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quarta-feira, 10 de julho de 2019

Didática Aplicada à Atividade Policial


Didática Aplicada à Atividade Policial

Nome:__________________________________________________________________________ ______
Pelotão:_____________ Instrutor: Janildo da Silva Arante – 2º Sgt PM. Mat 163.916-1 Nota: ________

Questionário 01
Questão 01 – Por definição, Conteúdo Programático é:
a) o programa (a listagem) de conhecimentos que o aluno tomará contato em determinado ano, série, escola.
b) a ementa;
c) um aspecto procedimental;
d) a relação das disciplinas do curso.
Questão 02 - A MCN2014 trabalha com três conjuntos de competências:
a) Didáticas, judiciárias e operacionais
b) Cognitivas, Operativas e Atitudinais,
c) Cognitivas, Operativas e Didáticas
d) Didática, Atitudinais e Morais COA
Questão 03 – A MCN2014 (Matriz Curricular Nacional - 2014) traz pontos a serem entendidos no contexto contemporâneo do Ensino em Segurança Pública, são eles:
a) Competências (subdividida entre as dimensões organizacionais e classificação por habilidades) e Finalidades;
b) Competências (subdividida entre as dimensões organizacionais e classificação por habilidades) e ética;
c) Competências (subdividida entre as dimensões organizacionais e classificação por habilidades) e moral;
d) Competências (subdividida entre as dimensões organizacionais e classificação por habilidades) e princípios.
Questão 04 – Competência é entendida como:
a) Capacidades e habilidades voltadas para o trabalho em grupo, atuando positiva e assertivamente voltado para a missão institucional
b) a incapacidade de mobilizar saberes para prevaricar em diferentes situações da prática profissional, em que as reflexões antes, durante e após a ação estimulem a autonomia intelectual.
c) Incapacidades e habilidades voltadas para o trabalho em grupo, atuando positiva e assertivamente voltado para a missão institucional
d) a capacidade de mobilizar saberes para agir em diferentes situações da prática profissional, em que as reflexões antes, durante e após a ação estimulem a autonomia intelectual.
Questão 05 – as competências são classificadas como:
a) Cognitivas, Operativas e Atitudinais,
b)Competências cognitivas, competências cirúrgicas e competências atitudinais,
c)Competências cognitivas, competências técnicas e competências atitudinais,
d) cognitivas, competências operativas e competências éticas,
Questão 06 – as Dimensões Organizacionais são classificadas como:
a) Institucional, Profissional e Pessoal.
b) Policial Militar, Profissional e Pessoal;
c) Institucional, Marginal e Pessoal,
d) Institucional, Educacional e Pessoal
Questão 07 – As atividades propostas aos alunos deverão ser organizadas considerando os seguintes momentos:
a) No planejamento das aulas, durante as aulas e depois das aulas.
b) Apenas no planejamento das aulas
c) Apenas durante as aulas
d) Apenas depois das aulas
Questão 08 – _________________ questiona a segmentação dos diferentes campos do conhecimento, possibilitando uma relação epistemológica entre as disciplinas, ou seja, uma inter-relação existente entre os diversos campos do conhecimento frente ao mesmo objeto de estudo (...). Romper com a fragmentação do conhecimento não significa excluir sua unidade (…), na construção da autonomia intelectual. (CORDEIRO & SILVA, 2005, p. 18 apud SENASP, 2015, p. 56).
Escolha o item que preenche a lacuna e marque a resposta correta:
a) A contemporização.
b) A transversalidade
c) A Contextualização.
d) A interdisciplinaridade
Questão 09 _________________ refere-se a temas sociais que permeiam os conteúdos das diferentes disciplinas, (...). Os temas transversais não devem constituir uma única disciplina, mas permear todo o trabalho educativo.
Escolha o item que preenche a lacuna e marque a resposta correta:
a) A contemporização.
b) A Operacionalizar
c) A Contextualização.
d) A transversalidade.
Questão 10 – Segundo Cordeiro e Silva (2005), _______________ que atua nas ações formativas dos profissionais da área de segurança pública deve estar atento para que as atividades selecionadas possam ajudar os alunos a serem profissionais reflexivos, que utilizam a autonomia intelectual e sejam capazes de “transferir conhecimentos”, adaptando-se a diversas situações profissionais e a novas situações.
Escolha o item que preenche a lacuna e marque a resposta correta:
a) O Professor
b) O Monitor
c) O Aluno
d) O Comandante de pelotão
Questão 11Segundo Cordeiro e Silva (2005), _______________ que atua nas ações formativas dos profissionais da área de segurança pública deve estar atento para que as atividades selecionadas possam ajudar os alunos a serem profissionais reflexivos, que utilizam a autonomia intelectual e sejam capazes de “transferir conhecimentos”, adaptando-se a diversas situações profissionais e a novas situações.
Escolha o item que preenche a lacuna e marque a resposta correta:
a) O Professor
b) O Monitor
c) O Aluno
d) O Comandante de pelotão
Questão 12 – ___________é o instrumento utilizado para orientar a seleção dos conteúdos de cada disciplina, (...). Os mapas de competências são amplos e abrangentes e servem de base para a seleção dos conteúdos que comporão as ementas.
Escolha o item que preenche a lacuna e marque a resposta correta:
a) O mapa de competências da disciplina.
b) Carta náutica
c) Na Abordagem estrutural, policiamento orientado por problemas
d) A abordagem local
Questão 13 – os princípios são classificadas como:
a) Morais, Educacionais e Didático-pedagógicos
b) Pedagógicos, Éticos e Educacionais.
c) Éticos, Educacionais e Didático-pedagógicos,
d) Didático-pedagógicos, Éticos e Escolares.
Questão 14 – No âmbito da legislação educacional, desde ____, é reconhecida a especificidade do ensino militar e ressaltada a pertinência de uma legislação própria.
Escolha o item que preenche a lacuna e marque a resposta correta:
a) 1971
b) 1991
c) 1987
d) 2000
Questão 15 – ____________é um dos temas que vêm sendo discutido em âmbito acadêmico, em diversos espaços públicos, ou não, e em Congressos Internacionais, resultando em propostas de medidas para o controle do crime, o qual está cada vez mais globalizado. (...) (MIGUEL, Marco Antonio. Alves.Disponível em: http://www.polmil.sp.gov.br/unidades/apmbb/pdf/artigo_1.pdf. Acesso em: 22 out 2012).
Escolha o item que preenche a lacuna e marque a resposta correta:
a) A Segurança Privada
b) A Polícia Patrimonial
c) A Scotland Yard
d) A Segurança Pública


Questionário 02

Questão 01 – as competências são classificadas como:
a) Cognitivas, Operativas e Atitudinais,
b)Competências cognitivas, competências cirúrgicas e competências atitudinais,
c)Competências cognitivas, competências técnicas e competências atitudinais,
d) cognitivas, competências operativas e competências éticas.
Questão 02 – as Dimensões Organizacionais são classificadas como:
a) Institucional, Profissional e Pessoal.
b) Policial Militar, Profissional e Pessoal;
c) Institucional, Marginal e Pessoal,
d) Institucional, Educacional e Pessoal.
Questão 03 os conteúdos dividem-se em:
a) Conceituais, Administrativos e Procedimentais.
b) Conceituais, Operativos e Atitudinais.
c) Conceituais, Operativos e Procedimentais.
d) Conceituais, Procedimentais e atitudinais.
Questão 04 _________________ refere-se a temas sociais que permeiam os conteúdos das diferentes disciplinas, (...). Os temas transversais não devem constituir uma única disciplina, mas permear todo o trabalho educativo.
Escolha o item que preenche a lacuna e marque a resposta correta:
a) A contemporização.
b) A Operacionalizar
c) A Contextualização.
d) A transversalidade.
Questão 05 As atividades propostas aos alunos deverão ser organizadas considerando os seguintes momentos:
a) No planejamento das aulas, durante as aulas e depois das aulas.
b) Apenas no planejamento das aulas
c) Apenas durante as aulas
d) Apenas depois das aulas
Questão 06 ___________são preceitos que fundamentam a concepção das ações formativas para os profissionais da área de segurança pública (MCN-2014).
a) Princípios.
b) Habilidades.
c) Planos de aula.
d) Conteúdos.
Questão 07 No âmbito da legislação educacional, desde o ano de ______, é reconhecida a especificidade do ensino militar e ressaltada a pertinência de uma legislação própria.
Escolha o item que preenche a lacuna e marque a resposta correta:
a) 1971
b) 1991
c) 1987
d) 2000
Questão 08 O que é didática?
a) a arte de transmitir conhecimentos; técnica de ensinar; a parte da pedagogia que trata dos preceitos científicos que orientam a atividade educativa de modo a torná-la mais eficiente. Ou, em outras palavras, ensinar a ensinar.
b) significa, em primeiro lugar, assumir que todo conhecimento envolve uma relação entre sujeito e objeto
c) significa, em segundo lugar, assumir que todo conhecimento envolve uma relação entre sujeito e objeto
d) a arte de receber conhecimentos; técnica de ensinar; a parte da pedagogia que trata dos preceitos científicos que orientam a atividade educativa de modo a torná-la mais eficiente. Ou, em outras palavras, ensinar a ensinar.
Questão 09 - A Didática é o ramo da Pedagogia que tem como objetivo trabalhar os métodos e as técnicas que melhor se harmonizam com o contexto sócio-educacional do aluno. Caracterizam-se como objetos de estudo da didática:
a) Currículo, planejamento.
b) ) Aspectos psicossociais do aluno, plano educacional.
c) Ensino, aprendizagem
d)Docência, educando.
Questão 10 - Os princípios da MCN2014 são preceitos que fundamentam a concepção das ações formativas para os profissionais da área de segurança pública. Para efeito didático, eles estão classificados em três grandes grupos:
a) Didático-pedagógicos, Éticos e Docentes;
b) Éticos, Didático-educacionais e pedagógicos
c) Educacionais, Didático-pedagógicos e Culturais;
d) Didático-pedagógicos, Educacionais e Éticos.
Questão 11 Os eixos articuladores poderão estar vinculados a determinada disciplina do currículo ou formatado em projetos e percursos interdisciplinares:
I - Sujeito e interações no contexto da segurança pública;
II - Sociedade, poder, estado, espaço público e segurança pública
III - Ética, cidadania, direitos humanos e segurança pública
IV - Diversidade étnico-sociocultural, conflitos e segurança pública .
a) Apenas a assertiva II está correta.
b) Apenas a assertiva III está correta
c) Todas as assertivas estão corretas.
d) Nenhuma das assertivas estão corretas.
Questão 12 – as Dimensões Organizacionais são classificadas como:
a) Institucional, Profissional e Pessoal.
b) Policial Militar, Profissional e Pessoal;
c) Institucional, Marginal e Pessoal,
d) Institucional, Educacional e Pessoal,
Questão 13 os conteúdos dividem-se em:
a) Conceituais, Administrativos e Procedimentais.
b) Conceituais, Operativos e Atitudinais.
c) Conceituais, Operativos e Procedimentais.
d) Conceituais, Procedimentais e atitudinais.
Questão 14Uma habilidade é a capacidade de:
a) capacidades mentais e procedimentos-(psicomotora/procedimental)
b) incapacidades mentais e procedimentos-(psicomotora/procedimental)
c) transformar conhecimento em ação (prática) e que resulta em um desempenho desejado.
d) transformar a falta de conhecimento em ação e que resulta em um desempenho inesperado.
Questão 15É o conjunto dos conteúdos de caráter transversal definidos por sua pertinência nas discussões sobre segurança pública e por envolverem problemáticas sociais de abrangência nacional. Eles devem permear as diferentes disciplinas, seus objetivos, conteúdos, bem como as orientações didático-pedagógicas.
____________________ têm um caráter orientado para o desenvolvimento pessoal e a conduta moral e ética, referindo-se às finalidades gerais das ações formativas, estimulando o questionamento permanente e reflexivo sobre as práticas profissionais e institucionais no contexto social e político em que elas se dão.

a) Os eixos articuladores.
b) As competências Atitudinais.
c) As competências Cognitivas.
d) As competências Operativas.


Questionário 03

Questão 01 Por definição, Conteúdo Programático é:
a) o programa (a listagem) de conhecimentos que o aluno tomará contato em determinado ano, série, escola.
b) a ementa;
c) um aspecto procedimental;
d) a relação das disciplinas do curso.
Questão 02 A MCN2014 (Matriz Curricular Nacional - 2014) traz pontos a serem entendidos no contexto contemporâneo do Ensino em Segurança Pública, são eles:
a) Competências (subdividida entre as dimensões organizacionais e classificação por habilidades) e Finalidades;
b) Competências (subdividida entre as dimensões organizacionais e classificação por habilidades) e ética;
c) Competências (subdividida entre as dimensões organizacionais e classificação por habilidades) e moral;
d) Competências (subdividida entre as dimensões organizacionais e classificação por habilidades) e princípios.
Questão 03 Competência é entendida como:
a) Capacidades e habilidades voltadas para o trabalho em grupo, atuando positiva e assertivamente voltado para a missão institucional
b) a incapacidade de mobilizar saberes para prevaricar em diferentes situações da prática profissional, em que as reflexões antes, durante e após a ação estimulem a autonomia intelectual.
c) Incapacidades e habilidades voltadas para o trabalho em grupo, atuando positiva e assertivamente voltado para a missão institucional
d) a capacidade de mobilizar saberes para agir em diferentes situações da prática profissional, em que as reflexões antes, durante e após a ação estimulem a autonomia intelectual.
Questão 04 – as competências são classificadas como:
a) Cognitivas, Operativas e Atitudinais,
b)Competências cognitivas, competências cirúrgicas e competências atitudinais,
c)Competências cognitivas, competências técnicas e competências atitudinais,
d) cognitivas, competências operativas e competências éticas,áginas 8 e 9 da apostila – Alíneas de A a C)
Questão 05 – as Dimensões Organizacionais são classificadas como:
a) Institucional, Profissional e Pessoal.
b) Policial Militar, Profissional e Pessoal;
c) Institucional, Marginal e Pessoal,
d) Institucional, Educacional e Pessoal,
Questão 06Uma habilidade é a capacidade de:
a) capacidades mentais e procedimentos-(psicomotora/procedimental)
b) incapacidades mentais e procedimentos-(psicomotora/procedimental)
c) transformar conhecimento em ação (prática) e que resulta em um desempenho desejado.
d) transformar a falta de conhecimento em ação e que resulta em um desempenho inesperado.
Questão 07É o conjunto dos conteúdos de caráter transversal definidos por sua pertinência nas discussões sobre segurança pública e por envolverem problemáticas sociais de abrangência nacional. Eles devem permear as diferentes disciplinas, seus objetivos, conteúdos, bem como as orientações didático-pedagógicas.
____________________ têm um caráter orientado para o desenvolvimento pessoal e a conduta moral e ética, referindo-se às finalidades gerais das ações formativas, estimulando o questionamento permanente e reflexivo sobre as práticas profissionais e institucionais no contexto social e político em que elas se dão.
a) Os eixos articuladores.
b) As competências Atitudinais.
c) As competências Cognitivas.
d) As competências Operativas.
Questão 08 Os eixos articuladores poderão estar vinculados a determinada disciplina do currículo ou formatado em projetos e percursos interdisciplinares:
I - Sujeito e interações no contexto da segurança pública;
II - Sociedade, poder, estado, espaço público e segurança pública
III - Ética, cidadania, direitos humanos e segurança pública
IV - Diversidade étnico-sociocultural, conflitos e segurança pública .
a) Apenas a assertiva II está correta.
b) Apenas a assertiva III está correta
c) Todas as assertivas estão corretas.
d) Nenhuma das assertivas estão corretas.
Questão 09É um processo que requer uma ação intencional do educador para que ocorra a promoção da aprendizagem, a construção/reconstrução do conhecimento e a apropriação crítica da cultura elaborada, considerando a necessidade de padrões de qualidades e de abrangência a princípios éticos.
O texto acima se refere ao:
a) a aprendizagem.
b) os Eixos articuladores.
c) Processo de aprendizagem.
d) O Ensinoo nos Slides e material de apoio)
Questão 10 _________________________prevê a aplicação do conhecimento teórico em prática responsável, refletida e consciente.
Escolha o item que preenche a lacuna e marque a resposta correta:
a) Aprender a atuar
b) Formular conteúdos
c) Aprender a pensar
d) Ensinar
Questão 11 os conteúdos dividem-se em:
a) Conceituais, Administrativos e Procedimentais.
b) Conceituais, Operativos e Atitudinais.
c) Conceituais, Operativos e Procedimentais.
d) Conceituais, Procedimentais e atitudinais.
Questão 12 _________________ o conteúdo que se quer aprendido significa, em primeiro lugar, assumir que todo conhecimento envolve uma relação entre sujeito e objeto.
Escolha o item que preenche a lacuna e marque a resposta correta:
a) Dar interdisciplinaridade a
b) Operacionalização
c) Contextualizar.
d) Dar transversalidade a
Questão 13 _________________ questiona a segmentação dos diferentes campos do conhecimento, possibilitando uma relação epistemológica entre as disciplinas, ou seja, uma inter-relação existente entre os diversos campos do conhecimento frente ao mesmo objeto de estudo (...). Romper com a fragmentação do conhecimento não significa excluir sua unidade (…), na construção da autonomia intelectual. (CORDEIRO & SILVA, 2005, p. 18 apud SENASP, 2015, p. 56).
Escolha o item que preenche a lacuna e marque a resposta correta:
a) A contemporização.
b) A transversalidade
c) A Contextualização.
d) A interdisciplinaridade
Questão 14 _________________ refere-se a temas sociais que permeiam os conteúdos das diferentes disciplinas, (...). Os temas transversais não devem constituir uma única disciplina, mas permear todo o trabalho educativo.
Escolha o item que preenche a lacuna e marque a resposta correta:
a) A contemporização.
b) A Operacionalizar
c) A Contextualização.
d) A transversalidade.
Questão 15 Segundo Cordeiro e Silva (2005), _______________ que atua nas ações formativas dos profissionais da área de segurança pública deve estar atento para que as atividades selecionadas possam ajudar os alunos a serem profissionais reflexivos, que utilizam a autonomia intelectual e sejam capazes de “transferir conhecimentos”, adaptando-se a diversas situações profissionais e a novas situações.
Escolha o item que preenche a lacuna e marque a resposta correta:
a) O Professor
b) O Monitor
c) O Aluno
d) O Comandante de pelotão

Questionário 04

Questão 01 As atividades propostas aos alunos deverão ser organizadas considerando os seguintes momentos:
a) No planejamento das aulas, durante as aulas e depois das aulas.
b) Apenas no planejamento das aulas
c) Apenas durante as aulas
d) Apenas depois das aulas
Questão 02 O que é didática?
a) a arte de transmitir conhecimentos; técnica de ensinar; a parte da pedagogia que trata dos preceitos científicos que orientam a atividade educativa de modo a torná-la mais eficiente. Ou, em outras palavras, ensinar a ensinar.
b) significa, em primeiro lugar, assumir que todo conhecimento envolve uma relação entre sujeito e objeto
c) significa, em segundo lugar, assumir que todo conhecimento envolve uma relação entre sujeito e objeto
d) a arte de receber conhecimentos; técnica de ensinar; a parte da pedagogia que trata dos preceitos científicos que orientam a atividade educativa de modo a torná-la mais eficiente. Ou, em outras palavras, ensinar a ensinar .
Questão 03 O estudo da didática aplicada ao ensino policial militar é também uma _________ na discussão do profissional de segurança pública. O ensino policial demanda uma especificidade inerente à profissão.
Escolha o item que preenche a lacuna e marque a resposta correta:
a) verticalização.
b) horizontalização
c) diagonalização.
d) abliquidade
Questão 04 ___________são preceitos que fundamentam a concepção das ações formativas para os profissionais da área de segurança pública (MCN-2014).
a) Princípios.
b) Habilidades.
c) Planos de aula.
d) Conteúdos.
Questão 05 ___________é o instrumento utilizado para orientar a seleção dos conteúdos de cada disciplina, (...). Os mapas de competências são amplos e abrangentes e servem de base para a seleção dos conteúdos que comporão as ementas.
Escolha o item que preenche a lacuna e marque a resposta correta:
a) O mapa de competências da disciplina.
b) Carta náutica
c) Na Abordagem estrutural, policiamento orientado por problemas
d) A abordagem local
Questão 06 ___________ os problemas devem ser resolvidos onde aparecem
a) No mapa de competências da disciplina.
b) Na abordagem criativa
c) Na abordagem estrutural.
d) Na abordagem local
Questão 07 – ___________ a resolução de problemas deve se basear na análise de causas estruturais, na consideração de todos os fatores subjacentes e nos meios disponíveis de criação de segurança
a) No mapa de competências da disciplina.
b) Na abordagem criativa
c) Na Abordagem estrutural, policiamento orientado por problemas
d) Na abordagem local
Questão 08 – ___________ compreende a discussão em pequenos grupos de casos verídicos ou baseados em fatos relacionados a situações que farão parte do cotidiano da área de segurança pública. Os casos deverão vir acompanhados do máximo de informações pertinentes para que o estudante possa analisá-los (caso análise) ou apresentar possíveis soluções (caso problema). Esta técnica permite que os estudantes analisem a situação apresentada e apliquem os conhecimentos aprendidos
a) O estudo de casos.
b) O Brainstorming
c) O Brainwriting.
d) A aula expositiva.
Questão 09 – ___________ (job aids): as listas de tarefas devem ser utilizadas quando se tem por objetivo que os estudantes sigam passos na realização de procedimentos.
a) O Briefing.
b) O Brainstorming
c) O Brainwriting.
d) A Lista de tarefas
Questão 10 – ___________são utilizados para gerar novas ideias, buscar soluções para um determinado problema. Todas as ideias surgidas devem ser registradas, a seguir categorizadas e analisadas com o auxílio de um coordenador. Ao final, o grupo toma as decisões para a resolução do problema.
a) O estudo de casos.
b) O Brainstorming e o brainwriting
c) O Painel de discussões.
d) A aula expositiva
Questão 11 – ___________é caracterizada pela explicação por meio da demonstração de técnicas e procedimentos, oportunizando aos estudantes: a exercitação, o feedback, a automação e a aplicação.
a) O estudo de casos.
b) O Brainstorming e o brainwriting
c) O Painel de discussões.
d) Demonstração ou aula prática.
Questão 12 – as habilidades são classificadas como:
a) Técnicas, Administrativas, Interpessoais, Políticas e Cognitivas.
b) Técnicas, Interculturais, Administrativas,Políticas e Cognitivas.
c) Técnicas, Contábeis, Interpessoais, Políticas e Cognitivas.
d) Técnicas, Administrativas, Interpessoais, Conceituais e Políticas.
Questão 13 – Princípios são entendidos como:
a) Ética.
b) Amoralidade.
c) Preceitos que fundamentam a concepção das ações formativas para os profissionais da área de segurança pública.
d) A capacidade de mobilizar saberes para agir em diferentes situações da prática profissional, em que as reflexões antes, durante e após a ação estimulem a autonomia intelectual..
Questão 14 – os princípios são classificadas como:
a) Morais, Educacionais e Didático-pedagógicos
b) Pedagógicos, Éticos e Educacionais.
c) Éticos, Educacionais e Didático-pedagógicos,
d) Didático-pedagógicos, Éticos e Escolares.
Questão 15 ___________ a utilização de meios criativos e não convencionais na resolução de problemas
a) No mapa de competências da disciplina.
b) Na abordagem criativa
c) Na Abordagem estrutural, policiamento orientado por problemas
d) No planejamento

Questionário 05
Questão 01 ___________requer o desenvolvimento do pensamento por meio da pesquisa e da organização do conhecimento e que habilitam o indivíduo a pensar de forma crítica e criativa, a posicionar-se, a comunicar-se e a estar consciente de suas ações.
Escolha o item que preenche a lacuna e marque a resposta correta:
a) Aprender a atuar
b) Formular conteúdos
c) Aprender a pensar
d) Ensinar
Questão 02 _________________________visa estimular a percepção da realidade, por meio do conhecimento e do desenvolvimento das potencialidades individuais - conscientização de si próprio - e da interação com o grupo e a convivência em diferentes ambientes: familiar, profissional e social.
Escolha o item que preenche a lacuna e marque a resposta correta:
a) Aprender a atuar
b) Formular conteúdos
c) Aprender a pensar
d) Aprender ser e a conviver
Questão 03 Estão relacionados à capacidade de aprender continuamente e envolvem, dentre outras, as capacidades de análise, síntese, crítica e criação, a partir da exploração de diferentes perspectivas na interpretação da realidade, frente a desafios e situações problematizadoras relacionadas à área de atuação.
O texto acima se refere a:
a) os processos de construção/reconstrução do conhecimento.
b) o processo de ensino.
c) O processo de aprendizagem.
d) O processo de ensino-aprendizagem.
Questão 04 No âmbito da legislação educacional, desde ____, é reconhecida a especificidade do ensino militar e ressaltada a pertinência de uma legislação própria.
Escolha o item que preenche a lacuna e marque a resposta correta:
a) 1971
b) 1991
c) 1987
d) 2000Questão 34 – Resposta: a) 1971 - (Definição nos Slides e material de apoio)
Questão 05 ____________é um dos temas que vêm sendo discutido em âmbito acadêmico, em diversos espaços públicos, ou não, e em Congressos Internacionais, resultando em propostas de medidas para o controle do crime, o qual está cada vez mais globalizado. (...) (MIGUEL, Marco Antonio. Alves. Disponível em: http://www.polmil.sp.gov.br/unidades/apmbb/pdf/artigo_1.pdf. Acesso em: 22 out 2012).
Escolha o item que preenche a lacuna e marque a resposta correta:
a) A Segurança Privada
b) A Polícia Patrimonial
c) A Scotland Yard
d) A Segurança Pública
Questão 06 Competência é entendida como a capacidade de mobilizar saberes para agir em diferentes situações da prática profissional, em que as reflexões antes, durante e após a ação estimulem a autonomia intelectual.
São classificadas em _______ modalidades.
Escolha o item que preenche a lacuna e marque a resposta correta:
a) cinco
b) quatro
c) três
d) duas
Questão 07 – No que tange às dimensões organizacionais.
a)O estudo da empresa do conhecimento e suas dimensões organizacionais caracteriza-se por dois cenários.
b) O medida das perspectivas.
c)O estudo da empresa do governo e suas dimensões organizacionais. Caracteriza-se por dois cenários.
d) O comprimento da empresa.empresa do conhecimento e suas dimensões organizacionais caracteriza-se por dois cenários. (Item 4.1.1 DIMENSÕES ORGANIZACIONAIS – Página 12).
Questão 08 É importante ressaltar que essas competências possuem uma relação estreita com os eixos ético, legal e técnico que, de acordo com Balestreri (1998), estão presentes na formação do profissional da área de segurança pública; com os Quatro Pilares da Educação propostos pela Unesco:____________________; e com as dimensões do conhecimento: saber, saber fazer e saber ser.
Escolha o item que preenche a lacuna e marque a resposta correta:
a) aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a conviver
b) aprender a aprender, aprender a trabalhar, aprender a ser e aprender a conviver
c) aprender a aprender, aprender a repreender, aprender a ser e aprender a conviver
Questão 09 – ______________________ são duas dimensões metodológicas.
a) intradisciplinaridade e transversalidade;
b) interdisciplinaridade e paralelismo;
c) interdisciplinaridade e transversalidade;
d) interdisciplinaridade e trigonometria;
Questionário 06
Questão 01 – Por definição, Conteúdo Programático é:
a) o programa (a listagem) de conhecimentos que o aluno tomará contato em determinado ano, série, escola.
b) a ementa;
c) um aspecto procedimental;
d) a relação das disciplinas do curso.

Questão 02 - A MCN2014 trabalha com três conjuntos de competências:
a) Didáticas, judiciárias e operacionais
b) Cognitivas, Operativas e Atitudinais,
c) Cognitivas, Operativas e Didáticas
d) Didática, Atitudinais e Morais
Questão 03A MCN2014 (Matriz Curricular Nacional - 2014) traz pontos a serem entendidos no contexto contemporâneo do Ensino em Segurança Pública, são eles:
a) Competências (subdividida entre as dimensões organizacionais e classificação por habilidades) e Finalidades;
b) Competências (subdividida entre as dimensões organizacionais e classificação por habilidades) e ética;
c) Competências (subdividida entre as dimensões organizacionais e classificação por habilidades) e moral;
d) Competências (subdividida entre as dimensões organizacionais e classificação por habilidades) e princípios.

Questão 04Competência é entendida como:
a) Capacidades e habilidades voltadas para o trabalho em grupo, atuando positiva e assertivamente voltado para a missão institucional
b) a incapacidade de mobilizar saberes para prevaricar em diferentes situações da prática profissional, em que as reflexões antes, durante e após a ação estimulem a autonomia intelectual.
c) Incapacidades e habilidades voltadas para o trabalho em grupo, atuando positiva e assertivamente voltado para a missão institucional
d) a capacidade de mobilizar saberes para agir em diferentes situações da prática profissional, em que as reflexões antes, durante e após a ação estimulem a autonomia intelectual.

Questão 05 as competências são classificadas como:
a) Cognitivas, Operativas e Atitudinais, (COA)
b)Competências cognitivas, competências cirúrgicas e competências atitudinais,
c)Competências cognitivas, competências técnicas e competências atitudinais,
d) cognitivas, competências operativas e competências éticas,
Questão 06as Dimensões Organizacionais são classificadas como:
a) Institucional, Profissional e Pessoal.
b) Policial Militar, Profissional e Pessoal;
c) Institucional, Marginal e Pessoal,
d) Institucional, Educacional e Pessoal,
Questão 07Uma habilidade é a capacidade de:
a) capacidades mentais e procedimentos-(psicomotora/procedimental)
b) incapacidades mentais e procedimentos-(psicomotora/procedimental)
c) transformar conhecimento em ação (prática) e que resulta em um desempenho desejado.
d) transformar a falta de conhecimento em ação e que resulta em um desempenho inesperado.

Questão 08É o conjunto dos conteúdos de caráter transversal definidos por sua pertinência nas discussões sobre segurança pública e por envolverem problemáticas sociais de abrangência nacional. Eles devem permear as diferentes disciplinas, seus objetivos, conteúdos, bem como as orientações didático-pedagógicas.
____________________ têm um caráter orientado para o desenvolvimento pessoal e a conduta moral e ética, referindo-se às finalidades gerais das ações formativas, estimulando o questionamento permanente e reflexivo sobre as práticas profissionais e institucionais no contexto social e político em que elas se dão.
a) Os eixos articuladores.
b) As competências Atitudinais.
c) As competências Cognitivas.
d) As competências Operativas.

Questão 09Os eixos articuladores poderão estar vinculados a determinada disciplina do currículo ou formatado em projetos e percursos interdisciplinares:
I - Sujeito e interações no contexto da segurança pública;
II - Sociedade, poder, estado, espaço público e segurança pública
III - Ética, cidadania, direitos humanos e segurança pública
IV - Diversidade étnico-sociocultural, conflitos e segurança pública .
a) Apenas a assertiva II está correta.
b) Apenas a assertiva III está correta
c) Todas as assertivas estão corretas.
d) Nenhuma das assertivas estão corretas.

Questão 10 - A MCN2014 define Classificação por Habilidades: (TAIPC) – Mal FORMULADA
a) Técnicas, Interpessoais e Cognitivas
b) Técnica, Administrativas e Interpessoais
c) Administrativas, Pessoais e Técnicas
d) Nenhuma das respostas anteriores

Classificação por Habilidades
a) Técnicas: Habilidades necessárias e inerentes à aplicação de seus conhecimentos para o desempenho apropriado das funções do profissional de segurança;
b) Administrativas: Habilidades administrativa e gerencial para o adequado exercício de suas funções;
c) Interpessoais: Habilidades de relacionamento com «sua clientela», a saber, a população em geral bem como de convivência com os companheiros de corporação em seu ambiente social;
d) Políticas: Habilidades associativas, o espírito de grupo e/ou corporativo bem como de integração e associação com o público - alvo de sua ação profissional, ou seja, a população em geral.
e) Cognitivas: Habilidades que requerem o raciocínio lógico abstrato.

Questionário 07
Questão 01 - De acordo com A MCN 2014 (Matriz Curricular Nacional) Quais os pontos entendidos dentro do contexto contemporâneo do Ensino da Segurança Pública:
a) Competências (subdivididas entre as dimensões organizacionais e classificação por habilidades) e ética e moral.
b) Competências (subdivididas entre as dimensões organizacionais e classificação por habilidades) e ética.
c) Competências (subdivididas entre as dimensões organizacionais e classificação por habilidades) e princípios.
d) Competências (subdivididas entre as dimensões organizacionais e classificação por habilidades) e moral.
Questão 02 – As atividades propostas aos alunos deverão ser organizadas considerando os seguintes momentos:
a) No planejamento das aulas, durante as aulas e depois das aulas.
b) Apenas no planejamento das aulas
c) Apenas durante as aulas
d) Apenas depois das aulas
Questão 03 É um processo que requer uma ação intencional do educador para que ocorra a promoção da aprendizagem, a construção/reconstrução do conhecimento e a apropriação crítica da cultura elaborada, considerando a necessidade de padrões de qualidades e de abrangência a princípios éticos.
O texto acima se refere ao:
a) a aprendizagem.
b) os Eixos articuladores.
c) Processo de aprendizagem.
d) Ensino

Questão 04 – _________________________prevê a aplicação do conhecimento teórico em prática responsável, refletida e consciente.
Escolha o item que preenche a lacuna e marque a resposta correta:
a) Aprender a atuar
b) Formular conteúdos
c) Aprender a pensar
d) Ensinar

Questão 05os conteúdos dividem-se em: (CPA)
a) Conceituais, Administrativos e Procedimentais.
b) Conceituais, Operativos e Atitudinais.
c) Conceituais, Operativos e Procedimentais.
d) Conceituais, Procedimentais e atitudinais.

Questão 06 _________________ o conteúdo que se quer aprendido significa, em primeiro lugar, assumir que todo conhecimento envolve uma relação entre sujeito e objeto.
Escolha o item que preenche a lacuna e marque a resposta correta:
a) Dar interdisciplinaridade a
b) Operacionalização
c) Contextualizar.
d) Dar transversalidade a
Questão 07 – _________________ questiona a segmentação dos diferentes campos do conhecimento, possibilitando uma relação epistemológica entre as disciplinas, ou seja, uma inter-relação existente entre os diversos campos do conhecimento frente ao mesmo objeto de estudo (...). Romper com a fragmentação do conhecimento não significa excluir sua unidade (…), na construção da autonomia intelectual. (CORDEIRO & SILVA, 2005, p. 18 apud SENASP, 2015, p. 56).
Escolha o item que preenche a lacuna e marque a resposta correta:
a) A contemporização.
b) A transversalidade
c) A Contextualização.
d) A interdisciplinaridade
Questão 08 _________________ refere-se a temas sociais que permeiam os conteúdos das diferentes disciplinas, (...). Os temas transversais não devem constituir uma única disciplina, mas permear todo o trabalho educativo.
Escolha o item que preenche a lacuna e marque a resposta correta:
a) A contemporização.
b) A Operacionalizar
c) A Contextualização.
d) A transversalidade.

Questão 09Segundo Cordeiro e Silva (2005), _______________ que atua nas ações formativas dos profissionais da área de segurança pública deve estar atento para que as atividades selecionadas possam ajudar os alunos a serem profissionais reflexivos, que utilizam a autonomia intelectual e sejam capazes de “transferir conhecimentos”, adaptando-se a diversas situações profissionais e a novas situações.
Escolha o item que preenche a lacuna e marque a resposta correta:
a) O Professor
b) O Monitor
c) O Aluno
d) O Comandante de pelotão

Questão 10 - As atividades propostas aos alunos deverão ser organizadas considerando os seguintes momentos:
a) No planejamento das aulas, durante as aulas e depois das aulas.
b) Apenas no planejamento das aulas
c) Apenas durante as aulas
d) Apenas depois das aulas


QUESTIONÁRIO 08
Questão 01 – O que é didática?
a) a arte de transmitir conhecimentos; técnica de ensinar; a parte da pedagogia que trata dos preceitos científicos que orientam a atividade educativa de modo a torná-la mais eficiente. Ou, em outras palavras, ensinar a ensinar.
b) significa, em primeiro lugar, assumir que todo conhecimento envolve uma relação entre sujeito e objeto
c) significa, em segundo lugar, assumir que todo conhecimento envolve uma relação entre sujeito e objeto
d) a arte de receber conhecimentos; técnica de ensinar; a parte da pedagogia que trata dos preceitos científicos que orientam a atividade educativa de modo a torná-la mais eficiente. Ou, em outras palavras, ensinar a ensinar (modificar).
Questão 02O estudo da didática aplicada ao ensino policial militar é também uma _________ na discussão do profissional de segurança pública. O ensino policial demanda uma especificidade inerente à profissão.
Escolha o item que preenche a lacuna e marque a resposta correta:
a) verticalização.
b) horizontalização
c) diagonalização.
d) abliquidade

Questão 03___________são preceitos que fundamentam a concepção das ações formativas para os profissionais da área de segurança pública (MCN-2014).
a) Princípios.
b) Habilidades.
c) Planos de aula.
d) Conteúdos.

Questão 04 – ___________é o instrumento utilizado para orientar a seleção dos conteúdos de cada disciplina, (...). Os mapas de competências são amplos e abrangentes e servem de base para a seleção dos conteúdos que comporão as ementas.
Escolha o item que preenche a lacuna e marque a resposta correta:
a) O mapa de competências da disciplina.
b) Carta náutica
c) Na Abordagem estrutural, policiamento orientado por problemas
d) A abordagem local

Questão 05___________ os problemas devem ser resolvidos onde aparecem
a) No mapa de competências da disciplina.
b) Na abordagem criativa
c) Na abordagem estrutural.
d) Na abordagem local

Questão 06 ___________ a resolução de problemas deve se basear na análise de causas estruturais, na consideração de todos os fatores subjacentes e nos meios disponíveis de criação de segurança
a) No mapa de competências da disciplina.
b) Na abordagem criativa
c) Na Abordagem estrutural, policiamento orientado por problemas
d) Na abordagem local
Questão 07 ___________ compreende a discussão em pequenos grupos de casos verídicos ou baseados em fatos relacionados a situações que farão parte do cotidiano da área de segurança pública. Os casos deverão vir acompanhados do máximo de informações pertinentes para que o estudante possa analisá-los (caso análise) ou apresentar possíveis soluções (caso problema). Esta técnica permite que os estudantes analisem a situação apresentada e apliquem os conhecimentos aprendidos
a) O estudo de casos.
b) O Brainstorming
c) O Brainwriting.
d) A aula expositiva.

Questão 08 – ___________ (job aids): as listas de tarefas devem ser utilizadas quando se tem por objetivo que os estudantes sigam passos na realização de procedimentos.
a) O Briefing.
b) O Brainstorming
c) O Brainwriting.
d) A Lista de tarefas

Questão 09 – ___________são utilizados para gerar novas ideias, buscar soluções para um determinado problema. Todas as ideias surgidas devem ser registradas, a seguir categorizadas e analisadas com o auxílio de um coordenador. Ao final, o grupo toma as decisões para a resolução do problema.
a) O estudo de casos.
b) O Brainstorming e o brainwriting
c) O Painel de discussões.
d) A aula expositiva

Questão 10 – ___________é caracterizada pela explicação por meio da demonstração de técnicas e procedimentos, oportunizando aos estudantes: a exercitação, o feedback, a automação e a aplicação.
a) O estudo de casos.
b) O Brainstorming e o brainwriting
c) O Painel de discussões.
d) Demonstração ou aula prática.

QUESTIONÁRIO 09
Questão 01– as habilidades são classificadas como:
a) Técnicas, Administrativas, Interpessoais, Políticas e Cognitivas.
b) Técnicas, Interculturais, Administrativas,Políticas e Cognitivas.
c) Técnicas, Contábeis, Interpessoais, Políticas e Cognitivas.
d) Técnicas, Administrativas, Interpessoais, Conceituais e Políticas.
Questão 02 – Princípios são entendidos como:
a) Ética.
b) Amoralidade.
c) Preceitos que fundamentam a concepção das ações formativas para os profissionais da área de segurança pública.
d) A capacidade de mobilizar saberes para agir em diferentes situações da prática profissional, em que as reflexões antes, durante e após a ação estimulem a autonomia intelectual..
Questão 03 – os princípios são classificadas como: (E E D-P)
a) Morais, Educacionais e Didático-pedagógicos
b) Pedagógicos, Éticos e Educacionais.
c) Éticos, Educacionais e Didático-pedagógicos,
d) Didático-pedagógicos, Éticos e Escolares.

Questão 04 – ___________ a utilização de meios criativos e não convencionais na resolução de problemas
a) No mapa de competências da disciplina.
b) Na abordagem criativa
c) Na Abordagem estrutural, policiamento orientado por problemas
d) No planejamento
Resposta: b) Na abordagem criativa
(Item 2.3.1 Abordagens – Página 12 – Alínea B)

Questão 05 – ___________requer o desenvolvimento do pensamento por meio da pesquisa e da organização do conhecimento e que habilitam o indivíduo a pensar de forma crítica e criativa, a posicionar-se, a comunicar-se e a estar consciente de suas ações.
Escolha o item que preenche a lacuna e marque a resposta correta:
a) Aprender a atuar
b) Formular conteúdos
c) Aprender a pensar
d) Ensinar
Questão 31 – Resposta: c) Aprender a pensar. (Definição nos Slides e material de apoio)

Questão 06 – _________________________visa estimular a percepção da realidade, por meio do conhecimento e do desenvolvimento das potencialidades individuais - conscientização de si próprio - e da interação com o grupo e a convivência em diferentes ambientes: familiar, profissional e social.
Escolha o item que preenche a lacuna e marque a resposta correta:
a) Aprender a atuar
b) Formular conteúdos
c) Aprender a pensar
d) Aprender ser e a conviver
Questão 32 – Resposta: d) Aprender ser e a conviver. (Definição nos Slides e material de apoio)
Questão 07 – Estão relacionados à capacidade de aprender continuamente e envolvem, dentre outras, as capacidades de análise, síntese, crítica e criação, a partir da exploração de diferentes perspectivas na interpretação da realidade, frente a desafios e situações problematizadoras relacionadas à área de atuação.
O texto acima se refere a:
a) os processos de construção/reconstrução do conhecimento.
b) o processo de ensino.
c) O processo de aprendizagem.
d) O processo de ensino-aprendizagem.
Resposta: a) os processos de construção/reconstrução do conhecimento.
(Definiçao nos Slides e material de apoio)
Questão 08 – No âmbito da legislação educacional, desde ____, é reconhecida a especificidade do ensino militar e ressaltada a pertinência de uma legislação própria.
Escolha o item que preenche a lacuna e marque a resposta correta:
a) 1971
b) 1991
c) 1987
d) 2000
Questão 08 – Resposta: a) 1971 - (Definição nos Slides e material de apoio)

Questão 09 – ____________é um dos temas que vêm sendo discutido em âmbito acadêmico, em diversos espaços públicos, ou não, e em Congressos Internacionais, resultando em propostas de medidas para o controle do crime, o qual está cada vez mais globalizado. (...) (MIGUEL, Marco Antonio. Alves. Disponível em: http://www.polmil.sp.gov.br/unidades/apmbb/pdf/artigo_1.pdf. Acesso em: 22 out 2012).
Escolha o item que preenche a lacuna e marque a resposta correta:
a) A Segurança Privada
b) A Polícia Patrimonial
c) A Scotland Yard
d) A Segurança Pública
Questão 09 – Resposta: d) A Segurança Pública – (Item 2 – POLÍCIA MILITAR: NOVOS TEMPOS, NOVAS EXIGÊNCIAS – Página 10)


Questão 10 – Competência é entendida como a capacidade de mobilizar saberes para agir em diferentes situações da prática profissional, em que as reflexões antes, durante e após a ação estimulem a autonomia intelectual.
São classificadas em _______ modalidades.
Escolha o item que preenche a lacuna e marque a resposta correta:
a) cinco
b) quatro
c) três
d) duas
Questão 10 – Resposta: c) três – (Item 4.1– Competências – Página 11)


QUESTIONÁRIO 10
Questão 01 – No que tange às dimensões organizacionais.
a)O estudo da empresa do conhecimento e suas dimensões organizacionais caracteriza-se por dois cenários.
b) O medida das perspectivas.
c)O estudo da empresa do governo e suas dimensões organizacionais. Caracteriza-se por dois cenários.
d) O comprimento da empresa..
Questão 01 – Resposta: a)O estudo da empresa do conhecimento e suas dimensões organizacionais caracteriza-se por dois cenários. – (Item 4.1.1 – DIMENSÕES ORGANIZACIONAIS – Página 12).

Questão 02 É importante ressaltar que essas competências possuem uma relação estreita com os eixos ético, legal e técnico que, de acordo com Balestreri (1998), estão presentes na formação do profissional da área de segurança pública; com os Quatro Pilares da Educação propostos pela Unesco:____________________; e com as dimensões do conhecimento: saber, saber fazer e saber ser.
Escolha o item que preenche a lacuna e marque a resposta correta:
a) aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a conviver
b) aprender a aprender, aprender a trabalhar, aprender a ser e aprender a conviver
c) aprender a aprender, aprender a repreender, aprender a ser e aprender a conviver
d) aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a ser arrogante e aprender a conviver em dissonância.
Questão 02 – Resposta – a) aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a conviver – (Item 4.1. – Competências – Página 12).

Questão 03 – ______________________ são duas dimensões metodológicas.
a) intradisciplinaridade e transversalidade;
b) interdisciplinaridade e paralelismo;
c) interdisciplinaridade e transversalidade;
d) interdisciplinaridade e trigonometria;
Questão 39 – Resposta - c) interdisciplinaridade e transversalidade – (item 4.2.3.3. Interdisciplinaridade- Página 13)

Questão 04 No tocante aos Métodos de Ensino e Aprendizagem, segundo a Matriz Curricular Nacional, o “Método” está ligado ao “como fazer”. Nesse contexto, compõem as áreas temáticas propostas pela Matriz Curricular Nacional:
a)Sistemas, Instituições e Gestão Integrada em Segurança Pública; ==> Área Temática I
b) Diversidade Étnico-sóciocultural, Conflitos e Segurança Pública; ==> Eixo
c) Sujeito e interações no contexto da Segurança Pública; ==> Eixo
d) Dimensões Organizacionais do poder do Estado e espaço privado. ===> Competências:Explicação:
Áreas temáticas:
a) Sistemas, Instituições e Gestão Integrada em Segurança Pública;
b) Violência, Crime e Controle Social;
c) Conhecimentos Jurídicos;
d) Modalidades de Gestão de Conflitos e Eventos Críticos;
e) Valorização Profissional e Saúde do Trabalhador;
f) Comunicação, Informação e Tecnologias em Segurança Pública;
g) Cultura, Cotidiano e Prática Reflexiva;
h) Funções, Técnicas e Procedimentos em Segurança Pública.

Questão 05 A Didática é o ramo da Pedagogia que tem como objetivo trabalhar os métodos e as técnicas que melhor se harmonizam com o contexto sócio-educacional do aluno. Caracterizam-se como objetos de estudo da didática:
a) Currículo, planejamento.
b) Aspectos psicossociais do aluno, plano educacional.
c) Ensino, aprendizagem.
d) Docência, educando.

Nessa perspectiva a didática pode ser definida como um ramo da ciência pedagógica voltada para a formação do aluno em função de finalidades educativas e que tem como objeto de estudo os processos de ensino e aprendizagem e as relações que se estabelecem entre o ato de ensinar (professor) e o ato de aprender (aluno).

Questão 06 - Ao elaborar uma situação-problema, o professor, simulando um caso real, propõe aos alunos que discutam o referido caso e, em pequenos grupos, levantem hipóteses e formulem os objetivos de aprendizagem, identificando as fontes de pesquisa para o estudo individualizado. Finalmente, as conclusões de cada grupo são apresentadas ao grande grupo. O presente texto aborda que técnica de ensino? ==> (Repetida)
a) Simulação (role playing);
b) Estudo de casos;
c) Resolução de problemas;
d) Discussões em grupos

Didática é, acima de tudo, a construção de conhecimentos que possibilitem a mediação entre o que é preciso ensinar e o que é necessário aprender; entre o saber estruturado nas disciplinas e o saber ensinável mediante as circunstâncias e os momentos; entre as atuais formas de relação com o saber e as novas formas possíveis de reconstruí-las”.
Selma Garrido Pimenta.

Questão 07- Com base no texto, acima, é correto afirmar que o processo de ensino, enquanto objeto de estudo da didática, deve ter como foco...
a) Os conteúdos dos programas e dos livros didáticos, que procuram facilitar o processo de ensino do aluno.
b) O domínio de conhecimento dos professores, pois este é essencial para que o aluno aprenda.
c) A sequência de atividades que o professor deve seguir para garantir a aprendizagem dos alunos.
d) Os meios que proporcionem a FACILITAÇÃO e a assimilação ativa dos conhecimentos pelos alunos, considerando que o ensino não é só transmissão de informações.

Questão 08 - Considerando as diversas dimensões em que o processo ensino-aprendizagem se desenvolve, é correto afirmar que a Didática assume um caráter político-social e técnico quando,
a) se preocupa, essencialmente, com as opções político-sociais dos profissionais que trabalham na escola e com as suas interações no meio escolar.
b) considera tanto os fatores que influenciam o aprendizado do aluno quanto a democratização do conhecimento, além de se preocupar com a seleção dos conteúdos, dos recursos, dos meios e da estruturação de uma aula.
c) considera as teorias que se apresentam válidas para solucionar os problemas da prática pedagógica, exclusivamente os que se referem aos espaços de aula.
d)se preocupa, essencialmente, com as opções político-sociais dos alunos e suas interações com o meio escolar, além de priorizar a formação política dos profissionais da escola.

Questão 09 -Marque a opção Correta:
a) Ao demonstrar conhecimento sobre legislação, normas e regimentos internos aplicados a função, o Policial Militar está desenvolvendo a capacidade Operativa; ==> Cognitiva
b) Demonstrando ser capaz de zelar pela boa imagem da corporação, manutenção e guarda de bens sobre sua responsabilidade, o Policial Militar está desenvolvendo a capacidade Operativa; ==> Operativa
c)A capacidade de visão estratégica (estar atento ao todo, antevendo cenários, coordenando atividades, metas e ações com visão de futuro), demonstra a característica Cognitiva. ==> Atitudinal
d) Adaptação a imprevistos diz respeito à Capacidade Atitudinal. ==> Operativa

Questão 10 -A avaliação da aprendizagem pode desempenhar várias funções no processo de ensino e aprendizagem. Quando articulada em uma prática pedagógica dinâmica, propicia o desenvolvimento do aluno, uma vez que potencializa a apropriação dos conteúdos significativos para a construção do conhecimento e para o desenvolvimento de habilidades e convicções. Para que a avaliação possa desempenhar sua verdadeira função, o professor necessita de instrumentos para operacionalizar sua prática, sendo necessário:
a) Escolher os instrumentos avaliativos, adequando-os às exigências dos conteúdos, sem adequar ao grau de dificuldade do aluno;
b) Elaborar Instrumentos avaliativos que respeitem o ritmo de aprendizagem do aluno e que compreenda a avaliação como um diagnóstico do processo de ensino;
c) Utilizar uma linguagem inacessível aos alunos, tornando o processo de avaliação sofisticado;
d) Impor um ritmo alto aos alunos, através de avaliações complexas, para que estes evoluam através do esforço.


QUESTIONÁRIO 11

Questão 01 - A educação norteada pelos direitos humanos deve considerar os seguintes preceitos:
a) respeito e obediência à lei e aos valores morais que a antecedem e fundamentam, promovendo a dignidade inerente à pessoa humana e respeitando os direitos humanos;
b) liberdade irrestrita de exercício de expressão e opinião;
c) reconhecimento de embates entre paradigmas, modelos de sociedade, necessidades sociais e coletivas e diferenças políticas e ideológicas;
d) respeito no trato com as pessoas, movimentos e entidades sociais, defendendo e promovendo o direito, de forma moderada.
Para esses(as) profissionais (da segurança), a educação em direitos humanos deve considerar os seguintes princípios:
a) respeito e obediência à lei e aos valores morais que a antecedem e fundamentam, promovendo a dignidade inerente à pessoa e respeitando os direitos humanos;
b) liberdade de exercício de expressão e opinião;
c) leitura crítica dos conteúdos e da prática social e institucional dos órgãos do sistema de justiça e segurança;
d) reconhecimento de embates entre paradigmas, modelos de sociedade, necessidades individuais e coletivas e diferenças políticas e ideológicas;
e) vivência de cooperação e respeito às diferenças sociais e culturais, atendendo com dignidade a todos os segmentos sem privilégios;
f) conhecimento acerca da proteção e dos mecanismos de defesa dos direitos humanos;
g) relação de correspondência dos eixos ético, técnico e legal no currículo, coerente com os princípios dos direitos humanos e do Estado Democrático de Direito;
h) uso legal, legítimo, proporcional e progressivo da força, protegendo e respeitando todos(as) os(as) cidadãos(ãs);
i) respeito no trato com as pessoas, movimentos e entidades sociais, defendendo e promovendo o direito de todos(as);
j) consolidação de valores baseados em uma ética solidária e em princípios dos direitos humanos, que contribuam para uma prática emancipatória dos sujeitos que atuam nas áreas de justiça e segurança;
k) explicitação das contradições e conflitos existentes nos discursos e práticas das categorias profissionais do sistema de segurança e justiça;
l) estímulo à configuração de habilidades e atitudes coerentes com os princípios dos direitos humanos;
m) promoção da interdisciplinaridade e transdisciplinaridade nas ações de formação e capacitação dos profissionais da área e de disciplinas específicas de educação em direitos humanos;
n) leitura crítica dos modelos de formação e ação policial que utilizam práticas violadoras da dignidade da pessoa humana.

Questão 02 - De acordo com os processos cognitivos individuais, Ninguém aprende igual. Alguns Processos de aprendizagem partem de características individuais que são postas como “inteligências”. Inteligência que se refere à capacidade de se compreender e se controlar internamente. Essa inteligência também possibilita um aprofundamento e uma visão e compreensão das razões sobre o porquê de uma pessoa ser do jeito que é.
A que inteligência o texto se refere?
a) Inteligência linguística
b) Inteligência lógico-matemática
c) Inteligência intrapessoal
d) Inteligência Interpessoal

Quem se rende à tentação do ninho, jamais aprende a voar; quem não se aventura pelos mares, verá o casco de seu barco apodrecer em pleno cais; quem não ousar na vida profissional, ficará superado porque não foi capaz de dialogar com as mudanças que o tempo ofereceu...” (WERNECK, capa de sua obra Como vencer na vida sendo professor).
Questão 03- Marque a alternativa correta, o que é Conteúdo Programático:
a) Conteúdo Programático é a ementa, a listagem, de conhecimentos que o aluno tomará contato em determinado ano, série, escola.
b) Conteúdo Programático é o programa (a listagem) de conhecimentos que o aluno tomará contato em determinado ano, série, escola.
c) Conteúdo Programático é a avaliação, a listagem, de conhecimentos que o aluno tomará contato no final da disciplina.
d) Conteúdo Programático é um aspecto procedimental e psicológico de conhecimentos que o aluno tomará contato em determinado ano, série, escola.
Questão 04 - A MCN2014 traz pontos a serem entendidos no contexto contemporâneo do Ensino em Segurança Pública, são eles:
a) Ética, moral e cidadania
b) Ética, virtude e coragem
c) Competências (subdividida entre as dimensões organizacionais e classificação por habilidades) e princípios.
d) Competências (subdividida entre as dimensões organizacionais e classificação por habilidades) e Finalidades;

Questão 05 - O que é competências de acordo com a MNC2014:
a) Competência é entendida como a capacidade de mobilizar saberes para agir em diferentes situações da prática profissional, em que as reflexões antes, durante e após a ação estimulem a autonomia intelectual.
b) Competência é entendida como a capacidade de desmobilizar saberes para agir em diferentes situações da prática profissional, em que as reflexões antes, durante e após a ação estimulem a autonomia intelectual.
c) Competência é entendida como a capacidade de mobilizar saberes para que não possa agir em diferentes situações da prática profissional, em que as reflexões antes, durante e após a ação estimulem a autonomia intelectual.
d) Competência é entendida como a capacidade de mobilizar saberes para agir em diferentes situações da vida pessoal, em que as reflexões antes, durante e após a ação e que não estimulem a autonomia intelectual.

Questão 06 - De acordo com o Conceito Didática é:
a) É uma relação amigável entre o Aluno e o professor.
b) É uma troca de experiência entre o Professor e o aluno.
c) A arte de transmitir conhecimentos; técnica de ensinar.
d) É uma dedicação exclusiva do professor.

Questão 07 -Os princípios da Matriz são preceitos que fundamentam a concepção das ações formativas para os profissionais da área de segurança pública. Para efeito didático, eles estão classificados em três grandes grupos:
a) Didático-pedagógicos, Éticos e Docentes;
b) Éticos, Didático-educacionais e pedagógicos;
c) Educacionais, Didático-pedagógicos e Culturais;
d) Didático-pedagógicos, Educacionais e Éticos. ==> DP E E

Questão 08 - De acordo com o conteúdo estudado, podemos afirmar que competência pode ser entendida como:
a) A Capacidade que a mente humana tem de resolver os problemas sem uma necessária compreensão e saberes antes adquiridos.
b) A capacidade de mobilizar saberes para agir em situações da prática profissional, em que as reflexões antes, durante e após a ação estimulem a autonomia intelectual.
c) a capacidade individual de cada um na atuação profissional, estando relacionada intrinsicamente com a constituição biológica de cada pessoa.
d) Capacidade que está relacionada com a interpretação individual de uma situação, sendo dispensada reflexões acerca de estudos produzidos antes e depois sobre o tema.

