRIOS
Alternativa A
O parecer CNE/CP n° 3/2004 é um documento que evidencia o caráter político engajado na valorização das identidades do leque étnico-racial que compõem a cultura brasileira de modo lato sensu. Esse fragmento apresenta uma grande diversidade de palavras e trechos que corroboram com a alternativa correta (letra A, “práticas de valorização identitária”), como “políticas de ações afirmativas”, “descendentes de africanos, povos indígenas, descendentes de europeus, de asiáticos” e, principalmente, na parte sobre a formação de atitudes e “posturas que eduquem cidadãos orgulhosos de seu pertencimento étnico-racial”.
De modo geral, essa pergunta trata da valorização de nossas matrizes culturais, com destaque às matrizes europeia, negra e indígena, no processo de reconhecimento e pertencimento dos cidadãos. Também vai no sentido da criação de um respeito e valorização de manifestações étnicas tidas como minoritárias ou historicamente não valorizadas. Um exemplo é o dever por parte dos professores em trabalhar o tema África no ensino básico através de uma normativa do Ministério da Educação.
A alternativa E, “instrumentos de modernização jurídica”, é uma distratora perigosa, que pode induzir o candidato em razão do fragmento da questão ser um parecer do Conselho Nacional de Educação e, principalmente, por tratar de “direitos garantidos” para a “construção de uma nação democrática”. Vale ressaltar que essa alternativa é errada em razão deste parecer ter uma natureza política, e não jurídica.
Essa resolução foi retirada das nossas Apostilas Preparatórias para o Enem. O professor Bruno Picchi é responsável pela resolução de todas as questões de geografia do material que contém todos os itens das últimas 6 edições do exame, resolvidas e explicadas com esta mesma perfeição! Clique aqui para saber mais sobre o material!

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De acordo com o cronograma do Programa Universidade para Todos, os candidatos que confirmaramparticipação na lista de espera do Prouni 2015, nos últimos dias 2 e 3 de março, têm até esta quarta-feira (11) para comparecer junto a instituição de oferta do curso para apresentar a documentação exigida e comprovar informações prestadas na inscrição.
Além de documentação pessoal e diploma do ensino médio, o concorrente deve levar uma série de documentos para comprovação de renda. A lista completa pode ser consultada na própria página do Prouni.
Após entrega da documentação, basta aguardar uma possível convocação pela faculdade / centro universitário. Importante esclarecer que, ao receber a documentação entregue pelo candidato, a instituição deve, obrigatoriamente, entregar o Protocolo de Recebimento de Documentação do Prouni. Este documento poderá ser solicitado a qualquer momento.
Vale lembrar que, caso perca o prazo e não se apresente até a data de hoje, independentemente do motivo, o candidato perderá o direito a disputa do bolsa.
Este evento praticamente encerra a primeira edição do Prouni 2015, que registrou participação de1.523.878 inscritos para as 213.113 bolsas de estudo oferecidas. O programa ainda terá uma segunda edição neste ano, que também utilizará as notas do Enem 2014 e que deve ocorrer entre os meses de junho / julho.

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