Vamos atribuir uma letra a cada grandeza:
- C: O número de costureiras;
- D: O número de dias de trabalho;
- J: A jornada de trabalho diária;
- P: A produção de vestidos.
Segundo os dados do enunciado a representação para a análise do problema é a seguinte:
Note que na montagem a grandeza J foi posicionada à direita para que facilmente possamos isolá-la no último passo.
Agora vamos determinar se as grandezas são diretamente ou inversamente proporcionais em relação à grandeza J. Para isto utilizaremos setas com a mesma orientação para indicar grandezas diretamente proporcionais e com orientação inversa para indicar o oposto.
Segundo a lógica da orientação das setas, vamos arbitrar que a orientação da grandeza J seja para baixo para começarmos a análise:
C é inversamente proporcional a J, pois se aumentando o número de costureiras pode-se diminuir a jornada de trabalho para uma mesma produção:
D é inversamente proporcional a J, já que se aumentando o número de dias de trabalho pode-se diminuir a jornada de trabalho para uma mesma produção:
P é diretamente proporcional a J, já que se aumentarmos a produção de vestidos, teremos que aumentar a jornada de trabalho para um mesmo número de costureiras e dias de trabalho:
Deixemos agora todas as grandezas com a mesma orientação. As grandezas C e D são inversamente proporcionais à J, por isto as duas serão invertidas:
Montemos finalmente a proporção para a resolução do problema:
Cinco dias do trabalho de 3 costureiras podem render 25 vestidos sem que se altere a jornada diária de trabalho, ou seja, elas ainda continuarão a trabalhar 8 horas por dia.
http://www.matematicadidatica.com.br/RegraDeTresExerciciosComposta.aspx#anchor_ex2
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