Questão 09 - Em consonância com a Matriz Curricular Nacional (MCN2014), Para formação dos profissionais em segurança Pública, tomando a competência como alvo de estudo, podemos identificar corretamente três tipos distintos de competência a saber:
a) competências sociológicas, comunitárias e Pessoais.
b) competências axiológicas, competências técnicas e sociológicas
c) competências atitudinais, competências coletivas e competências físicas.
d) competências cognitivas, competências operativas e competências atitudinais.

Questão 10 - O Ensino correto dispensado à formação dos profissionais em segurança, para a atuação profissional, tomando por base, a educação em direitos humanos, deve passar pelo crivo do entendimento singular do indivíduo e o respeito à dignidade humana, seus direitos e a necessária observância das leis. Dito isto é INCORRETO afirmar que:
a) Os Profissionais de segurança Pública devem ser formados tendo como base os direitos humanos para que além de defenderem a dignidade humana esta premissa se configure na prática.
b) O Profissional de Segurança Pública deve ser formado com base na eminência de confronto, sem uma preocupação com a integridade física do indivíduo infrator, pois este representa um inimigo a ser combatido usando os meios necessário, mesmo que estes não correspondam ao zelo pelos direitos humanos. ==> Repressão
c) O Profissional de segurança deve ser formado considerando-se o respeito as diferenças sociais e culturais, atendendo com dignidade a todos os segmentos sem privilégios.
d) Deve ser considerado na formação dos Profissionais de Segurança Pública o Conhecimento acerca da proteção e dos mecanismos de defesa dos direitos humanos.

QUESTIONÁRIO 07


Questão 01 - Podemos classificar as Dimensões Organizacionais em:
a) Institucional, Propedêutica e Cultural.
b) Social, Profissional e Pessoal.
c) Institucional, Profissional e Pessoal.
d) Institucional, Profissional e Organizacional.

Questão 02 - Podemos classificar os Conteúdos em: (repetida)
a) Conceituais, Operativos e Atitudinais.
b) Conceituais, Procedimentais e Atitudinais
c) Conceituais, Procedimentais e Operativos.
d) Conceituais, Administrativos e Atitudinais.

Questão 03 -Podemos classificar os Princípios em: (repetida)
a) Éticos, Educacionais e Didático-pedagógicos. ===> E E DP
b) Éticos, Morais e Didático-pedagógicos.
c) Éticos, Educacionais e Didático.
d) Morais, Educacionais e Didático-pedagógicos.

Questão 04 -De acordo com o texto ora estudado em sala de aula, podemos entender que a educação tradicional minimizava o indivíduo no processo de ensino-aprendizagem impondo uma adequação deste a um sistema pré-estabelecido. A educação contemporânea não só entende o indivíduo como ser ativo no processo, bem como propõe olhar o processo de ensino sob a perspectivas de capacidades individuais (Inteligências). Posto isto, assinale a alternativa que Elenca CORRETAMENTE TODAS estas capacidades:
a) Inteligência linguística, inteligência lógico-matemática, inteligência Espacial, inteligência musical, inteligência corporal e sinestésica, inteligência intrapessoal, inteligência interpessoal, inteligência naturalista.
b) Inteligência artificial, inteligência cibernética, inteligência Espacial, inteligência musical, inteligência corporal e sinestésica, inteligência intrapessoal, inteligência interpessoal, inteligência naturalista.
c) Inteligência linguística, inteligência lógico-matemática, inteligência Espacial, inteligência musical, inteligência corporal e sinestésica, inteligência intrapessoal, inteligência interpessoal, inteligência sobrenatural.
d) Inteligência extra-humana, inteligência lógico-matemática, inteligência Espacial, inteligência musical, inteligência corporal e sinestésica, inteligência intrapessoal, inteligência interpessoal, inteligência alienígena.
Questão 05 -De acordo com o conteúdo podemos entender que o a inteligência interpessoal refere-se à:
a) capacidade de dominar a linguagem e comunicar-se com outros. Linguistica
b) habilidades motoras do corpo que são necessárias para a utilizar ferramentas ou para expressar certas emoções.
Corporal e sinestésica
c) A capacidade de observar o mundo e os objetos em diferentes perspectivas.
d) Inteligência que nos permite compreender e nos controlar internamente. Intrapessoal

Questão 06 - “Um policial militar foi alvejado durante uma tentativa de assalto a uma joalheria em um shopping em Natal, morreu no início da tarde desta terça-feira (31). A informação foi confirmada pelo Hospital Walfredo Gurgel, o mesmo foi atingido por três tiros, um na cabeça, um no pescoço e outro nas
costas.” (Página 8 da apostila, Item 2.1.1, definição)
Trata-se de um Estudo de Caso proposto pelo educador com a finalidade de discutir sobre que aspecto?
a) Cognição
b) Operação
c) Atitude
d) Competências

Questão 07 (Prova de 2018.3) -Observe as sentenças e qual ordem melhor responde a questão:
I - Demonstrar conhecimento sobre legislação, normas e regimentos internos aplicados a função
Policial Militar;
II – Ser capaz de zelar pela boa imagem da corporação, manutenção e guarde de bens sobre sua responsabilidade;
III – Ter a capacidade de visão estratégica (estar atento ao todo, antevendo cenários, coordenando atividades, metas e ações com visão de futuro). (Página 9 da apostila, Item 2.1.1, alíneas)
a) Cognição – Operação – Atitude
b) Cognição – Atitude – Operação
c) Operação – Atitude – Cognição
d) Atitude – Operação – Cognição

Questão 08 - Ao compreender e valorizar as diferenças; ao tratar da qualidade e da atualização de forma permanente; ao valorizar o conhecimento que cada aluno traz consigo. Estou atendendo a respectivamente a quais princípios? (Página 10 da apostila, Item 2.2.1)
a) Didático-pedagógicos – Educacionais – Éticos
b) Éticos – Educacionais – Didático-pedagógicos
c) Educacionais – Didático-pedagógicos – Éticos
d) Didático-pedagógicos – Éticos – Educacionais

Questão 09 - Ao afastar a formação profissional do sujeito a ser formado, do contexto social no qual está inserido, das relações de poder pertinentes, da cidadania e da diversidade que o cerca. A formação desse profissional não atenderá a que aspecto da Matriz Curricular 2014? (Página 10 da apostila, Item 2.1.2)
a) Direitos humanos
b) Eixos
c) Eixos e Temas
d) Temas

Questão 10 - Valorizar a saúde do trabalhador é urgente e determinante para a motivação, eficácia e o bem-estar do profissional em segurança pública. Qual tema não dialoga com esse aspecto de forma direta? (Página 12 da apostila, Item 2.3.2, alínea A)
a) Exercício e condicionamento físico
b) Condições de trabalho saudáveis
c) Imagem do profissional de segurança pública
d) Relação com a mídia

Questão 11 -Ao estabelecer conteúdos que provoquem aprendizagens significativas, que mobilizam o aluno e estabelecem a relação entre o ser humano e sua profissão, estamos tratando diretamente de: (Página 11 da apostila, Item 2.2.3, alínea C)
a) Contextualização
b) Interdisciplinaridade
c) Transversalidade
d) Nenhuma das alternativas

Questão 12 - Diante das metodologias de ensino. Qual sequência responde corretamente a questão, no que tange as abordagens? (Página 12 da apostila, Item 2.3.1, alíneas B – C – D, respectivamente)
I – Utilização de meios não convencionais na resolução de problemas.
II – A resolução de problemas que leva em consideração fatores subjacentes.
III – Considerar os problemas sob o ponto de vista mais geral e não apenas repressivo.
a) Proativa – Cooperativa – Multifator
b) Criativa – Estrutural – Multifator
c) Cooperativa – Proativa – Multifator
d) Multifator – Local – Cooperativa


Questão 13 - Observe o procedimento: (Página 12 da apostila, Item 2.3., alínea A)
I - O professor elabora situações simulando a realidade.
II - Os estudantes discutem em pequenos grupos e levantam hipóteses.
III - Depois sistematizam e apresentam ao grande grupo suas soluções.
Estamos tratando de que técnica de ensino?
a) Aula prática
b) Debate Cruzado
c) Brainstorming
d) Resolução de problemas


Questão 14 - Sobre a Educação com Direitos Humanos, qual das alternativas NÃO corresponde a um aspecto dessa orientação nacional? (Página 19 da apostila, alínea J)
a) Respeito e obediência à lei e aos valores morais que a antecedem e fundamentam, promovendo a dignidade inerente à pessoa humana;
b) Liberdade de exercício de expressão e opinião;
c) Vivência de cooperação e respeito às diferenças sociais e culturais, atendendo com dignidade a todos os segmentos sem privilégios;
d) Consolidação de valores baseados em uma ética particular e em princípios dos direitos humanos, que contribuam para uma prática dependente dos sujeitos que atuam nas áreas de justiça e segurança.

Questão 15 - Observe a afirmação e diga sobre qual inteligência estamos tratando:
[...] um tipo de inteligência bruta. Ela assumiu o eixo principal do conceito de inteligência, e foi usada como um ponto de referência para detectar o quão inteligente era uma pessoa. [...] este tipo de inteligência está ligada à capacidade de raciocínio lógico e resolução de problemas [...].
A velocidade para resolver estes problemas é o indicador que determina quanta inteligência […] a pessoa tem. (Pág. 20 da apostila, alínea B)
a) Espacial
b) Lógico-matemática
c) Musical
d) Linguística


QUESTIONÁRIO 13

Questão 01 – Quanto aos eixos articuladores
I - Sujeito e interações no contexto da segurança pública
II - Sociedade, poder, estado, espaço público e segurança pública
III - Ética, cidadania, direitos humanos e segurança pública
IV - Diversidade étnico-sociocultural, conflitos e segurança pública .
a) Apenas a assertiva II está correta.
b) Apenas a assertiva III está correta
c) Apenas a assertiva IV está correta
d) Todas as assertivas estão corretas.
Resposta: d) Todas as assertivas estão corretas.
(item – 22.2.1 Eixos – Página 10 – Alíneas de A a D)


Questão 02É um processo que requer uma ação intencional do educador para que ocorra a promoção da aprendizagem, a construção/reconstrução do conhecimento e a apropriação crítica da cultura elaborada, considerando a necessidade de padrões de qualidades e de abrangência a princípios éticos.
O texto acima se refere ao:
a) Aprendizagem.
b) Conteúdo programático.
c) Processo de ensino-aprendizagem.
d) Ensino
Resposta: d) Ensino
(Definiçao nos Slides e material de apoio)

Questão 03 – Estão relacionados à capacidade de aprender continuamente e envolvem, dentre outras, as capacidades de análise, síntese, crítica e criação, a partir da exploração de diferentes perspectivas na interpretação da realidade, frente a desafios e situações problematizadoras relacionadas à área de atuação.
O texto acima se refere a:
a) os processos de construção/reconstrução do conhecimento.
b) o processo de ensino.
c) O processo de aprendizagem.
d) os processos de construção/desconstrução do conhecimento
Resposta: a) os processos de construção/reconstrução do conhecimento.
(Definiçao nos Slides e material de apoio)

Questão 04 – _________________________requer o desenvolvimento do pensamento por meio da pesquisa e da organização do conhecimento e que habilitam o indivíduo a pensar de forma crítica e criativa, a posicionar-se, a comunicar-se e a estar consciente de suas ações.
Escolha o item que preenche a lacuna e marque a resposta correta:
a) Aprender a atuar
b) Formular conteúdos
c) Aprender a pensar
d) Ensinar
e) Aprender ser e a conviver
Resposta: c) Aprender a pensar
(Definiçao nos Slides e material de apoio)

