Vamos atribuir uma letra a cada uma das grandezas:
- G: A quantidade de galinhas;
- O: A quantidade de ovos;
- D: O número de dias.
A representação para a análise do problema, obtida segundo os dados do enunciado é a seguinte:
Note que na montagem posicionamos a grandeza procurada (O) à direita para que possamos facilmente isolá-la das demais.
Agora vamos determinar se as grandezas são diretamente ou inversamente proporcionais à grandeza O. Para isto utilizaremos setas com a mesma orientação para indicar grandezas diretamente proporcionais e com orientação inversa para indicar o oposto.
Vamos arbitrar que a orientação da grandeza O seja para baixo:
Agora vejamos se O e G são diretamente proporcionais ou não. Sabemos que ao aumentarmos a quantidade de galinhas, também iremos aumentar o número de ovos, sendo assim as duas grandezas são diretamente proporcionais, então a seta de G terá a mesma orientação da seta de O que é para baixo:
Determinemos se O e D são diretamente ou inversamente proporcionais. Ao aumentarmos o número de dias para a postura, também iremos aumentar a quantidade de ovos, isto nos mostra que as duas grandezas são diretamente proporcionais, então a seta de D será orientada para baixo, assim como a seta de O:
Como todas as grandezas têm a mesma orientação não precisamos realizar nenhuma inversão (todas as grandezas são proporcionais entre si), resta-nos então montar a proporção e resolvê-la:
20 galinhas botarão 200 ovos em 10 dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário