Apesar da grande diversidade biológica, a hipótese de que a vida na Terra tenha tido uma única origem comum é aceita pela comunidade científica. Uma evidência que apoia essa hipótese é a observação de processos biológicos comuns a todos os seres vivos atualmente existentes.
Um exemplo de tal processo é o(a)
  1. desenvolvimento embrionário.
  2. reprodução sexuada.
  3. respiração aeróbica.
  4. excreção urinária.
  5. síntese proteica.
Solução
Todos os seres vivos realizam síntese proteica.
Todas as formas de vida conhecidas são baseadas na mesma organização bioquímica fundamental: a informação genética codificada no DNA, transcrita em RNA, através do efeito de enzimas de proteína e RNA, e depois traduzida em proteínas por ribossomos (altamente semelhantes), com ATP, NADPH E outros como fontes de energia, etc.
Além disso, o código genético (a "tabela de tradução" de acordo com a qual a informação de DNA é traduzida em proteínas) é quase idêntico para todas as formas de vida conhecidas, de bactérias e archaea a animais e plantas.
A universalidade deste código é geralmente considerada pelos biólogos como evidência definitiva a favor da teoria da descendência comum universal.
A análise das pequenas diferenças no código genético também forneceu suporte para a descendência comum universal. Um exemplo seria Citocromo c que a maioria dos organismos realmente compartilhar. Uma comparação estatística de várias hipóteses alternativas mostrou que a ancestralidade comum universal é significativamente mais provável do que modelos envolvendo origens múltiplas.
Letra E
 http://www.resumov.com.br/provas/enem-2016/q49-apesar-da-grande-diversidade-biologica/