Questão 05 – _________________________visa estimular a percepção da realidade, por meio do conhecimento e do desenvolvimento das potencialidades individuais - conscientização de si próprio - e da interação com o grupo e a convivência em diferentes ambientes: familiar, profissional e social.
Escolha o item que preenche a lacuna e marque a resposta correta:
a) Aprender a atuar
b) Aprender ser e a conviver
c) Aprender a pensar
d) Ensinar
Resposta: b) Aprender ser e a conviver
(Definiçao nos Slides e material de apoio)

Questão 06 – _________________________prevê a aplicação do conhecimento teórico em prática responsável, refletida e consciente.
Escolha o item que preenche a lacuna e marque a resposta correta:
a) Aprender a atuar
b) Aprender ser e a conviver
c) Aprender a pensar
d) Ensinar
Resposta: a) Aprender a atuar
(Definiçao nos Slides e material de apoio)


Questão 07 – os conteúdos dividem-se em:
a) Conceituais, Atitudinais e Procedimentais.
b) Conceituais, Operativos e Atitudinais.
c) Conceituais, Operativos e Procedimentais.
d) Conceituais, Atitudinais e Operacionais.
Resposta:a) Conceituais, Atitudinais e Procedimentais.
(Definiçao nos Slides e material de apoio)

Questão 08 – _________________ o conteúdo que se quer aprendido significa, em primeiro lugar, assumir que todo conhecimento envolve uma relação entre sujeito e objeto.
Escolha o item que preenche a lacuna e marque a resposta correta:
a) Contemporizar.
b) Operacionalizar
c) Contextualizar.
d) Dar transversalidade a
Resposta:c) Contextualizar.
(Item 2.2.3 – Orientações teórico-metodológicas – Página 11 – Alínea A)

Questão 09 – _________________ questiona a segmentação dos diferentes campos do conhecimento, possibilitando uma relação epistemológica entre as disciplinas, ou seja, uma inter-relação existente entre os diversos campos do conhecimento frente ao mesmo objeto de estudo (...). Romper com a fragmentação do conhecimento não significa excluir sua unidade (...), mas sim articulá-la de forma diferenciada, possibilitando que o diálogo entre os conhecimentos possa favorecer a contextualização dos conteúdos frente às exigências de uma sociedade democrática, levantando questões, abrindo pista, intervindo construtivamente na realidade, favorecendo o pensar antes, durante e depois da ação e, consequentemente, na construção da autonomia intelectual. (CORDEIRO & SILVA, 2005, p. 18 apud SENASP, 2015, p. 56).
Escolha o item que preenche a lacuna e marque a resposta correta:
a) A interdisciplinaridade
b) A Operacionalizar
c) A Contextualização.
d) A transversalidade
Resposta:a) A interdisciplinaridade
(Item 2.2.3 – Orientações teórico-metodológicas – Página 11 – Alínea C)

Questão 10 – _________________ refere-se a temas sociais que permeiam os conteúdos das diferentes disciplinas, exigindo uma abordagem ampla e diversificada, não se esgotando num único campo de conhecimento. Os temas transversais não devem constituir uma única disciplina, mas permear todo o trabalho educativo.
Escolha o item que preenche a lacuna e marque a resposta correta:
a A interdisciplinaridade.
b) A Operacionalizar
c) A Contextualização.
d) A transversalidade.
Resposta:d) A transversalidade.
(Item 2.2.3 – Orientações teórico-metodológicas – Página 11 – Alínea B)

Questão 11 – Segundo Cordeiro e Silva (2005), _______________ que atua nas ações formativas dos profissionais da área de segurança pública deve estar atento para que as atividades selecionadas possam ajudar os alunos a serem profissionais reflexivos, que utilizam a autonomia intelectual e sejam capazes de “transferir conhecimentos”, adaptando-se a diversas situações profissionais e a novas situações.
Escolha o item que preenche a lacuna e marque a resposta correta:
a) O Professor
b) O Monitor
c) O Aluno
d) O Comandante de pelotão
Resposta: a) O Professor
(Definição nos Slides e material de apoio)



Questionário da Subtenente Eliane
JOGO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS
DIDÁTICA APLICADA À ATIVIDADE POLICIAL

  1. O QUE É DIDÁTICA?
    Resposta:
    A arte de transmitir conhecimentos e técnicas de ensinar; A parte da Pedagogia que trata dos preceitos científicos que orientam a atividade educativa de modo a torná-la mais eficiente; em outras palavras, Didática é ensinar a ensinar.

  1. QUAIS OS FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA DIDÁTICA EM SEGURANÇA PÚBLICA?
    Resposta:
    A Matriz Curricular Nacional (2014), traz pontos a serem considerados no contexto da Segurança Pública, são eles: Competências (Subdivididas em Dimensões Organizacionais e Classificação por Habilidades) e Princípios.

  1. QUAIS AS 3 COMPETÊNCIAS DA DIDÁTICA APLICADA A SEGURANÇA PÚBLICA?
    Resposta:
    COGNITIVAS, OPERATIVAS E ATITUDINAIS.

  1. O QUE SÃO COMPETÊNCIAS COGNITIVAS?
    Resposta:
    São competências que requerem o desenvolvimento do pensamento por meio da investigação e da organização do conhecimento. Elas habilitam o indivíduo a pensar de forma crítica e criativa, posicionar-se, comunicar-se e estar consciente de suas ações.

  1. O QUE SÃO COMPETÊNCIAS OPERATIVAS:
    Resposta:
    São as competências que preveem a aplicação do conhecimento teórico em prática responsável, refletida e consciente.





  1. O QUE SÃO COMPETÊNCIAS ATITUDINAIS?
    Resposta:
    São competências que visam estimular a percepção da realidade, por meio do conhecimento e do desenvolvimento das potencialidades individuais; a conscientização de sua pessoa e da interação com o grupo; a capacidade de conviver em diferentes ambientes: familiar, profissional e social.

  1. QUAIS AS DIMENSÕES ORGANIZACIONAIS DAS COMPETÊNCIAS?
    Resposta:
    Institucional: capacidades e habilidades voltadas para o trabalho em grupo, atuando positiva e assertivamente (com convicção, firmeza) voltado para a missão institucional;
    - Profissional: capacidades e habilidades para lidar com os desafios profissionais fazendo e dizendo o que se tem como certo.
    Pessoal: habilidades, valores e atitudes pessoais, bem estar físico e emocional, disposição para o aprendizado contínuo.

  1. QUAIS AS CLASSIFICAÇÕES DAS COMPETÊNCIAS POR HABILIDADES?
    Resposta:
    Técnicas: habilidades necessárias e inerentes à aplicação de seus conhecimentos para o desempenho apropriado das funções do profissional de segurança.
    Administrativas: habilidades administrativa e gerencial para o adequado exercício de suas funções;
    - Interpessoais: habilidades de relacionamento com sua clientela, a saber: a população em geral, bem como a convivência com os companheiros da Corporação em seu ambiente social;
    - Políticas: habilidades associativas, espírito de grupo ou corporativo e a população em geral;
    - Cognitivas: habilidades que requerem o raciocínio lógico abstrato.


  1. QUAIS OS PRINCÍPIOS?
    Resposta:
    Éticos: compatibilidade entre Direitos Humanos e eficiência policial, compreensão e valorização das diferenças. – Educacionais: diversificação e transformação, abrangência e capilaridade, qualidade e atualização permanente, articulação, continuidade e regularidade. – Didático-pedagógicos: valorização do conhecimento anterior, universalidade, interdisciplinaridade, transversalidade e reconstrução democrática dos saberes.
  2. PARA QUE SERVEM OS MÉTODOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM SEGUNDO A MCN?
    Resposta:
    O MÉTODO está ligado ao “como fazer”, ou seja, como ensinar Segurança Pública. Para isso precisamos entender a organização dos conhecimentos para essa área: EIXOS: a. Sujeito e interações no contexto de Segurança Pública; b. Sociedade, poder e espaço público e Segurança Pública; c. Ética, cidadania, direitos humanos e Segurança Pública; d. diversidade étnico-sociocultural, conflitos e Segurança Pública.

  1. COMO SE DÁ A ORGANIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS PARA A ÁREA DE SEGURANÇA PÚBLICA DE ACORDO COM A MATRIZ CURRICULAR NACIONAL (MCN)?
    Resposta:
    Através dos
    - EIXOS (sujeito e interações no contexto da Segurança Pública; sociedade, poder, Estado e espaço público e Segurança Pública);
    - ÁREAS TEMÁTICAS(sistemas, instituições e gestão integrada em Segurança Pública; violência, crime e controle social; conhecimentos jurídicos; modalidades de gestão de conflitos e eventos críticos; valorização profissional e saúde do trabalhador; comunicação, informação e tecnologias em Segurança Pública; cultura, cotidiano e prática reflexiva; funções, técnicas e procedimentos em Segurança Pública); e
    - ORIENTAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS (Contextualização, interdisciplinaridade e transversalidade).



  1. O QUE É E PARA QUE SERVE O PLANEJAMENTO?
    Resposta:
    Planejar significa conhecer a realidade e as necessidades dos educandos(aluno), estabelecer metas, prever recursos financeiros e materiais e gerir tempo e pessoas. A Matriz Curricular Nacional direciona os norteadores para o planejamento, que são: AS ABORDAGENS E TÉCNICAS DE ENSINO.
    - Abordagens:
  • Local: os problemas devem ser resolvidos onde aparecem;
  • Criativa: usar meios criativos na resolução de problemas;
  • Estrutural, policiamento orientado por problemas: a resolução dos problemas deve se basear na análise de causas estruturais, na consideração de todos os fatores subjacentes e nos meios disponíveis de criação de segurança;
  • Multifator: a consideração dos problemas sob o ponto de vista mais geral e não apenas da abordagem da repressão ao combate ao crime;
  • Divisão do trabalho e cooperativa: considerar a cooperação estratégica com instituições, autoridades, comunidades e pessoas na resolução de problemas;
  • Proativa: considerar a capacidade de pensar sobre o problema antes que ele aconteça.
  • Técnicas de Ensino:
  • Resolução de problemas,
  • Simulação (Role play);
  • Estudos de Casos;
  • Lista de Tarefas; - Painel de discussão; Discussões em grupos;
  • Discussão dirigida; Debate Cruzado;
  • Grupo de vivência ou verbalização e grupo de observação;
  • Brainstorming e Brainwriting(tempestade de ideias);
  • Exposição dialogada e
  • Demonstração ou aula prática.

  1. QUAIS OS TIPOS DE PLANOS?
    Resposta:
    PLANO DE UNIDADE E PLANO DE AULA
  2. QUAL A IMPORTÂNCIA DA ESCOLHA DOS RECURSOS DIDÁTICOS E AUDIOVISUAIS?
    Resposta:
    A importância da escolha se dá porque será produto desta o processo de ensino-aprendizagem. (Quadro tradicional, lousa branca, quadro interativo, projetor, redes sociais e computação em nuvens, exposição, produção de textos, sala de aula, etc.

  1. PARA QUE SERVE O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM?
    Resposta:
    Mensurar, medir o conhecimento. \na Segurança Pública é necessária para dar o mérito intelectual ao aluno e definir sua hierarquia. O aluno após medido o que aprendeu recebe as formas convencionais de mensurar a “eficiência” do processo de aprendizagem: Apto, Inapto, Aprovado, Reprovado, Notas, Menções: MB, B, O
    QUESTIONÁRIO 14
Questão 01 – Na responsabilidade de executar o plano instrucional das atividades, segundo as condições básicas da aprendizagem o instrutor é?
a) Mediador e facilitador do ensino;
b) Operador da função não direcionada
c) Executor apenas de ordens
d) Nenhuma das alternativas estão corretas


Questão 01 –De que orivem vem a palavra didática?
a) Grega
b) Italiana
c) Portuguesa
d) Inglesa
A palavra didática (AO 1945: didáctica) vem da expressão grega Τεχνή διδακτική (techné didaktiké), que se pode traduzir como arte ou técnica de ensinar. A didáticaé a parte da pedagogia que se ocupa dos métodos e técnicas de ensino, destinados a colocar em prática as diretrizes da teoria pedagógica. A didática estuda os diferentes processos de ensino e aprendizagem. O educador Jan Amos Komenský, mais conhecido por Comenius, é reconhecido como o pai da didática moderna, e um dos maiores educadores do século XVII.
Didática é um ramo da ciência pedagógica que tem como objetivo ensinar métodos e técnicas que possibilitem a aprendizagem do aluno por parte do professor ou instrutor.
Os elementos da ação didática são:
Questão 03Quais os elementos da Didática?
a) Conteúdo, aluno, professor e técnicas
b) Professor, aluno, conteúdo e técnicas
c) Técnicas, conteúdo, professor e aluno
d) Professor, técnicas, conteúdo e aluno
Os elementos da ação didática são:
aluno
disciplina (matéria ou conteúdo)
contexto da aprendizagem

Questão 04Quais os princípios da didática em relação ao ensino?
a) Éticos, educacionais, didático-pedagógicicos ==> E E DP
b) Políticos, administrativos e privados
c) Privados, políticos, didático-pedagógicos
d) Pedagógicos, privados e éticos

Questão 05Qual o objetivo do planejamento?
a) Está ligado diretamente ao caminho para atingir os objetivos propostos
b) Está ligado somente ao aluno que vai aprender
c) Está ligado ao conhecimento particular
d) Está ligado ao conhecimento isolado de alunos e conteúdo

Questão 06São exemplos de recursos didáticos humanos:
a) Professor e aluno
b) Professor, aluno e conteúdo
c) Conteúdo e professor
d) Professores, aluno e livros


Questão 07Na avaliação pode-se afirmar que o aluno pode ser avaliado, no processo como um todo, a partir de:
a) Participação, assiduidade e pontualidade
b) Avaliação, trabalho e participação
c) Trabalho grupal e individual
d) Todas as assertivas estão corretas

Questão 08Qual a classe de palavras esta ligado o início dos objetivos de um planejamento?
a) Artigo
b) Substantivo
c) Verbo ==> lembrem-se dos verbos de açao que tanto falei.
d) Adjetivo

Questão 09Quando o conteúdo é aprendido em primeiro lugar, é assumir que todos os conhecimentos envolvidos em uma relação entre sujeito e objetos são classificados: Estou falando de?
a) Transversabilidade
b) Contextualização
c) Interdiciplinariedade
d) Discurso dirigido

10- São exemplos de técnicas de ensino:
a) Simulação, lista de tarefas e resolução de problemas
b) Painel de discurso e discurso em grupo
c) Discurso dirigido, debate grupal e exposição de conteúdo
d) Todas as alternativas estão corretas


QUESTIONÁRIO 16
Questão 01 – Por definição, Conteúdo Programático é:
a) o programa (a listagem) de conhecimentos que o aluno tomará contato em determinado ano, série, escola.
b) a ementa;
c) um aspecto procedimental;
d) um aspecto atitudinal;



Questão 02 – A MCN2014 (Matriz Curricular Nacional - 2014) traz pontos a serem entendidos no contexto contemporâneo do Ensino em Segurança Pública, são eles:
a) Competências (subdividida entre as dimensões organizacionais e classificação por habilidades) e princípios.
b) Competências (subdividida entre as dimensões organizacionais e classificação por habilidades) e ética;
c) Competências (subdividida entre as dimensões organizacionais e classificação por habilidades) e moral;
d) Competências (subdividida entre as dimensões organizacionais e classificação por habilidades) e Finalidades;

Questão 03 – Competência é entendida como:
a) a capacidade de mobilizar saberes para agir em diferentes situações da prática profissional, em que as reflexões antes, durante e após a ação estimulem a autonomia financeira.
b) a capacidade de mobilizar saberes para prevaricar em diferentes situações da prática profissional, em que as reflexões antes, durante e após a ação estimulem a autonomia intelectual.
c) a capacidade de mobilizar saberes para agir em diferentes situações da prática educacional, em que as reflexões antes, durante e após a ação estimulem a autonomia financeira.
d) a capacidade de mobilizar saberes para agir em diferentes situações da prática profissional, em que as reflexões antes, durante e após a ação estimulem a autonomia intelectual.


Questão 04 – as competências são classificadas como:
a)Competências cognitivas, competências operativas e competências atitudinais,
b)Competências cognitivas, competências cirúrgicas e competências atitudinais,
c)Competências cognitivas, competências técnicas e competências atitudinais,
d)Competências cognitivas, competências operativas e competências éticas,

Questão 05 – as Dimensões Organizacionais são classificadas como:
a) Institucional, Profissional e Pessoal.
b) Policial militar, Profissional e Pessoal;
c) Institucional, Policial e Pessoal,
d) Institucional, Proficiente e Pessoal,
Questão 06 – Uma habilidade é a capacidade de:
a) transformar conhecimento em ação e que resulta em um desempenho inesperado.
b) transformar conhecimento em omissão e que resulta em um desempenho desejado.
c) transformar a falta de conhecimento em ação e que resulta em um desempenho desejado.
d) transformar conhecimento em ação Prática e que resulta em um desempenho desejado.
Questão 07 – as habilidades são classificadas como:
a) Técnicas, Administrativas, Interpessoais, Políticas e Cognitivas.
b) Técnicas, Administrativas, Interculturais, Políticas e Cognitivas.
c) Técnicas, Contábeis, Interpessoais, Políticas e Cognitivas.
d) Técnicas, Administrativas, Interpessoais, Políticas e Cconceituais.
Questão 08 – Princípios são entendidos como:
a) Preceitos que fogem da concepção das ações formativas para os profissionais da área de segurança pública.
b) Preceitos que fomentam a concepção das ações formativas para os profissionais da área de segurança pública.
c) Competências (subdividida entre as dimensões organizacionais e classificação por habilidades) e princípios.
d) Preceitos que fundamentam a concepção das ações formativas para os profissionais da área de segurança pública.
Questão 09 – os princípios são classificadas como:
a) Morais, Educacionais e Didático-pedagógicos
b) Éticos, Educacionais e pedagógicos
c) Éticos, Educacionais e Didático-pedagógicos,
d) Éticos, Escolares e Didático-pedagógicos
Resposta:c) Éticos, Educacionais e Didático-pedagógicos.
(item – 2.1.2 Princípios – Página 10 – Alíneas de A a C)

Questão 10 – ____________________ têm um caráter orientado para o desenvolvimento pessoal e a conduta moral e ética, referindo-se às finalidades gerais das ações formativas, estimulando o questionamento permanente e reflexivo sobre as práticas profissionais e institucionais no contexto social e político em que elas se dão.
a) Os eixos articuladores.
b) As áreas temáticas.
c) As competências cognitivas.
d) As competências Operativas.





Questionário 11


Questão 01 – _________________________visa estimular a percepção da realidade, por meio do conhecimento e do desenvolvimento das potencialidades individuais - conscientização de si próprio - e da interação com o grupo e a convivência em diferentes ambientes: familiar, profissional e social.
Escolha o item que preenche a lacuna e marque a resposta correta:
a) Aprender a atuar
b) Formular conteúdos
c) Aprender a pensar
d) Aprender ser e a conviver
Questão 01 – Resposta: d) Aprender ser e a conviver. (Definição nos Slides e material de apoio)

Questão 02 – Estão relacionados à capacidade de aprender continuamente e envolvem, dentre outras, as capacidades de análise, síntese, crítica e criação, a partir da exploração de diferentes perspectivas na interpretação da realidade, frente a desafios e situações problematizadoras relacionadas à área de atuação.
O texto acima se refere a:
a) os processos de construção/reconstrução do conhecimento.
b) o processo de ensino.
c) O processo de aprendizagem.
d) O processo de ensino-aprendizagem.
Resposta: a) os processos de construção/reconstrução do conhecimento.
(Definiçao nos Slides e material de apoio)

Questão 03 – No âmbito da legislação educacional, desde ____, é reconhecida a especificidade do ensino militar e ressaltada a pertinência de uma legislação própria.
Escolha o item que preenche a lacuna e marque a resposta correta:
a) 1971
b) 1991
c) 1987
d) 2000
Questão 03 – Resposta: a) 1971 - (Definição nos Slides e material de apoio

Questão 04 – ____________é um dos temas que vêm sendo discutido em âmbito acadêmico, em diversos espaços públicos, ou não, e em Congressos Internacionais, resultando em propostas de medidas para o controle do crime, o qual está cada vez mais globalizado. (...) (MIGUEL, Marco Antônio. Alves. Disponível em: http://www.polmil.sp.gov.br/unidades/apmbb/pdf/artigo_1.pdf. Acesso em: 22 out 2012).
Escolha o item que preenche a lacuna e marque a resposta correta:
a) A Segurança Privada
b) A Polícia Patrimonial
c) A Scotland Yard
d) A Segurança Pública
Questão 04 – Resposta: d) A Segurança Pública – (Item 2 – POLÍCIA MILITAR: NOVOS TEMPOS, NOVAS EXIGÊNCIAS – Página 10)


Questão 05 – Competência é entendida como a capacidade de mobilizar saberes para agir em diferentes situações da prática profissional, em que as reflexões antes, durante e após a ação estimulem a autonomia intelectual.
São classificadas em _______ modalidades.
Escolha o item que preenche a lacuna e marque a resposta correta:
a) cinco
b) quatro
c) três
d) duas
Questão 05 – Resposta: c) três – (Item 4.1– Competências – Página 11)


Questão 06 – No que tange às dimensões organizacionais.
a)O estudo da empresa do conhecimento e suas dimensões organizacionais caracteriza-se por dois cenários.
b) O medida das perspectivas.
c)O estudo da empresa do governo e suas dimensões organizacionais. Caracteriza-se por dois cenários.
d) O comprimento da empresa..
Questão 06 – Resposta: a)O estudo da empresa do conhecimento e suas dimensões organizacionais caracteriza-se por dois cenários. – (Item 4.1.1 – DIMENSÕES ORGANIZACIONAIS – Página 12).


Questão 07É importante ressaltar que essas competências possuem uma relação estreita com os eixos ético, legal e técnico que, de acordo com Balestreri (1998), estão presentes na formação do profissional da área de segurança pública; com os Quatro Pilares da Educação propostos pela Unesco:____________________; e com as dimensões do conhecimento: saber, saber fazer e saber ser.
Escolha o item que preenche a lacuna e marque a resposta correta:
a) aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a conviver
b) aprender a aprender, aprender a trabalhar, aprender a ser e aprender a conviver
c) aprender a aprender, aprender a repreender, aprender a ser e aprender a conviver
d) aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a ser arrogante e aprender a conviver em dissonância.
Questão 07 – Resposta – a) aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a conviver – (Item 4.1. – Competências – Página 12).

Questão 08 – ______________________ são duas dimensões metodológicas.
a) intradisciplinaridade e transversalidade;
b) interdisciplinaridade e paralelismo;
c) interdisciplinaridade e transversalidade;
d) interdisciplinaridade e trigonometria;
Questão 08 – Resposta - c) interdisciplinaridade e transversalidade – (item 4.2.3.3. Interdisciplinaridade- Página 13)

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